Página inicial > Últimas Notícias > Projeto LabLínguas encerra sua segunda turma no Campus Tobias Barreto
Campus Tobias Barreto

Projeto LabLínguas encerra sua segunda turma no Campus Tobias Barreto

Criado: Segunda, 17 de Junho de 2019, 10h18 | Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2019, 10h14 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2019, 10h20

Além de alunos do IFS Tobias Barreto, membros da comunidade tobiense, também participaram e cerca de dez participantes concluíram o curso

WhatsApp Image 2018 12 01 at 11.48.54 1

No último dia primeiro, o Campus do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Tobias Barreto encerrou as atividades da segunda turma do Laboratório de Informática para Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LabLínguas). Coordenado pelo professor Christiano Lima Santos, o projeto mesclou curso presencial com atividades e acompanhamento realizados online. A turma 2019 do LabLínguas teve início em 23 de fevereiro de 2019 totalizando 14 encontros presenciais aos sábados.

Nesta segunda turma o foco do LabLínguas foi a continuidade do curso realizado em 2018, assim concentrou-se em consolidar a aprendizagem por meio de ferramentas já apresentadas como o Duolingo e o Mondly (plataformas gratuitas para aprendizagem de diversas línguas), bem como introduzir novas ferramentas para facilitar a compreensão auditiva da língua inglesa, como o Lyrics Training, um software com versão gratuita que permite desenvolver a compreensão auditiva por meio de músicas. Aprofundou-se também no estudo de alguns tópicos de gramática, vocabulário e exercícios de interpretação de texto.

Aprimorando-se a "fórmula" adotada no semestre anterior, os participantes desenvolvem atividades em casa via Duolingo , que são acompanhadas pelo professor, bem como treinam suas habilidades em conversação por meio de chatbot do aplicativo Mondly. Já no laboratório, eles têm a oportunidade de tirar dúvidas com o professor, realizar exercícios de leitura e escrita, exercitar a conversação por meio de diálogos entre pares e a pronúncia por meio da leitura em voz alta de frases ou textos.

Alunos do curso Técnico de Informática na forma Subsequente do Campus Tobias Barreto que participaram da segunda turma do LabLínguas se mostraram empolgados com a oportunidade e torcem para a abertura de uma nova turma. Graciele Santos, explica que apesar de ter cursado a Disciplina Inglês Instrumental o LabLínguas ajudou a complementar os conteúdos, “no Laboratório, a gente foca na pronúncia e na conversação já nas aulas de inglês instrumental o foco era a gramática”, comenta aluna que cursa o segundo período. Já para Andrea Stwart, aluna do 3° período, acredita que o LabLínguas conseguiu desenvolver aspectos que outros cursos à distância não deram conta, “eu tinha contato zero com inglês,mas achei a experiência bastante abrangente, gostaria que o projeto continuasse com mais encontros semanais”, explica Andrea.

WhatsApp Image 2018 12 01 at 11.48.52

Gilmar Ávila, aluno do 4° período, apesar de ter tido curso de inglês básico, aprovou a metodologia de apresentação dos conteúdos desenvolvida no LabLínguas, “o assunto era passado conforme o nosso empenho e nosso desenvolvimento”, relata o estudante. Os alunos também avaliaram como positiva a possibilidade de aprofundar os conhecimentos em casa por meio dos aplicativos estudados no curso também é um ponto positivo.

Para 2020, os planos são oferecer nova turma de fevereiro a novembro com encontros quinzenais, reestruturar os encontros a fim de favorecer tanto novos alunos quanto aqueles com aprendizado já avançado (com aulas de conversação em pequenos grupos) e aumentar tanto a participação de alunos do campus quanto comunidade externa por meio de parcerias com escolas locais.

A ideia do projeto LabLínguas nasceu a partir de estudos realizados em um projeto de pesquisa anterior do coordenador e sua realização somente foi possível devido à sua aprovação e financiamento como projeto de extensão pelo edital PIBEX nº 13/2017/PROPEX/IFS. A aprovação e recebimento de recursos financeiros foram essenciais para a aquisição de licenças de software e equipamentos (fones com microfone). O projeto conta com um website, no qual se encontram alguns materiais de apoio: http://lablinguas.com.br .

registrado em: