Página inicial > Últimas Notícias > Alunos melhoram rendimento com videoaulas do Pré-Enem
PROVAS DO ENEM

Alunos melhoram rendimento com videoaulas do Pré-Enem

Criado: Quinta, 30 de Julho de 2020, 12h35 | Publicado: Quinta, 30 de Julho de 2020, 12h35 | Última atualização em Sexta, 31 de Julho de 2020, 14h19

Professores divulgam aulas, revisões e dicas no canal do IFS no YouTube para ajudar os estudantes em tempos de pandemia

Por Carole Ferreira da Cruz

Pré enem IFSOs alunos que estão se preparando para o Enem 2020 contam com um reforço importante desde que o Instituto Federal de Sergipe (IFS) passou a divulgar aulas, revisões e dicas no seu canal do YouTube (IFSergipe). A iniciativa é um desdobramento do projeto Pré-Enem, que passou a funcionar nas plataformas digitais após a pandemia e conta com a participação voluntária de professores, que resolveram doar seu tempo e conhecimento para quem está fora da sala de aula e quer focar nos estudos em casa.

A iniciativa tem repercutido tão bem que vem sendo acessado por estudantes de fora do IFS também. Há conteúdos valiosos e qualificados de disciplinas como Biologia, Química, Matemática, História, Sociologia e Inglês, que incluem tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), produzidos por 18 professores com múltiplas formações. Estão sendo convidados outros servidores da área de ensino para passar orientações sobre como melhorar o aproveitamento dos estudos, dividir o tempo, lidar com a ansiedade e as cobranças.

KauanKauan dos Santos, de 17 anos, do curso Manutenção e Suporte em Informática e presidente do Grêmio Estudantil do IFS – Campus São Cristóvão, melhorou o aproveitamento dos estudos depois que passou a assistir as videoaulas. “Por ser gravado eu posso acessar a qualquer momento e repetir, caso eu tenha dúvidas ou não tenha entendido bem. Foi muito importante a extensão do projeto, que agora está disponível no YouTube. Assim todos os estudantes dos demais campi têm acesso ao conteúdo”, afirmou.

FátimaPara Fátima Bianca da Piedade Santos Oliveira, 18 anos, do curso integrado em Alimentos do Campus Aracaju, o Pré-Enem é de suma importância especialmente para quem não tem condições de pagar um cursinho. “O projeto é incrível e ainda possibilita que o aluno continue mantendo contato com a instituição. Além disso, a gente sente mais confiança em acessar o conteúdo por que conhece a qualificação dos professores do IFS, que ensinam com muito propriedade”, ressaltou.

Como participar

Para participar da rede de voluntários do projeto, basta gravar um ou mais vídeos de até 15 minutos cada com os assuntos cobrados nas provas do Enem ou dicas e orientações que possam ser úteis aos alunos. Depois é só enviar o material para enem@academico.ifs.edu.br, para que seja feita a edição, com a inclusão da tradução em Libras, e a publicação. Em caso de dúvidas, há uma equipe técnica a disposição na Pró-reitoria de Ensino (Proen) e no Departamento de Comunicação Social (Dcom) para instruir sobre a gravação das imagens.

Como tudo começou

O Pré-Enem surgiu há três anos no Campus São Cristóvão a partir de uma provocação dos estudantes que queriam contar com o suporte do IFS para melhorar o aproveitamento nos estudos e garantir uma vaga na universidade. A partir daí, o professor Francisco de Carvalho Nogueira Júnior, atual gerente de Ensino do Campus São Cristóvão, teve a iniciativa de organizar as aulas de revisão e angariou apoio de outros voluntários. Os resultados vieram de imediato e o índice de aprovação cresceu significativamente.

Segundo Francisco Nogueira, com a pandemia a professora Cristiane Montalvão sugeriu que o projeto migrasse para a internet e foi então que começaram a ser feitas Lives no perfil @DivulgaIFS do Instagram do Campus São Cristóvão, administrado pelo Grêmio Estudantil. A repercussão foi excelente, novos voluntários se somaram e o projeto cresceu a tal ponto que foi incorporado pela Pró-Reitoria de Ensino no perfil do IFS no YouTube para que mais estudantes tivessem acesso.

O professor Francisco Nogueira enfatiza que, além do conteúdo didático, são transmitidas mensagens motivadoras para a construção de um ambiente propício ao aprendizado e à integração. “Nosso grupo tem hoje 18 professores voluntários em processo de construção do material, que passa por uma edição e depois é disponibilizado para os alunos. Essa ação é muito positiva e tem tudo para crescer ainda mais”, destacou.

registrado em: