Página inicial > Últimas Notícias > Socorro > Gincana recreativa e educacional mobiliza alunos do Campus Socorro
APRENDIZAGEM LÚDICA

Gincana recreativa e educacional mobiliza alunos do Campus Socorro

Criado: Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 13h07 | Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 13h07 | Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 13h16

O evento visou promover momentos de diversão e aprendizagem de forma lúdica.

auditorioOs estudantes do Campus Socorro participaram, no último sábado, 30, de gincana recreativa e educacional organizada por uma comissão de professores e técnicos, a fim de promover momentos de diversão e aprendizagem de forma lúdica. Na ocasião, participaram do evento aproximadamente 60 estudantes do curso de Manutenção e Suporte em Informática, assim como professores e técnicos administrativos do campus.

Uma gincana (palavra de origem indiana) é um tipo de competição, muitas vezes recreativa, que tem o objetivo de pôr à prova as habilidades físicas ou mentais dos membros de duas ou mais equipes.

Além de atividades individuais, a exemplo de xadrez, dominó e karaokê, também ocorreram atividades em grupo e uma ação solidária para arrecadar xadrezalimentos para uma instituição de caridade da região de Nossa Senhora do Socorro.

Como atividades educacionais foram realizados um campeonato de CS:GO, jogo on-line, que se utilizou de conhecimentos sobre redes de computadores, além de um quiz sobre questões relacionadas ao curso. É uma maneira de tornar o conhecimento técnico o mais lúdico e atrativo para os nossos estudantes.

Para o professor Almerindo Nascimento Rehem Neto, o campeonato de games é muito mais do que um campeonato. “A ideia de organizar tal campeonato é mostrar para eles que se faz necessário aplicar todos os conteúdos vistos na matéria de redes de computadores, pois, para que seja feito um campeonato com qualidade, sem travar, a matéria de Redes de Computadores e seus conteúdos é primordial”.

gincanaNa organização do campeonato, foi possível aplicar conteúdos como endereçamento IP, máscara, conceitos de socket, protocolos de transmissão de vídeo, portas de conexão, requisitos de aplicações como stream de vídeo e aúdio para transmissão ao vivo, liberação de portas e protocolos em firewall para permitir conexão udp e tcp, dentre diversos outros conhecimentos.

Para Claudia Cardinale, Gerente de Ensino, a gincana atendeu aos objetivos propostos. “Quero agradecer e parabenizar a comissão e aos servidores que foram prestigiar a Gincana. Foi uma manhã divertida e rica em aprendizagem. Superou as expectativas. Foi a primeira de muitas que serão realizadas no Campus Socorro”, disse a gerente.

Solidariedade

alimentosOs grupos arrecadaram aproximadamente 150 quilos de alimentos que serão doados a uma insituição beneficente, a ser escolhida pelos membros da equipe vencedora da gincana.