Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IFS lança programação especial para Semana da Consciência Negra
Início do conteúdo da página
EVENTO

IFS lança programação especial para Semana da Consciência Negra

Criado: Terça, 17 de Novembro de 2020, 19h24 | Publicado: Terça, 17 de Novembro de 2020, 19h24 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2020, 11h14

20 de novembro é a data de morte do líder quilombola, Zumbi dos Palmares, considerado símbolo da luta pela liberdade e valorização do povo negro

Por: Monique de Sá e Andrêzza Castro

capa 6Em alusão ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) lança uma programação especial para a data, envolvendo os campi da instituição. O objetivo é trazer reflexões acerca das questões afro-brasileiras, sua cultura e o protagonismo negro, destinando-se tanto à comunidade externa quanto à interna.

Por conta da pandemia de Covid-19, as ações serão realizadas de forma virtual e em múltiplas plataformas, contando com uma programação vasta com palestras, apresentações culturais e mesas-redondas. A ideia é tratar do assunto e lembrar a importância de abordar o tema principalmente em um país onde a maioria da sua população é negra (formada por pretos e pardos).

Campus Nossa Senhora da Glória

Sob a temática “Vidas Negras Importam”, o Campus Glória promove, no período de 18 a 20 de novembro, a Semana da Consciência Negra. O evento pretende promover debates acerca das lutas das mulheres e de homens negros e provocar reflexões sobre o enfrentamento ao racismo estrutural. “A ideia é disseminar a importância das ‘vidas’ negras no nosso convívio e através dos debates tentar diminuir o preconceito que nos cerca”, pontuou a professora doutora Mariana Barreto, presidente da comissão organizadora do evento.

A Semana da Consciência Negra será realizada totalmente de forma on-line, pela plataforma Google Meet e nas redes sociais do Campus Glória e tem como público-alvo a comunidade interna do campus. As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas, gratuitamente, pelo Sispubli. Todos os participantes receberão certificado.

Programação:
18/11/2020
A partir das 10h:

APRESENTAÇÃO CULTURAL

Coletivo (Re)Existir – IFS/Campus Estância

Cantora Juçara Nascimento - Aracaju-SE

RODA DE CONVERSA

Profa. Ma. ROSANA FALCÃO LESSA – UNIRIO

Mediadora: Profa. Ma. Maria Alciene Neves – IFS/Campus Glória

Local: Plataforma Google Meet

 

19/11/2020

Lançamento do Concurso de Fotografia “Vidas Negras Importam”

 

20/11/2020

A partir das 10h

APRESENTAÇÃO CULTURAL

Poeta cordelista Ana Lídia - discente do curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFS/Campus Glória

Associação Cultural Raízes Nordestinas (Poço Redondo-SE)

RODA DE CONVERSA

Prof. Dr. Robério Santos Souza – UNEB

Mediadora: Profa. Dra. Mariana Emanuelle Barreto de Gois – IFS/Campus Glória

Local: Plataforma Google Meet

E mais:

Instantinho de Poesia Preta (nos stories do IFS/Campus Glória – Facebook e Instagram)

 

Campus São Cristóvão

A programação do Campus São Cristóvão será realizada durante todo o dia 20/11, no canal do IFS São Cristóvão no You Tube: bit.ly/38TrAu5, a partir das 9h com a palestra de abertura: “Vozes negras, resistência e poder”, ministrada pela advogada Valdilene Oliveira. Os interessados terão a opção de se inscrever no evento, através do link: http://publicacoes.ifs.edu.br/index.php/eventos , tendo direito a certificado.

A professora e presidente da comissão organizadora da ação, Valéria Melo, explica que o momento foi pensado para que ocorresse de uma forma atrativa e ressaltando a relevância da causa. “Vamos tratar de vários assuntos como a questão da valorização da vida negra; transição capilar em que ressaltaremos a beleza negra, situações de preconceito, dentre outros… Dentro dos depoimentos estarão falas dos alunos e servidores do IFS. Trata-se de um momento atrativo e de valorização para que os alunos tenham curiosidade de participar”, ressalta.

