Página inicial > Últimas Notícias > Destaque > Nova formação do conselho superior é empossada
GESTÃO DEMOCRÁTICA

Nova formação do conselho superior é empossada

Criado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 15h56 | Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 15h56 | Última atualização em Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 18h38

Conselho 4Representantes de técnicos-administrativos, professores e alunos compõem o órgão máximo do IFS, que age em caráter consultivo e deliberativo.

Os representantes eleitos para o Conselho Superior do Instituto Federal de Sergipe tomaram posse na manhã desta sexta-feira, dia 14, na Reitoria da instituição. Sendo o órgão máximo do IFS, as decisões do Conselho têm caráter consultivo e deliberativo, e é composto por cada grupo que compõe a instituição: discentes, egressos, docentes e técnicos-administrativos.

Conselho 1De acordo com a reitora do IFS, a instituição do Conselho Superior visa garantir o caráter de gestão democrática e participativa do ambiente escolar. “Os representantes são eleitos pelos seus pares, e eles têm a missão de zelar pelos interesses de todos os que compõem a comunidade acadêmica. Eles analisam e aprovam documentos importantes como as diretrizes de atuação e zelam pela execução da política educacional, além de deflagrar e aprovar normas, e de coordenar o processo de consulta para escolha de reitores”, explica Ruth Sales, que também é presidente do Conselho Superior.

Conselho 6Para Priscila Karine Santos, membro titular dos técnicos-administrativos, é importante participar da tomada de decisões da instituição. “Estamos trazendo o olhar, as questões e as sugestões dos TAEs. Essa representatividade é relevante para uma organização efetivamente democrática, pois deve ouvir todas partes para se chegar a um objetivo em comum”, aponta a titular dos Técnicos, que tem como suplente Erick de Oliveira e Souza.
Nélio Miguel Júnior foi eleito o titular entre o grupo de discentes e se diz orgulhoso por representar seus colegas no órgão máximo da instituição. “Ter uma cadeira no conselho significa ter uma voz dos estudantes cuja educação de qualidade é a grande finalidade do IFS. Ainda falando em representatividade, fizemos questão de trazer uma mulher para a chapa, que é Fernanda Regina, minha suplente”, ressalta o aluno.

Por fim, o professor Luam de Oliveira Santos, titular entre os docentes, ressalta o papel do membro do Conselho Superior. “Precisamos analisar e aprovar todos os documentos que regem o IFS então, para seja efetivamente uma gestão construída pelos pares, apresento tais documentos aos meus colegas professores do Campus Lagarto e, juntos, chegamos a um denominador comum”, descreve Luam.

MEMBROS DO CONSELHO SUPERIOR (2020 – 2022)