Página inicial > Últimas Notícias > Prevenção > Conif lança painel com ações da Rede Federal durante pandemia
PRESTAÇÃO DE CONTAS

Conif lança painel com ações da Rede Federal durante pandemia

Criado: Segunda, 01 de Junho de 2020, 13h39 | Publicado: Segunda, 01 de Junho de 2020, 13h39 | Última atualização em Segunda, 08 de Junho de 2020, 13h58

Mapa “Rede Federal no Enfrentamento à COVID-19” resume projetos que estão sendo desenvolvidos por servidores

Por Carole Ferreira da Cruz

Mapa Ações NovoO Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou nesta segunda-feira, dia 1º, o Mapa “Rede Federal no Enfrentamento à COVID-19”. A lista resume uma série de projetos que foram - e ainda estão sendo colocados em prática – pelas instituições de ensino desde 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou a pandemia do novo coronavírus.

O mapa surgiu com o objetivo de difundir as iniciativas dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dos dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II para ajudar a superar a crise e a atenuar o sofrimento da população.  Servidores de todo o país, com o apoio de uma rede de voluntários, estão produzindo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sanitizantes, desinfetantes e pensando em soluções inovadoras.

Só o Instituto Federal de Sergipe (IFS) já produziu sozinho 7.600 escudos faciais; 21.078 máscaras de tecido; 10 mil litros de água sanitária; 7.550 litros de sabonete líquido; 6.500 aventais; 4 mil litros de álcool líquido a 70%; 800 litros de álcool glicerinado a 70%; 1.000 óculos de proteção; e 20 rodos desinfectantes UV. Os produtos foram doados a 230 instituições, a exemplo de hospitais, secretarias de saúde, ONGs, entidades filantrópicas e Polícia Militar.

Segundo a reitora do IFS, Ruth Sales Gama de Andrade, a atuação das instituições federais de ensino nesse momento crítico reflete a responsabilidade social da educação pública, gratuita e de qualidade no Brasil. “Estamos oferecendo à sociedade brasileira o que temos de mais significativo, o conhecimento, e com isso os institutos e universidades têm sido protagonistas nas ações para combater à Covid-19 e superar os desafios atuais”, declarou.

Para o presidente do Conif, Jadir Pela, o mapa é um instrumento valioso para prestar contas de como a produção do conhecimento pode servir ao interesse público e à coletividade. “Neste momento de pandemia, a Rede Federal segue se empenhando para contribuir com a sociedade, realizando as ações de ensino, pesquisa e extensão em conjunto com todos aqueles que necessitam, para amenizar os efeitos dessa crise", declara

Mapa

A primeira fase da plataforma mostra a contribuição de cada uma das instituições com a força-tarefa mundial para deter o número de contaminações, internações e óbitos. Por meio de um contador é possível saber o quantitativo geral do que foi produzido, como os mais de 153 mil litros de álcool em gel a 70%, de 197 mil máscaras e os 66 mil protetores faciais. A produção envolveu gestores, servidores, estudantes e egressos, parcerias (públicas e privadas) e voluntários da comunidade externa.

O Mapa “Rede Federal no Enfrentamento à COVID-19” será aperfeiçoado ao longo dos próximos meses. A cada fase serão agregados novos dados que ficarão disponíveis para a consulta do público em geral, de modo a garantir a transparente aplicação dos recursos públicos destinados à Rede Federal compromissada com a educação pública, gratuita e de qualidade.

Projeto

A plataforma foi viabilizada pelo Conif a partir de uma proposta do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). “Esse trabalho é voltado para a comunidade acadêmica e para todos os brasileiros. Internamente, reafirmamos a importância do nosso modelo baseado no tripé ensino, pesquisa e extensão. Para toda a sociedade, é uma forma de mostrar que recursos para educação não são gastos, mas sim, investimentos. E, enquanto instituições públicas, efetivamos um dos pilares da Administração Pública: o da publicidade”, afirmou o reitor do IFSP, Eduardo Modena.

Coube aos integrantes do Fórum dos Gestores de Tecnologia da Informação (Forti), a construção do Mapa “Rede Federal no Enfrentamento à COVID-19”. A coordenadora do Forti, Carla Pires, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), explica que a construção do painel partiu de definições como: estrutura do sistema, descentralização, criação de usuários, alimentação das informações em cada instituição, dentre outros aspectos.

“Nossa ideia é manter em constante evolução dois focos de desenvolvimento: tornar o sistema o mais flexível possível, com todos os aspectos configuráveis; e realizar melhorias de layout, levando em consideração as demandas que possam surgir. Ainda alinhados com o Conif a possibilidade de viabilizarmos o mapeamento para outros nichos de ações produzidas pela Rede Federal, pensando já no momento pós-pandemia”, afirma Carla.

Acesse o Mapa “Rede Federal no Enfrentamento à COVID-19

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif