Página inicial > Últimas Notícias > Destaque > IFS retoma linha de produção no enfrentamento à Covid-19
RESPONSABILIDADE SOCIAL

IFS retoma linha de produção no enfrentamento à Covid-19

Criado: Quinta, 11 de Junho de 2020, 13h17 | Publicado: Quinta, 11 de Junho de 2020, 13h17 | Última atualização em Quinta, 11 de Junho de 2020, 15h23

Foram liberados mais R$ 240 mil para fabricação de máscaras, álcool, sanitizantes, desinfectantes e peças de reposição para respiradores

Por Carole Ferreira da Cruz

SCO Instituto Federal de Sergipe (IFS) acaba de conseguir mais recursos para intensificar a força-tarefa nacional de enfrentamento à pandemia da Covid-19. A Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Setec/MEC) liberou R$ 240 mil para dar continuidade aos projetos aprovados no edital nº 02/2020 (Propex/IFS), que destinou inicialmente R$ 325 mil para a produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), materiais de higiene pessoal e desinfecção de ambientes.

As linhas de produção foram retomadas esta semana pela rede de voluntários, formada por servidores, alunos e colaboradores, que está oferecendo seus conhecimentos e capacidade de trabalho para servir à sociedade e contribuir com a superação da crise. A meta é fabricar, só de álcool a 70%, cerca de 9 mil litros, além de escudos faciais, máscaras, sabonete, solução sanitizante, peças de reposição para respiradores e rodos de higienização de ambientes com tecnologia UVC tipo C.Inova Lab

A primeira fase dos projetos aprovados no edital da Propex teve números expressivos. Foram produzidos 7.600 escudos faciais; 21.078 máscaras de tecido; 10 mil litros de água sanitária; 7.550 litros de sabonete líquido; 6.500 aventais; 4 mil litros de álcool líquido a 70%; 800 litros de álcool glicerinado a 70%; 1.000 óculos de proteção; e 20 rodos desinfectantes UV. Outro feito importante é que o Inov@IFS Lab está ajudando no conserto de respiradores quebrados no estado.

Compromisso social

Lab QUI 1Só nos primeiros dias de retomada dos projetos já foram produzidos 4815 litros de sabonete líquido e 735 litros de água sanitária. “Esse trabalho é de fundamental importância e mostra o que é o servidor público, que nesse momento tão grave está aqui para servir ao público, cumprir sua missão institucional de fazer ensino, pesquisa, extensão e colocar seu conhecimento à disposição da sociedade. É um trabalho muito cansativo, mas extremamente gratificante”, destacou o professor de Química do Campus Aracaju, Giovanni Gomes Lessa, que integra a equipe de servidores à frente da fabricação dos produtos sanitizantes.

SilvanitoSegundo a reitora Ruth Sales, o instituto está contribuindo para superar esse momento crítico oferecendo ao estado o que tem de melhor: o conhecimento técnico e científico dos servidores. “Possuímos um quadro de professores e técnicos com altas qualificações, que possuem a expertise em áreas que podem colaborar diretamente no combate à proliferação dessa doença. Ficamos muito satisfeitos em perceber o interesse deles em se voluntariar na produção de materiais que farão a diferença para muitas pessoas”, ressaltou a reitora.

QuiOs produtos continuarão a ser doados para unidades de saúde, instituições públicas e filantrópicas, ONGs, organizações sem fins lucrativos, comunidades carentes e demais setores que estejam na linha de frente de combate à Covid-19. Os interessados em receber devem enviar um e-mail para propex@ifs.edu.br com os principais dados institucionais, bem como a justificativa da necessidade do material, o tipo e a quantidade demandada.

SC 2A proposta do edital nº 02/2020 surgiu diante das iniciativas voluntárias de diversos servidores que já vinham desenvolvendo produtos em parceria com instituições privadas ou queriam ajudar com seus conhecimentos e mão de obra, mas não contavam com as matérias-primas necessárias. Esses fatores, somados à escassez de material básico e EPIs na rede pública de saúde e no mercado, motivaram o redirecionamento dos recursos de pesquisa e extensão do IFS para ações de combate à pandemia.