Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estão abertas inscrições para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo da página
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Estão abertas inscrições para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Criado: Quarta, 16 de Setembro de 2020, 14h43 | Publicado: Quarta, 16 de Setembro de 2020, 14h43 | Última atualização em Segunda, 21 de Setembro de 2020, 14h00

Trabalhos podem ser submetidos até dia 10 de outubro e evento será transmitido on-line no YouTube e Facebook

Por Carole Ferreira da Cruz

17 SNCT Semana Nacional matériaAté o próximo dia 10 está aberta a submissão de trabalhos para a 17º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorrerá de 19 a 23 de outubro totalmente on-line e abordará o tema Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira. Na edição 2020, em função da pandemia de Covid-19, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) buscou inovar em diversos aspectos para garantir, com segurança, a qualidade do evento e a expressiva adesão da comunidade, que ano passado possibilitou um público recorde de 10 mil inscritos.  

Os trabalhos devem ser submetidos via Sispubli, o sistema de publicação do IFS. As inscrições para a SNTC vão até o dia 19 de outubro e todos podem participar, inclusive a comunidade externa, que terá direito a certificado e menção nos anais. Entre as novidades desta edição estão as transmissões ao vivo pelo YouTube (@IFSergipe) e Facebook (@institutofederaldesergipe) por meio das plataformas streamyard e meet, que vão possibilitar à audiência interagir, fazer perguntas e tirar dúvidas.

Durante a fase de submissão é preciso enviar o resumo expandido para constar nos anais e um vídeo de 180 segundos a ser exibido durante o evento. Os melhores trabalhos vão poder fazer a apresentação oral num estúdio montado pelo IFS para a transmissão via YouTube e Facebook. Pelo menos um dos autores deverá ter disponibilidade para participar da live e, em seguida, ser sabatinado pela comissão avaliadora. Como ocorre todos os anos, os vencedores serão premiados.

Novidades

As novidades não param por aí. Tudo foi pensado para manter a diversidade e a riqueza da programação num formato completamente novo. Algumas adaptações foram necessárias, mas nada que comprometesse a qualidade da SNCT/IFS, que já é considerada uma das maiores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O tradicional lançamento de livros com sessão de autógrafos será substituído pelo lançamento de e-books e haverá uma sala de suporte para que alunos e professores com dificuldade de acesso à internet possam apresentar seus trabalhos.

Outro diferencial desta edição será a presença de um palestrante internacional especialista em inteligência artificial, o professor Carlos Fernando da Silva Ramos, coordenador principal do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal. “Foi um grande desafio transformar em 100% on-line um evento de tamanha dimensão, mas ao mesmo tempo isso possibilitou trazer um palestrante de Portugal altamente renomado na área, que participará da abertura de forma remota”, destacou a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Chirlaine Cristine Gonçalves.

Temática

A escolha do tema inteligência artificial demonstra o quanto a 17º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia já nasceu com uma perspectiva inovadora. Diante de um temática tão atual e desafiadora, coube aos integrantes da rede ousar. “Vivemos num contexto de revolução tecnológica, mas com a pandemia esse cenário tecnológico se intensificou muito mais. O primeiro grande diferencial desse evento foi justamente trabalhar a tecnologia, sem aglomerar e sem atividades presenciais.

A programação da SNCT contará com seis eventos paralelos: o 7º Congresso de Iniciação Científica (CIC); a 5ª Semana de Extensão (Semext); o 3º Seminário de Inovação (Inovar); o 3º Fórum de Pós-graduação (FPGrad); o 2º Seminário de Pesquisa de Técnico-Administrativos (SPTAE); e o 2º Fórum de Internacionalização do IFS (FinIFS). Além das palestras e das apresentações dos trabalhos, ocorrerão mini cursos, oficinas, mesas redondas, atividades nos campi, cerimônia de premiação e live musical de encerramento.

Sobre a SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil de todo o país. O objetivo é aproximar a ciência e a tecnologia da população, a partir de uma linguagem acessível e de soluções criativas.

Marque na agenda:

Submissão de trabalhos: 10/09 a 10/10

Inscrições no evento: 10/09 a 19/10

Inscrição de moderadores, sub-eventos, minicursos e oficinas: 10/09 a 10/10

Mais informações:

www.ifs.edu.br/propex
http://publicacoes.ifs.edu.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57