Página inicial > Últimas Notícias > Cursos de Engenharia Civil do IFS têm ótimo desempenho no Enade
EXAME NACIONAL

Cursos de Engenharia Civil do IFS têm ótimo desempenho no Enade

Criado: Quarta, 21 de Outubro de 2020, 09h30 | Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2020, 09h30 | Última atualização em Quinta, 22 de Outubro de 2020, 16h31

Estudantes obtiveram nota 4 numa escala de 1 a 5 e reforçaram qualidade do ensino ofertado pelo instituto

Por Carole Ferreira da Cruz e Vinícius Oliveira

Enade Engenharia CivilOs cursos de Engenharia Civil do Instituto Federal de Sergipe (IFS) receberam nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019, em uma escala de 1 a 5. Sete alunos do Campus Estância e 40 do Campus Aracaju realizaram a prova, todos concluintes ou com previsão de conclusão dos cursos até dezembro de 2019. A nota foi uma das maiores entre as instituições de ensino do estado.

Aplicado desde 2004 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Além do Enade, os processos de avaliação dos cursos de graduação e de avaliação institucional constituem o “tripé” avaliativo do Sinaes, e seus resultados conjuntos permitem conhecer com mais propriedade o modo de funcionamento e a qualidade dos cursos das instituições de ensino superior do Brasil.

O exame busca avaliar o desempenho dos estudantes em relação ao conteúdo programático previsto nas diretrizes curriculares de seus respectivos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O Enade é operacionalizado através de três instrumentos: dois questionários (questionário de percepção sobre a prova e questionário do estudante) e uma prova. O questionário do estudante tem como finalidade compor o perfil dos alunos, enquanto a prova apresenta um componente de avaliação da formação geral, comum a todas as áreas, e um componente específico de cada área.

Indicador de excelência

Os resultados do exame, aliados às respostas obtidas pelo questionário do estudante, possibilitam o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira. A nota obtida pelos cursos de Engenharia Civil dos dois campi se mostra, assim, um indicador da excelência do ensino ofertado pelo IFS e foi recebida com entusiasmo pela comunidade acadêmica.

“A nota atingida no Enade nos alegra ao demonstrar que os esforços da comunidade acadêmica (docentes, discentes, técnicos, gestores) seguem um caminho produtivo. E acreditamos que esse resultado só foi possível graças ao empenho das diversas esferas do IFS que primam pela qualidade do ensino, pesquisa, extensão e inovação na formação dos seus discentes”, ressaltou o coordenador do curso de Engenharia do Campus Aracaju, Pablo Gleydson de Sousa.

O coordenador do curso de Engenharia do Campus Estância, Adysson André Fortuna de Souza, atribuiu a alta pontuação ao comprometimento de alunos e servidores. “As conquistas do curso de Engenharia Civil do IFS são resultado do empenho e dedicação dos estudantes, professores e técnico-administrativos, que, estimulados pelo alcance do êxito, criam um movimento integrado e galgado no crescimento e desenvolvimento mútuo de todos os envolvidos e da sociedade sergipana”, comemorou.

registrado em: