Página inicial > Últimas Notícias > Socorro > Dia Internacional da Mulher é comemorado no Campus Socorro
MULHER

Dia Internacional da Mulher é comemorado no Campus Socorro

Criado: Terça, 12 de Março de 2019, 14h43 | Publicado: Terça, 12 de Março de 2019, 14h43 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2019, 15h15

A solenidade contou com a participação Ruth Sales Gama de Andrade, da reitora do IFS.

evento 800

As mulheres do Campus Socorro, sejam servidoras, estudantes e convidadas, participaram na última quinta-feira, 7, de um evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher. A data marca a importância da luta pela efetivação da igualdade de direitos entre homens e mulheres.

O evento foi uma parceria entre o Campus Socorro e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), e contou com a organização da servidora Diná Faustino Bezerra.

A solenidade contou com a participação Ruth Sales Gama de Andrade, reitora do IFS, que aproveitou a oportunidade para parabenizar todas as evento 3 800presentes e, destacou ainda, que a sociedade necessita refletir acerca dos avanços e retrocessos na garantia dos direitos das mulheres. “Através de muitas lutas, nós, mulheres, já conquistamos muitos direitos. No entanto, há muito o que se evoluir, a exemplo da igualdade salarial e respeito à integradidade física e psicológica das mulheres”, destacou a reitora.

A mesa foi composta por Josevanda Franco, Secretária Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro, que preferiu a palestra intitulada “o papel da educação no combate ao feminicídio”; por José Franco de Azevedo, diretor geral do Campus Socorro; além de Elza Ferreita Santos, professora do IFS, que na ocasião exerceu a função de mediadora das discussões.

A palestrante ressaltou a importância da promoção de debates sobre as questões relacionadas à violência contra a mulher, à luta pela igualdade de gêneros e a necessidade de se mudar uma cultura que diferencia homens e mulheres. “As instituições educacionais necessitam promover a conscientização das meninas, meninos, homens e mulheres no sentido de buscarem construir uma sociedade mais justa e igualitária. Um mundo sem preconceitos, discriminações e violências. A construção dessa sociedade cabe a todos nós, professores e estudantes”, disse a palestrante.

evento 2 800O diretor geral finalizou as comemorações do Dia Internacional da Mulher reforçando que as transformações sociais acontecem prioritariamente através da educação, por meio de suas respectivas unidades educacionais. “Nós, educadores do Campus Socorro, estamos empenhados na formação de um cidadão integral e ético. Aqui reitoro que todos os que fazem parte de uma escola, independentemente do cargo ou função que ocupam, são educadores por excelência. Nesse sentido, todos devemos dar o exemplo no tocante ao respeito à igualdade de gêneros e à diversidade dentro da escola”, finalizou o diretor.

Ao final, a servidora Diná Faustino, em nome do SINASEFE, realizou sorteio de brindes com os presentes. Após os sorteios foi servido um café da manhã para promover uma maior integração entre os participantes.