Página inicial > Últimas Notícias > IFS integra Rede de Instituições Científicas e Tecnológicas do Nordeste
C&T

IFS integra Rede de Instituições Científicas e Tecnológicas do Nordeste

Criado: Quinta, 01 de Outubro de 2020, 12h47 | Publicado: Quinta, 01 de Outubro de 2020, 12h47 | Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2020, 17h01

Lançamento ocorreu na última segunda, 28, durante evento on-line

RedeUm espaço de produção de conhecimento, tecnologia e inovação, através do diálogo e de iniciativas voltadas para o desenvolvimento dos estados do Nordeste. Assim pode ser definida a Rede de Instituições Científicas e Tecnológicas do Nordeste (Rede ICT Nordeste), lançada na última segunda, 28, através de um evento on-line realizado no canal do YouTube da Universidade de Pernambuco (UPE).

O corpo institucional da Rede é composto por 24 instituições de ensino superior da região, entre universidades federais, estaduais, institutos federais e, entre eles, o Instituto Federal de Sergipe (IFS). Ruth Sales, reitora da instituição, esteve no evento de estreia e, em sua fala, ressaltou a importância da iniciativa para fortalecimento das instituições de ensino nordestinas.

Ruth Sales“O IFS sente-se bastante honrado em fazer parte deste consórcio. Atualmente possuímos nove campi e, em breve, vamos inaugurar o 10º, que fica no município de Poço Redondo, cidade com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no estado, assim como a região nordeste, quando comparada com as outras regiões do país. Tudo isso explica a necessidade e importância deste momento”, ressaltou a gestora.

A reitora deixou ainda a instituição à disposição da Rede para o desenvolvimento regional dos trabalhos voltados à pesquisa, ao ensino e à extensão universitária. “O IFS, mesmo pequeno, não é menos comprometido ou menos disponível. Pelo contrário! Estamos aqui para trabalhar e nos colocamos à disposição. Somos um povo sofrido e batalhador, mas também conquistador. Meus parabéns a todos e que possamos continuar com este brilhante trabalho”, disse.

A Rede ICT Nordeste será um espaço de onde sairão estratégias para utilização das fontes estaduais e regionais de financiamento da pesquisa, do ensino e da extensão para formação de políticas estratégicas de desenvolvimento regional sustentável.

Os responsáveis pela Rede ressaltam que o Nordeste vive uma crise tríplice: a pandemia de Covid-19, o impacto socioeconômico gerado pela pandemia e a histórica e estrutural desigualdade regional que afeta negativamente a sociedade nordestina. A saída que os gestores apontam para o quadro atual é a intensificação das atividades de inovação tecnológica em diversos aspectos, e sua conexão com a economia regional a fim de permitir um maior grau de desenvolvimento das potencialidades do povo nordestino e suas economias locais.

Uma carta de intenções entre as instituições foi assinada por todos os gestores. A Rede ICT pretende trabalhar em articulação com o Consórcio Nordeste dos Governadores e as fundações de pesquisa estaduais.

Os presentes destacaram o papel que as instituições educacionais de nível superior têm na produção científica do país e a sua imensa contribuição para momentos decisivos como está sendo o enfrentamento à covid-19. A imensa capilaridade que foi conquistada com a interiorização do ensino a partir nos últimos 20 anos foi outro destaque na abordagem dos gestores.
Presenças
Estiveram presentes no evento de estreia: o ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, representando o comitê científico do Nordeste; o professor Robério Rodrigues, coordenador do Fórum de Pró-reitores do Nordeste; o professor Fábio Guedes, representante do Conselho das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa; e o governador do Piauí, Wellington Dias, representando o Consórcio de Governadores da região.

*Com informações do Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

registrado em: