Página inicial > Últimas Notícias > Encontro Pedagógico debate a permanência e o êxito do aluno no currículo integrado

Criado: Quarta, 10 de Julho de 2019, 15h17 | Publicado: Quarta, 10 de Julho de 2019, 15h17 | Última atualização em Sexta, 19 de Julho de 2019, 08h48

Já na quarta edição no formato multicampi, evento marca tradicionalmente o início dos trabalhos letivos

4 Jornada Pedagógica site

No dia 18 de julho, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) realizará a quarta edição do Encontro Pedagógico Multicampi, que neste semestre terá como tema “Currículo Integrado: em Defesa da Permanência e Êxito na Educação Profissional”. O Encontro Pegagógico Multicampi é realizado semestralmente pela Pró-reitoria de Ensino (Proen) do IFS com programação e debates voltados para professores, psicólogos, técnicos em assuntos educacionais, assistentes sociais, pedagogos e todos os que se sentirem interessados nas discussões pedagógicas.

Na abertura do semestre passado, o evento abordou o tema “Prática docente integrada: concepções, experiências e avaliação”, cujo objetivo foi sensibilizar o corpo docente para a necessidade de integração curricular, principalmente entre disciplinas técnicas e as da educação básica.

Para o quarto encontro, as discussões sobre currículo integrado serão ampliadas. De acordo com Alysson Barreto, pró-reitor de ensino, além da integração curricular, precisa-se pensar o currículo na perspectiva da permanência e êxito dos nossos alunos. “Precisamos nos apropriar da máxima "o sucesso dos nossos alunos é o nosso sucesso", e para isso, precisamos continuar discutindo currículo, acessibilidade, inclusão, a modernização dos nossos cursos e a formação pedagógica, para que nossa comunidade escolar se sinta cada vez mais pertencentes a esta Instituição”, afirma Alysson. Além disso, no encontro, será apresentado aos docentes quais as atividades foram realizadas no primeiro semestre de 2019

De acordo com a pedagoga Soraya Meneses, presidente da comissão de organização do Encontro Pedagógico Multicampi, o evento buscará tratar de temas relevantes ao desempenho pedagógico com a participação de servidores de todos os campi que compõem o IFS. “Espera-se que as discussões sejam profícuas e que possam contribuir com o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, buscaremos motivar os servidores para iniciar as atividades do semestre letivo”.

As inscrições já podem ser realizadas através do Sistema de Publicações (Sispubli) e vão até o dia do evento. A programação ocorrerá das 8h às 17h na didática 7 da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

MANHÃ
8:30

Abertura: Apresentação Cultural

Balé Afro – Colégio Atheneu

9:00

Composição da mesa

9:15

Comunicação da Pró-reitoria de Ensino

9:40

Conferência: A transform(ação) do processo educativo a favor da democratiz(ação) da Educ(ação) Profissional.

Professor Carlos Menezes de Souza Júnior (carlosmenezesj@hotmail.com)

IFAL

10:40 Intervalo
11:00