Página inicial > Últimas Notícias > Socorro > Ex-alunos de curso promovido pelo NAPNE são aprovados em concurso
INCLUSÃO SOCIAL

Ex-alunos de curso promovido pelo NAPNE são aprovados em concurso

Criado: Quinta, 21 de Março de 2019, 16h15 | Publicado: Quinta, 21 de Março de 2019, 16h15 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2019, 16h16

O curso foi uma iniciativa do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

No período de 20 de outubro a 22 de dezembro de 2018 o Campus Socorro promoveu o curso de tradução e interpretação de libras, a fim de formar profissionais para atuar como tradutores/intérpretes na comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Nesse sentido, os frutos dessa iniciativa já começam a aparecer, por meio da aprovação de três ex-alunos que foram aprovados em processo seletivo simplificado para atuar como intérpretes de libras na rede municipal de educação, da prefeitura de São Cristóvão. O certame ofertou uma vaga, preenchida pelo nosso ex-aluno Wagner dos Santos Guimarães. Já as intérpretes Zilda Maria de Jesus Almeida e Kelly Isabelle Melo Lima Silva, que também participaram do curso, foram aprovadas no cadastro de reserva.

NapneO curso foi uma iniciativa do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), coordenado pela servidora Giselle Fernanda Costa de Santana. Este tem a missão de promover discussões sobre a inclusão, assim como processos de permanência e êxito de alunos com deficiência, superdotados e com transtornos globais que estudam no IFS. Também, oferta cursos de formação inicial e continuada, técnicos, tecnológicos e de pós-graduação para pessoas com necessidades específicias ou profissionais que atuam ou tenham interesse em trabalhar com temas relacionados à inclusão, a exempo da Libras.

Para a coordenadora do Napne do Campus Socorro, a aprovação de ex-alunos do curso de tradução e interpretação de libras promovido em Socorro é um sinal de que as ações desenvolvidas pela equipe que faz parte do núcleo de inclusão em questão estão no caminho correto, rumo à promoção da igualdade de oportunidades entre todos os estudantes do IFS. “A iniciativa da realização do curso partiu da carência percebida em Socorro e vizinhança em relação a profissionais com a formação necessária para atuar como tradutores e intérpretes de Libras”, disse a coordenadora.

Ao longo de 2019 o Napne do Campus Socorro promoverá ações e debates que favoreçam a a melhoria das condições de vida de grupos em desvantagem social, contribuindo para o efetivo exercício de cidadania de pessoas com necessidades específicas.