Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Socorro > Audiência pública do IFS discute oferta de cursos em Socorro
Início do conteúdo da página

Audiência pública do IFS discute oferta de cursos em Socorro

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2011, 15h44 | Última atualização em Quinta, 08 de Junho de 2017, 08h26
Na última quinta-feira, 24, representantes de diversas esferas sociais do município de Nossa Senhora do Socorro participaram da audiência pública realizada pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS). O objetivo principal foi ouvir a proposta da comunidade para a definição dos cursos de nível superior e técnico a serem ofertados no campus do instituto que será implantado na cidade.
 

Representando o reitor Ailton Ribeiro de Oliveira, que estava em viagem ao Canadá, participou do evento a professora Ruth Sales, pró-reitora de Pesquisa e Extensão, que em sua fala destacou o contexto histórico em que o IFS está inserido. “O instituto está preste a completar apenas três anos, no entanto é uma instituição centenária, porque é oriunda da Escola Técnica Federal de Sergipe. As suas diversas mudanças de nomes mostram o avanço e um maior compromisso do IFS em oferecer educação de qualidade”, diz.

Ela ressaltou, também, a sua alegria em participar de um momento tão decisivo para a oferta de cursos nessa região. “É importante, também, que a comunidade entenda qual o perfil do IFS, que é uma instituição tecnológica, por isso oferecemos cursos relacionados à ciência e tecnologia”, afirma a professora.

 
 

Importância

O secretário de Educação do município, Wellington Mangueira, que no evento representou o prefeito de Socorro, Fábio Henrique, destacou o esforço da administração municipal no processo de instalação do IFS na cidade. “Nossa equipe não tem medido esforços para colaborar na busca de uma área que possa abrigar o novo campus. Essa obra será um importante marco na história dessa cidade, que já nasceu para ser grande”, declara.

A primeira-dama e secretária de assistência social do município, Sílvia Fontes, citou que o município vem tentando reverter o histórico déficit de ensino de Socorro. “O mercado de trabalho requer pessoas qualificadas, mas grande parte da população ativa da cidade não possui essa qualificação. É nesse cenário que reside a importância da implantação do IFS em nosso município”, ressalta ela.

Desenvolvimento

O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sérgio Maurício Mendonça, lembrou que a implantação do campus do IFS terá grande impacto também sobre o desenvolvimento econômico da região. “Serão criados 100 empregos diretos, sendo 60 para docentes e 40 para técnicos administrativos, e mais 100 indiretos, envolvendo pessoal para vigilância, serviços gerais, conservação e manutenção. Infere-se, daí, que o campus vai gerar emprego e renda para os socorrenses”, assinala.

Já o professor Alberto Aciole, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, defende que Socorro tem crescido muito economicamente e necessita cada vez mais de mão-de-obra qualificada. “O IFS virá para atender a essa demanda, oferecendo cursos técnicos e de graduação e marcando a história deste município”, enfatiza ele.

 
 
 
 

 

 
Apresentação do IFS
 

Durante a audiência pública, o pró-reitor de Ensino do IFS, Adelmo Menezes, apresentou o instituto, falando sobre sua função social e cursos oferecidos. “Viemos aqui hoje para receber uma instituição pública federal de educação que tem vocação profissional e tecnológica, com mais de 100 anos de experiência, mas que se renova a cada dia. Prova disso é que, em 2008, passou a oferecer, além dos cursos técnicos, os de graduação”, afirma.

 
 
 
 

Em sua fala, Adelmo ressaltou que o campus não atenderá apenas à população de Nossa Senhora do Socorro, mas a todo o Vale do Cotinguiba, território onde ele estará inserido. “O princípio que rege o IFS é o do território. Agora, com a expansão, haverá 10 campi no estado, sendo contemplados todos os territórios sergipanos”, explica.

 
 
 
 

O professor destacou que o momento de escolha dos cursos é de fundamental importância. “Vocês devem escolher, entre cursos superiores e técnicos, aqueles que vocês gostariam de ter aqui em Socorro. É importante lembrar que os cursos devem se adequar à vocação econômica do Vale do Cotinguiba”, diz.

Ao final do evento, foram distribuídos formulários em que cada cidadão presente poderia sugerir dois cursos de graduação e dois técnicos a serem oferecidos pelo IFS na cidade. Segundo o professor Adelmo, as solicitações serão contabilizadas e, em breve, o resultado apurado será divulgado para toda a população.

 
 
 
 
 
 

Presenças

 
 

 

 
Também estiveram presentes no evento o diretor de Desenvolvimento do Ensino do IFS – Campus Aracaju, Marcos França, o professor do IFS e vereador de Socorro, Carlos Cunha, o secretário municipal de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, Manoel Messias Vasconcelos, a secretária executiva do município, Elma Paixão, o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Gledson Oliveira, e o secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Roberto Wagner.

A cerimônia contou, ainda, com as presenças do professor Gaspeu, diretor da DR-08, da vereadora Terezinha Félix, representando a Câmara Municipal de Nossa Senhora do Socorro, da professora Adenilde Santos, delegada do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese), da professora Iara Oliveira, coordenadora educacional, e de vários estudantes, que foram representados pela estudante Ana Paula Andrade.

 

 
 
 

Esforços

 

Apesar da impossibilidade de estar presente durante a audiência, o reitor do IFS, juntamente com a equipe de Engenharia, não tem medido esforços para que a cidade de Socorro receba um campus em local adequado e que contemple as prerrogativas estabelecidas pelo MEC. Prova disso é que foram realizadas visitas ao município de Socorro, com o apoio de representantes da Secretaria Municipal de Educação, para identificar um terreno para implantação do campus.

Ainda como demonstração do empenho do reitor nesse processo, foi realizada, por intermédio do deputado federal Rogério Carvalho e do deputado estadual João Daniel, uma reunião com o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior. O objetivo foi apoiar a prefeitura de Socorro na busca da parceria para viabilização do terreno onde será implantado o campus do instituto.

 
 
 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 

 

 
 

 
 

 

 
 

 

 

 

 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57