Página inicial > Últimas Notícias > Socorro > Dependência de tecnologias é tema do projeto 'Conversando Sobre’ no Campus Socorro
CONSCIENTIZAÇÃO

Criado: Segunda, 30 de Outubro de 2017, 09h23 | Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2017, 09h23 | Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2017, 11h54

A utilização excessiva de tecnologias digitais poderá ocasionar o baixo rendimento escolar

Conversando sobre Tecnologia 4 800 600As contantes inovações tecnológicas, a exemplo da internet, dos smartphones e dos jogos eletrônicos, têm aumentado as preocupações em relação às possíveis consequências negativas do uso excessivo de aparelhos tecnológicos por parte de crianças e jovens em idade escolar.

É considerada dependência tecnológica quando o indivíduo não é capaz de controlar a necessidade de utilizar aparelhos tecnológicos, a exemplo do que acontece com o vício em cigarros ou bebidas alcoólicas. Essa dependência causa prejuízos no rendimento escolar de estudantes, já que estes passam muitas horas em frente a um dispositivo tecnológico, em detrimento dos estudos. Esse tipo de dependência é um fenômeno global e estima-se que 5% dos jovens que usam a internet sofram com ela.

Em virtude da necessidade de debater acerca da utilização das tecnológias com os estudantes do Campus Socorro é que foi realizada na última quinta-feira, 26, mais uma edição do ‘Projeto Conversando Sobre’, destinado à realização de rodas de conversas sobre temas que estimulem a reflexão e auxiliem na formação cidadã dos estudantes.

O Projeto foi concebido pela Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE) e Assessoria Pedagógica (ASPED) do Campus Socorro, mas conta com participação de todos os profissionais do campus, haja vista se tratar de um projeto intersetorial. A intersetorialidade é importante porque cada profissional, em sua área de atuação, traz importantes contribuições para a visão holística que se pretende com a educação técnica ofertada pelo IFS.Conversando sobre Tecnologia 9 800 600

O psicólogo Thiago Siqueira, um dos idealizadores do Projeto, ressalta que a utilização excessiva de tecnologias digitais poderá ocasionar o baixo rendimento escolar, isolamento social, conflitos familiares, dentre outros problemas. “É muito importante promovermos reflexões acerca do papel das tecnologias no cotidiano dos nossos estudantes. As tecnologias são ferramentas muito úteis para a vida pessoal e profissional, já que promovem o acesso a informações relevantes para a formação dos jovens. Porém, o que deve ser analisado é o uso excessivo. Assim, devemos ficar atentos ao surgimento de alguns sinais, tais como: privação do sono em decorrência de muitas horas de utilização de tecnologias; mudanças de humor quando o uso da internet é restringido; dentre outros sintomas”, disse Thiago.

Conversando sobre Tecnologia 6 800 600Além da conversa promovida com os estudantes, a Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE) e a Assessoria Pedagógica (ASPED) do Campus Socorro realizam periodicamente o monitoramento dos estudantes que porventura apresentem algum sinal de dependência tecnológica, a fim de que sejam realizadas atividades em grupo ou individuais para auxiliar os estudantes.

A matéria contou com informações do site Conceito Zen - http://www.conceitozen.com.br/o-que-e-dependencia-tecnologica.html