Página inicial > Últimas Notícias > IFS lança plano de contingência de enfrentamento à Covid-19

IFS lança plano de contingência de enfrentamento à Covid-19

Criado: Quinta, 20 de Agosto de 2020, 15h11 | Publicado: Quinta, 20 de Agosto de 2020, 15h11 | Última atualização em Quinta, 20 de Agosto de 2020, 17h56

Documento foi aprovado pelo Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles (CGIRC) e envolve setores estratégicos do instituto

Por Monique de Sá

Diante do cenário de uma pandemia do novo coronavírus que vem assolando o mundo e como forma de prevenção e combate à doença, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) lança seu Plano de Contingência de Enfrentamento à Covid-19. O documento vem da necessidade de registrar e comunicar formalmente a estrutura estratégica e operativa adotada pelo instituto no enfrentamento à situação de emergência.

Trata-se de um instrumento de consolidação dos mecanismos de liderança, estratégia e controle, evidenciando a adoção de medidas preventivas e de contenção de riscos de infecção e transmissão, de maneira a proteger a segurança e a saúde de todos que formam a comunidade acadêmica do IFS. Nesta primeira versão, constam os registros dos principais elementos que formaram o processo de governança, entre março e junho, consolidando os esforços reativos do IFS em relação à Covid-19.

“Diria que o plano tem como principal intuito expressar a capacidade de resposta do IFS, diante dos riscos-chave e seus desdobramentos, que alcançam claramente a missão e os objetivos institucionais.”, ressalta a chefe do Departamento de Gestão de Riscos (DGR) da instituição, Maria Alvina de Araújo Gomes.

Participação da comunidade

O plano engloba em seus objetivos a garantia da participação ativa da comunidade na promoção de iniciativas preventivas de impacto social e o estabelecimento e manutenção de canais de comunicação e informação para a divulgação de iniciativas relacionadas a este enfrentamento.

A elaboração do plano resultou da interlocução com as áreas finalísticas, envolvidas diretamente, em razão dos seus processos críticos: ensino e pesquisa, extensão e inovação; áreas de apoio, como a gestão de pessoas, com foco nas ações correlacionadas à saúde e à segurança. Também áreas da gestão com atividades relevantes para a transparência ativa. A Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), através do DGR, atuou na coordenação do processo de elaboração, com interações pontuais para o levantamento e validação de informações, apreciação e aprovação do documento.

Sobre os principais aspectos que devem ser observados pela comunidade acerca do documento, Alvina destaca que deve ser levado em consideração o comprometimento da gestão no processo de enfrentamento, a relevância e o impacto, tanto interno quanto externo, das iniciativas conduzidas pelo IFS. “Penso que auxilia também na percepção do papel de cada um de nós nesse processo, onde  e como estamos, e quanto podemos agregar para a efetividade das medidas em andamento”, reforça.

O plano de contingência abrange o IFS como instituição multicampi, direcionando e evidenciando as iniciativas estratégicas das áreas/função de gestão. Por isso, o documento vincula as unidades organizacionais, ao tempo que preserva a singularidade de cada campus, aplicando-se a todos os integrantes da instituição, enquanto durar a situação de emergência de saúde pública.

Diante da mudança de cenários, o plano passará por adequações e atualizações em novas versões adaptadas à realidade do momento.

registrado em: