Página inicial > Últimas Notícias > Socorro > II Semana de Informática é realizada no Campus Socorro
CAMPUS SOCORRO

II Semana de Informática é realizada no Campus Socorro

Criado: Terça, 01 de Dezembro de 2020, 10h32 | Publicado: Terça, 01 de Dezembro de 2020, 10h32 | Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 10h16

O evento promoveu palestras, oficinas e minicursos para os estudantes do campus.

cardO Campus Socorro realizou nos dias 23, 26 e 27 de novembro a sua II Semana de Informática, destinada a promover palestras, oficinas e minicursos para os estudantes do Curso de Manutenção e Suporte em Informática sobre temáticas relacionadas aos conteúdos trabalhados no decorrer do curso. Além dos alunos do campus, também estiveram presentes acadêmicos de outras unidades do IFS, técnicos administrativos, professores e gestores do campus.

O evento é uma iniciativa da Coordenação do Curso de Manutenção e Suporte em Informática (Coinf), atualmente sob a responsabilidade do Prof. Dr. Luiz Carlos Pereira, com o apoio e colaboração da Gerência de Ensino, assim como de todos os docentes e técnicos administrativos do campus.

Em razão da suspensão das aulas presenciais, a edição 2020 do evento foi totalmente on-line, através de canais digitais de comunicação com os participantes. As atividades foram planejadas para favorecer o máximo de interatividade possível, minimizando os efeitos do distanciamento social entre todos os atores do processo de aprendizagem.

Para o coordenador do evento, a proposta surgiu da necessidade de levar aos estudantes a oportunidade de extrapolar o conhecimento adquirido em sala de aula e entrar em contato com novas tendências e tecnologias da área de informática. “A nossa preocupação é apresentar para os nossos estudantes os conhecimentos mais atuais sobre as temáticas trabalhadas no decorrer do nosso curso. Para tanto, fazemos questão de convidar profissionais do mercado para complementar as informações passadas em sala de aula”, disse o prof. Luiz Carlos.

A palestra de abertura foi realizada no Canal do Youtube do Campus, e teve como título “Plataforma low-code”, proferida pelo Prof. Me. Thiago Alves Costa, co-fundador do aplicativo Cronapp.Semana informatica O palestrante apresentou as possibilidades para a criação de aplicativos através da plataforma Cronapp. A escolha da temática foi decorrente da necessidade dos profissionais de informática saberem criar aplicativos, haja vista à crescente utilização destes por parte dos cidadãos e empresas,.

Nas palavras de David Dantas, estudantes do segundo módulo, as atividades agregaram para a formação profissional dos futuros técnicos em Manutenção e Suporte em Informática. “Gostei muito das atividades realizadas nesse evento. Elas ajudaram a ampliar nossa bagagem de informações técnicas. A formação do IFS é muito boa, pois sempre são realizadas ações que vão além dos conhecimentos adquiridos em sala de aula”, ressaltou o estudante.

Para a realização das demais atividades foi utilizado o Google Meet, que se trata de uma sala de aula virtual onde os participantes podem interagir livremente. Assim, foram disponibilizados aos inscritos no evento uma oficina sobre “conhecimento científicos”, ministrada pelo Prof. Me. Luis Otávio; oficina “Arduino para o mercado de trabalho”, realizada por Vanderlei Alves, com a mediação dos Profs. Me. Lúcio Gama Júnior e Arlisson da Silva Souza; oficina “Construção de Ideias”, realizada pelo Prof. Dr. José Augusto; e, a palestra “Explicando as metodologias ágeis e o Scrum”, proferida pela Profa. Izabella Rezende.