Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Jornada pedagógica do campus Aracaju discutirá reforma no ensino médio integrado e pesquisa
Início do conteúdo da página
Jornada pedagógica

Jornada pedagógica do campus Aracaju discutirá reforma no ensino médio integrado e pesquisa

Escrito por MARIA DO SOCORRO LIMA | Criado: Quinta, 24 de Janeiro de 2019, 17h25 | Publicado: Quinta, 24 de Janeiro de 2019, 17h25 | Última atualização em Segunda, 28 de Janeiro de 2019, 12h24

A edição 2019.1 tem como tema central o ensino médio em debate e desafios para os docentes: desdobramentos da reforma, base nacional comum curricular (BNCC), currículo integrado e a pesquisa como fazer pedagógico

 

jornada pedagogica resumidaA convite da direção geral, direção de ensino e comissão organizadora, o evento dará início às atividades do ano letivo, nos dias 31 de janeiro, quinta-feira, das 7 às 17h e, primeiro de fevereiro, sexta-feira,das 8 às 12h, no Sergipe parque tecnológico (Sergipetec), a fim de reunir os professores, alunos dos programas de mestrado, pedagogos e técnicos em assuntos educacionais, com vistas à reflexão sobre os desafios empreendidos pela reforma do ensino médio.

 Com apresentação de conferências, mesas redondas e relatos de experiências,  a organização do evento pretende promover debates acerca de temas relevantes relacionados à Educação profissional e tecnológica, suas peculiaridades, panorama atual e perspectivas. As inscrições são feitas pelo Sistema de publicações (Sispubli), no site do IFS até o dia 30 de janeiro. Faça aqui sua inscrição.

 Nesta edição, o objetivo do evento é fundamentar e atualizar a comunidade acadêmica da instituição acerca de temas relevantes relacionados à Educação profissional e tecnológica e trabalhar com os professores e equipe pedagógica as normativas institucionais no intuito de promover o bom andamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão o longo do ano letivo, segundo a presidente da comissão organizadora, professora mestre Elze Kelly Barbosa Vieira.

Programação

A conferência de abertura terá como tema A perspectiva da integração no currículo integrado, proferida pela professora doutora Marise Nogueira Ramos, professora associada da Faculdade de educação da Universidade estadual do Rio de Janeiro (UERJ), docente credenciada no quadro permanente dos programas de pós-Graduação em políticas públicas e formação humana (PPFH/UERJ) e de Educação Profissional em Saúde (EPSJV/Fiocruz) e será coordenada pelo professor doutor Jaime José da Silveira Barros Neto, do Instituto Federal de Sergipe.

  Às 14h, o tema abordado será Reforma do ensino médio, apresentado pelo professor doutor Celso João Ferretti, membro do GT9 – Educação e Trabalho da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), editor associado da Revista educação & sociedade e membro da diretoria do Centro de estudos educação e sociedade (CEDES). Esta atividade será coordenada pela professora mestre Claudivânia Conceição Lima Dantas,  técnica em assuntos educacionais do IFS.

Na sequência, a professora doutora Elza Ferreira Santos, do Instituto Federal de Sergipe, abordará o contexto da Base nacional comum curricular (BNCC). A professora Elza Ferreira é professora permanente do quadro de docentes do mestrado profissional em educação profissional e tecnológica (ProfEPT), líder do Grupo de pesquisa em educação profissional do IFS. É membro do Centro de estudos interdisciplinares em educação e desenvolvimento (CeiED) da Universidade Lusófona de humanidades e tecnologias. com mediação da professora especialista Karinne Santiago Almeida, do IFS.

 Na sexta-feira, às 8h30, o professor mestre Alysson Santos Barreto, do IFS, apresentará o tema Diretrizes indutoras para fortalecimento  dos cursos integrados na rede federal de educação profissional e tecnológica. Professor Alysson Barreto ocupa, na atualidade, o cargo de pró-reitor de ensino e, o tema desenvolvido por ele na jornada pedagógica será coordenado pela professora mestre Elisângela Maria Alves de Oliveira Rocha, do IFS.

Às 10h15, a professora doutora Adeline Carneiro Farias do IFS abordará a temática A pesquisa como prática pedagógica na educação profissional. Entre outras funções, a professora Adeline é responsável por componentes curriculares nas áreas das ciências humanas, Projeto político pedagógico: construção e gestão, produz orientação de trabalho de conclusão de curso (TCC) e metodologia de trabalho científico no IFS.

 Os trabalhos de exposições e conferências serão encerrados na sexta-feira, 2 de fevereiro, com a mesa redonda Experiências exitosas, que terá como apresentadores o professor mestre Alysson Cristian Rocha Souza, professora mestre Carina Siqueira de Souza e a professora mestre Josilene Souza Lima Barbosa, do IFS. Esta mesa será coordenada pela professora mestre Daniele Barbosa de Souza Almeida.

 Das 14 às 17h, os trabalhos serão realizados nas coordenações de cursos do campus Aracaju. Veja a programação completa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57