Página inicial > Últimas Notícias > Socorro > Práticas integradoras são realizadas no campus Socorro
INOVAÇÃO EDUCACIONAL

Práticas integradoras são realizadas no campus Socorro

Criado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 16h19 | Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 16h19 | Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2019, 16h30

A proposta é oferecer aos estudantes espaços de experimentação multidisciplinar.

prática Cleiton 4 800 600O Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Socorro, pensando em tendências e inovação educacional e tecnológica, tem oferecido aos seus estudantes a oportunidade de serem aprendizes em suas próprias criações. A integração entre teoria e prática é um importante diferencial do IFS, já que ‘aprender fazendo’ torna a aprendizagem mais divertida, lúdica e articulada às expectativas profissionais requeridas pelo mercado de trabalho.

A proposta é oferecer aos estudantes do curso de Manutenção e Suporte em Informática espaços de experimentação multidisciplinar, com foco na prática Cleiton 3 800 600aprendizagem centrada no aluno para a resolução de problemas reais. Sob a coordenação dos professores do Curso estão sendo realizadas práticas integradoras, conforme a afinidade profissional dos docentes no desenvolvimento dos projetos.

prática Cleiton 2 800 600Dessa forma, iniciativas como o Projeto de Domótica, realizado pelo professor Cleiton José Rodrigues dos Santos, com os estudantes do 2º módulo, faz com que os participantes vejam o sentido prático das teorias envolvidas na temática. No caso em questão, o projeto aborda uma tecnologia recente, que é responsável pela gestão de todos os recursos habitacionais. O termo Domótica nasceu da fusão da palavra “Domus”, que significa casa, com a palavra “Robótica”, que está ligada ao ato de automatizar, isto é, realizar ações de forma automática.

Nas imagens que ilustram esta matéria, os estudantes estão construindo um sistema de ligação de luz residencial acionado por palmas. Assim, ao bater uma palma a luz acende. Com duas, ela apaga. Para o professor Cleiton José Rodrigues, é fundamental que os nossos estudantes prática Cleiton 800 600realizem projetos que demonstrem na prática a relevância dos conhecimentos teóricos, já que a falta de prática impactará na vida profissional dos nossos egressos. “Essa ação prática, utilizando-se da Domótica, articula conhecimentos das disciplinas: lógica de programação; noções de eletricidade e de eletrônica; além de organização e arquitetura de computadores e redes de computadores”, ressaltou o professor.