Página inicial > Últimas Notícias > IFS conquista três premiações na etapa estadual do II Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora
DESTAQUE

Criado: Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 10h23 | Publicado: Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 10h33 | Última atualização em Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 16h04

Projetos dos professores dos campi Aracaju, Lagarto e Socorro venceram a categoria Educação Profissional

Por: Jamili Vasco (bolsista de Jornalismo), com supervisão de Monique de Sá

Créditos das Fotos: Sebrae/SE

sebrae capaO Instituto Federal de Sergipe (IFS) foi premiado na etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. A solenidade foi realizada na última segunda-feira, 29, e reconheceu o trabalho de três professores do IFS, que venceram na categoria Educação Profissional. O professor do Campus Socorro, José Augusto Andrade Filho, conquistou o 1º lugar; já o docente Campus Aracaju, Silvanito Alves, o 2º ; e o professor do Campus Lagarto, Silvio Sandes; a 3ª posição.

Esta edição premiou o trabalho de docentes que implementaram práticas, cursos e projetos de ensino ligados ao empreendedorismo nas salas de aula. Ao todo, foram 41 trabalhos inscritos em cinco categorias, dentre elas: ensino fundamental I (anos iniciais), ensino fundamental II (anos finais), ensino médio, profissional e superior. Educadores vinculados a instituições de ensino da educação básica regular, profissionalizante e de educação superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) se inscreveram no Prêmio.

sebrae silvioO professor do Campus Lagarto e coordenador do projeto “Educação Empreendedora no Aprendizado de Biologia”, Silvio Sandes, conta que ganhar o prêmio Sebrae Educação Empreendedora significa trilhar uma estrada importante para a educação.“A gente já vem trabalhando com os alunos há muito tempo e, às vezes, nos perguntamos se estamos no caminho certo. Então quando recebemos uma premiação, é um reconhecimento, é mais um empurrão para continuar.”, comemorou.

O projeto “A Produção de Saneantes no Combate à Covid-19”, desenvolvido no Campus Aracaju está entre os premiados. Através de sua pesquisa, Silvanito Alves desenvolveu produtos alternativos para higienização e prevenção ao novo coronavírus. No total, foram produzidos e entregues a entidades filantrópicas do estado de Sergipe: 8.205 litros de água sanitária, 10.984 litros de sabonete líquido, 17 mil litros de álcool líquido 70%, 5.600 litros de álcool líquido glicerinado 70% e 4.750 litros de álcool gel 70%.

sebrae silvanito“Foi muito importante para a gente conseguir atender ao edital, diante da situação em que a pandemia se encontrava e está ainda. Não estamos livres do coronavírus. Por isso, nossa esperança é que este projeto possa ter continuidade com os novos editais da Propex”, destacou o coordenador do projeto, professor Silvanito.

Educação Empreendedora

O conceito de Educação Empreendedora está ligado a ideias inovadoras no mercado de ensino e na apresentação de um plano para estimular o desenvolvimento de habilidades que estão presentes em alguns empreendedores. Uma educação empreendedora preza por estimular o pensamento crítico, a análise de problemas mais complexos e a busca por soluções inteligentes para eles.

Destaque na Pandemia

sebrae augustoO IFS também foi premiado na categoria “Professor Destaque na Pandemia” com o docente, José Augusto Andrade Filho, que desenvolveu o projeto Escudos Faciais e Máscaras VNI: Inovação no combate à Pandemia em auxílio aos profissionais de saúde. “Receber esses prêmios do Sebrae mostra que o nosso trabalho foi reconhecido. Nossa equipe se dedicou para auxiliar profissionais de saúde do estado no combate à pandemia. Os estudantes que trabalharam no projeto como voluntários puderam ver e praticar comportamentos empreendedores na execução de um projeto”, explicou.

Próximas etapas

De acordo com o Sebrae, os vencedores das cinco categorias representarão o estado na fase de pré-seleção nacional do Prêmio, etapa em que serão escolhidos os 50 melhores trabalhos do país. Eles também receberão uma bolsa MBA em Educação Empreendedora 5.0, da Escola Superior de Empreendedorismo do Sebrae São Paulo e poderão participar do Seminário Internacional “Conhecer 2022”, com todas as despesas pagas pelo Sebrae.

registrado em: