Página inicial > Últimas Notícias > Profissionais do IFS debatem sobre a importância da inovação no mundo do trabalho
INÍCIO DAS AULAS

Criado: Sexta, 31 de Janeiro de 2020, 10h54 | Publicado: Sexta, 31 de Janeiro de 2020, 10h54 | Última atualização em Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 14h37

V Encontro Multicampi2Na semana anterior ao início das aulas, mais de 400 profissionais de educação assistiram palestras e refletiram sobre assuntos relevantes para a formação de mão de obra.

O Instituto Federal de Sergipe realizou, entre os dias 27 e 31 de janeiro, um dos principais eventos de seu calendário: o Encontro Multicampi e as Jornadas Pedagógicas, que marcam o início do ano letivo. Durante esse período, técnicos em assuntos educacionais, professores e gestores assistiram a palestras e refletiram sobre diversos assuntos que envolvem o universo da educação pública e V Encontro Multicampi4da formação profissional. Entre os dias 27 e 28 de janeiro ocorreu o encontro Multicampi, no auditório da Didática 7 da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e entre os dias 29 e 31 foi a vez de cada campus realizar sua jornada pedagógica.

Com a temática principal ‘Inovação na educação: da formação humana e inclusiva ao mundo do trabalho’, o evento contou com palestrantes do próprio IFS, além de convidados de diversas instituições e pesquisadores em Educação Profissional. De acordo com Alysson Barreto, pró-reitor de Ensino, a proposta desse Encontro Pedagógico foi mostrar como projetos inovadores, a avaliação e a promoção ao empreendedorismo são assuntos relevantes para o atual cenário da formação de profissionais.

“Diante de um mercando em constante e profundas transformações, é importante que o IFS, enquanto instituição de formação profissional, se estruture para formar profissionais efetivamente qualificados. Sendo assim, apresentamos nesse encontro pedagógico um projeto de formação continuada dos servidores que ainda está em formatação, mas que deve auxiliar os profissionais do IFS nesse sentido”, explica Alysson.

Balanço

V Encontro Multicampi5Na análise de Ademir Antônio Silva, coordenador do curso de Eletromecânica do Campus Lagarto, as temáticas levantaram reflexões necessárias. “A palestra sobre avaliação, por exemplo, foi reveladora. Isso porque o ato de avaliar os cursos, a instituição é algo desafiador, e tivemos uma melhor noção sobre como fazer e a relevância desse momento. Isso oferece uma margem para que a gente possa buscar e fazer no dia a dia algo mais integrado com as propostas e os projetos da instituição”, ressalta Ademir.

Jessica Andrade, pedagoga do campus Glória, entende que foi um momento de intercâmbio de informações. Encontro como esse são importantes para que a gente possa refletir sobre os desafios atuais, seja em nível de gestão ou relativos aos estudantes, e buscar as melhores soluções”, analisou a pedagoga.

Atuando como professora da área de Libras no Campus Aracaju, Josilene Souza Lima Barbosa ressaltou a interação com profissionais de outros campi da instituição. ”A troca de experiências que ocorrem nesse momento de encontro pedagógico é enriquecedora, bem como os conhecimentos passados palestrantes e as temáticas abordadas, como inclusão, práticas inovadoras e novas tecnologias”, finaliza.

registrado em: