Página inicial > Últimas Notícias > Socorro > I Encontro Pedagógico Multicampi discute desafios da educação profissional
CAPACITAÇÃO

I Encontro Pedagógico Multicampi discute desafios da educação profissional

Criado: Quinta, 18 de Janeiro de 2018, 15h20 | Publicado: Quinta, 18 de Janeiro de 2018, 15h20 | Última atualização em Sexta, 19 de Janeiro de 2018, 16h44

Encontro contemplou temáticas relativas aos desafios da escola hoje.

I Encontro 800 600 mesaabertura

No último dia 16 de janeiro foi realizado o I Encontro Pedagógico Multicampi, com o tema “desafios e perspectivas da Educação Profissional no Brasil”. O evento foi uma iniciativa das equipes pedagógicas dos campi de Socorro, Estância, Tobias Barreto e São Cristóvão e contou com a presença de cerca de 140 servidores do Instituto Federal de Sergipe (IFS), entre diretores de campi, professores, pedagogos e técnicos em assuntos educacionais.

O pró-reitor de Ensino do IFS, prof. Me. Alysson Santos Barreto, destacou a importância da realização do Encontro antes do início do semestre letivo. “Eventos dessa natureza são fundamentais para a reflexão a respeito dos desafios inerentes às práticas pedagógicas desenvolvidas nos nossos campi. O evento foi muito produtivo porque oportunizou aos participantes o intercâmbio de experiências, visões de educação, angústias e sonhos voltados à construção de um IFS ainda melhor”, ressaltou o pró-reitor.

A programação do Encontro buscou contemplar temáticas relativas ao debate em relação aos desafios da escola na contemporaneidade. Uma delas foi a palestra de abertura com o título “A escola hoje”, proferida pela professora Josevanda Mendonça Franco. Esta ressaltou a necessidade de que a escola se torne mais aberta para compreender os anseios dos estudantes do século XXI.

Os desafios e perspectivas da Educação Profissional no Brasil foi o tema da mesa redonda que contou com a participação do Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares, membro do Programa de Pós-graduação da UNIT e da Profª. Drª. Rita de Cássia Amorim Barroso, diretora do centro de formação de professores da rede municipal de Aracaju - CEAFE.

I Encontro 800 600 mesa

O prof. Ronaldo Linhares apresentou reflexões acerca dos desafios dos professores frente às tecnologias de informação e comunicação, enfatizando a necessidade dos atores do processo educacional repensarem seus papeis na formação do estudante do século XXI. “Os estudantes que estamos recebendo nas nossas salas de aula refletem a sociedade contemporânea, esta cada vez mais conectada e tecnológica. Nós, professores, necessitamos dominar os usos e linguagens dessas tecnologias, a fim de que possamos utilizá-las pedagogicamente. As aulas tradicionais, tendo como recursos o quadro e o pincel, já não atendem mais aos anseios dos nossos jovens. Eles estão acostumados com as linguagens multimidiáticas e, portanto, sentem-se mais atraídos pelas aulas que mesclem o ensino tradicional aos jogos, vídeos, dentre outras possibilidades audiovisuais”.

I Encontro 800 600 principal

Ao tratar das realidades das várias modalidades e formação na educação profissional, a profª Rita Amorim destacou a formação continuada dos professores como condição necessária para a oferta de uma educação de maior qualidade. “Os professores necessitam contar com formações sistemáticas, promovidas pela gestão escolar, neste caso pelo IFS. As formações não devem contemplar estritamente os conhecimentos técnicos, sendo necessária a oferta de capacitações voltadas para a formação pedagógica dos docentes, a exemplo de discussões acerca das metodologias ativas, da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABL), dentre outras correntes teóricas e práticas que adotam a experiência como pilar central na articulação entre os conteúdos didáticos e a prática profissional”, destacou a professora.

Além das palestras também foram realizadas três oficinas, a fim de promover conhecimentos sobre didática pedagógica. A primeira abordou a elaboração de videosaulas, ministrada pelo prof. Antônio José de Jesus Santos do campus São Cristóvão. Tecnologias assistivas foi tema da oficina mediada pela profª. Alessandra Conceição Monteiro Alves. A terceira  teve como temática a “formação de Professores com criatividade e inovação”, ministrada pela professora e consultora, Vera Tindó.

I Encontro 800 600 oficinaOs certificados de participação serão emitidos entre os dias 18 a 22 de janeiro. Para tanto, é necessário responder o questionário de reação, disponível no SIGRH. Para aprimorar os próximos eventos solicitamos que os participantes respondam o questionário de satisfação, disponível no link https://goo.gl/forms/huf4UN4vEOvzhNIi2