Página inicial > Últimas Notícias > Gestores debatem sobre processos de governança e integração
PLANEJAMENTO

Gestores debatem sobre processos de governança e integração

Criado: Terça, 26 de Novembro de 2019, 11h25 | Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2019, 11h25 | Última atualização em Terça, 26 de Novembro de 2019, 11h25

Encontro gestores 1Gestão Integrada’ foi a temática do encontro, que ocorreu no Campus Itabaiana e discutiu planejamento, avaliação de desempenho, governança e articulação.

Servidores envolvidos com a gestão do Instituto Federal de Sergipe, entre reitora, pró-reitores, diretores de campus, diretores sistêmicos e gerentes de administração e ensino, se reuniram na última quinta-feira, dia 21, no Campus Itabaiana para a quinta edição do Encontro de Planejamento e Gestão. O objetivo foi avaliar o andamento e possíveis meios de realinhamento dos processos de governança e gestão, além da elaboração dos sistemas de medição e acompanhamento de avaliação de desempenho da gestão voltados para resultados.

Na ocasião, os participantes assistiram a palestra sobre “Ética, Governança, Gestão de Riscos e Controle Interno” do Secretário do Tribunal de Contas (TCU) em Sergipe, Jackson Luiz Araújo Souza. Por meio da temática “Gestão integrada”, discutiu-se sobre a viabilidade desse método, permite ao gestor ver a organização como um todo por meio de implantação de políticas e planos para alcançar objetivos e metas de maneira muito mais eficiente.

Encontro gestores 2Na análise da reitora do IFS, Ruth Sales, é de suma importância cuidar do desenvolvimento institucional do IFS. “Para que a gente consiga oferecer um serviço de excelência na atividade-fim, o ensino, precisamos cuidar da base: a gestão. Pensar em metas, organizar os recursos necessários e analisar como podemos otimizar os processos são alguns passos necessários para uma melhor gestão”, ressalta.

Realizando um balanço do evento, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Ider de Santana Santos, acredita que o encontro atingiu o seu objetivo. “Falamos sobre o modelo de construção de nosso orçamento (Matriz CONIF), sobre ética, governança e integridade, também fizemos o lançamento do TOP Prêmio do Planejamento 2020 - Unidade que Planeja. Mas, principalmente, tivemos uma oportunidade (ainda que breve) de nos comunicarmos e nos reconhecermos como uma Unidade - IFS", explicou.

Por sua vez, José Rocha Filho, diretor geral do Campus Itabaiana, ressaltou o diferencial de uma gestão integrada e participativa. “Eventos como este tem por objetivo desmitificar a antiga visão de que as instituições públicas não elaboram e nem articulam as ações de planejamento. Foi um encontro relevante para a troca de experiências e reflexões acerca das nossas práticas de gestão”, finaliza.

registrado em: