Página inicial > Últimas Notícias > Socorro > Campus Socorro realiza sua primeira Jornada Pedagógica
CAPACITAÇÃO

Campus Socorro realiza sua primeira Jornada Pedagógica

Escrito por PABLO BOAVENTURA SALES PAIXAO | Criado: Terça, 08 de Agosto de 2017, 15h18 | Publicado: Terça, 08 de Agosto de 2017, 15h18 | Última atualização em Segunda, 11 de Setembro de 2017, 16h05

jornada 800 600O campus Socorro, mais nova unidade do Instituto Federal de Sergipe (IFS), realiza entre 7 a 10 de agosto sua I Jornada Pedagógica, voltada para todos os servidores do campus. O encontro acontece no auditório do campus Socorro, localizado à avenida Perimetral B, s/n, conj. Marcos Freire I, município de Nossa Senhora do Socorro.

A Jornada foi aberta pelo Diretor Geral do campus Socorro, prof. Alberto Aciole Bomfim, que abordou a importância das temáticas debatidas no encontro para a qualidade dos serviços educacionais prestados pelo novo campus. “A jornada pedagógica é fundamental para que possamos aprimorar os conhecimentos necessários para o empoderamento social dos jovens da região de Socorro”, destacou o diretor.

Ainda no primeiro dia do evento, foram abordados pelo Diretor de Assistência Estudantil (DIAE), prof. José Franco Azevedo, temas relacionados às atividades e políticas relacionadas às demandas psicossociais e pedagógicas dos estudantes, assim como o estágio. Também representando à DIAE, compareceram ao evento Christianne Rocha Gomes, psicóloga; Catarina Abramo Pereira, coordenadora geral de estágio; e, Antônia Fernanda Silva dos Santos, coordenadora geral de assistência básica.

Uma das idealizadoras do evento, a pedagoga Claudia Cardinale, ressaltou que as temáticas discutidas foram pensadas para promover a reflexão do papel dos profissionais de educação quanto à necessidade de práticas pedagógicas que estimulem a criatividade e o senso crítico dos estudantes. “O que buscamos pedagogicamente é a discussão de práticas educacionais centradas na aprendizagem do aluno. O Instituto tem buscado implementar, nos últimos anos, metodologias inovadoras nas ações desenvolvidas pelos docentes”, disse a pedagoga.

jornada sandra 800 600O segundo dia da Jornada contou com a participação da Pró-reitora de Ensino do IFS (PROEN), profª. Sandra Costa PInto Hoentsch Alvarenga, que apresentou questões relativas ao impacto dos aspectos legislativos na prestação dos serviços educacionais dos campi do Instituto. Para a pró-reitora, “a PROEN tem a missão institucional de promover conhecimentos relativos aos normativos relacionados ao ensino do Instituto. O campus Socorro está de parabéns pela iniciativa e pelo compromisso dos seus servidores para com a comunidade local. A PROEN está de portas abertas para auxiliar nesse processo de ensino e aprendizagem dos estudantes deste campus do IFS”, ressaltou a pró-reitora.

jornada 800 600 2Até a próxima quinta-feira, 10, ainda serão abordados temas relacionados à Pesquisa e Extensão (PROPEX) e à Diretoria Geral de Bibliotecas (DGB), importantes espaços para a formação crítica dos alunos e das comunidades atendidas pelas ações do IFS. Para encerrar as atividades formativas da Jornada Pedagógica serão apresentadas informações relativas ao Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), importante parceiro das atividades pedagógicas, já que o ensino e a pesquisa estão cada vez mais interligados às tecnologias de informação e comunicação.

“Com as atividades promovidas durante toda a semana estamos buscando integrar toda a equipe do campus Socorro, sejam professores e técnicos, criando uma sinergia para que alcancemos a nossa missão, que é promover a formação técnica e, principalmente, cidadã para os nossos estudantes. Estou muito satisfeita com o que estamos planejando pedagogicamente para a comunidade de Socorro”, finalizou a profª. Luciana Bittencourt, Gerente de Ensino do campus Socorro.

Assunto(s):