Programação:

9h às 10h: Palestra de abertura: Vozes Negras, resistência e poder, com: Valdilene Oliveira Martins (Advogada) e Prof. Edimilson da Silva Oliveira (IFS)- Moderador;
10 às 11h: Palestra: Questões Afro-brasileiras no ENEM, com: Prof.ª Dr.ª Cristiane Montalvão Guedes;
11h: Momento depoimentos: José Aelmo Gomes dos Santos, Sebastião Edson Moura, José Henrique Dias dos Santos, Luis Carlos Vieira Tavares e Irinéia Rosa do Nascimento;
11h30: Apresentação cultural: Produção de vídeos: Hélio Wilson e Prof. Antônio de Jesus

14h15: Apresentação cultural: Produção de vídeos: Hélio Wilson e Prof. Antônio de Jesus
14h30: Projeto Acorde: cantando contra o preconceito racial, com: Prof.ª Dr.ª Gleise Prado da Rocha Passos
15h30: “A Felicidade por um Fio” (Análise de cenas do filme), com: Prof. Me Adeilton Santana Nogueira
16h30 às 17h: Beleza Negra (Vídeos trançados e turbantes), com: Maria da Penha Bernardes, Rafaela Cristiane, Aluna IFS

18h às 19h: Os Tambores de São Luís: o grande romance brasileiro da escravidão, com: Prof. Me Reginaldo de Jesus
19h: Teatro Negro, com: Robert Mercenas Santos Jonathan Rodrigues Silva
20h: Apresentação cultural, produção de vídeos: Hélio Wilson e Prof. Antônio de Jesus

 

Campus Itabaiana

Sob organização dos professores: Dárcio Hersch e Josilene Carvalho, o IFS Itabaiana promove também nesta sexta, 20, a partir das 16h30, uma mesa-redonda sobre a Consciência Negra. São convidados: Prof. Dr. Kleidson Nascimento (IFS), Msc. Charlisson Silva (GPCOR/UFS), Prof. Dr. Romério Júnior Venâncio UFS e a Prof. Dra. Cleide Ane Barbosa (IFS).

A iniciativa é aberta ao público e será realizada no canal do You Tube da unidade de ensino: bit.ly/2K9bT7u . Para participar e garantir o certificado, os interessados devem se inscrever através do Sispubli. Josilene lembra que a iniciativa tem como ponto de partida a promoção da reflexão das pautas que norteiam o direito, a filosofia e o campo social brasileiro.

“Vivemos em um contexto que, lamentavelmente, pessoas perdem suas vidas em função da sua condição social, cor ou religiosidade. Nesse sentido, é fundamental a promoção de ações educativas que promovam o respeito, a tolerância e a convivência pacífica para além de valores reducionistas e excludentes como o de ‘raça’”, ressalta a docente.

Campus Estância

A partir desta quarta, 18, o IFS Estância promove a II Mostra do Cinema Negro, fazendo parte de uma das atividades do projeto Cineclube. As exibições serão feitas no canal do Campus no You Tube: bit.ly/38NLeYh. Serão duas sessões com a exibição de quatro filmes de realizadores negros, convidados também a participar do debate.

A ação é uma iniciativa do professor Tiago Silva e das técnicas, Lu Silva e Priscila Correa, fazendo parte de dois projetos da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex). O primeiro, o projeto de Literatura, Audiovisual e Performance, que visa promover a produção de narrativas poéticas centradas nas relações dos participantes com suas vivências sociais e raciais. O segundo trata-se do projeto Cineclube Re(Existir), que surge da necessidade de discutir temas transversais ao cotidiano da comunidade acadêmica do Campus.

Confira a programação:

Sessão 01 (18/11 - 19h30)
Ruim (vídeo poema) - Lilia Santos (aluna do projeto)
O Corpo é meu - Direção de Luciana Oliveira
Cartuchos de Super Nintendo em Anéis de Saturno - Direção Leon Reis

Sessão 02 (24/11 - 19h30)

Ruim (video-poema) - Lilia Santos (aluna do projeto)
Proibido Pisar na Grama - Direção Letícia Lima
Duplo R - Direção Hector Souza
[11:10, 17/11/2020] Lu Estância: Cada sessão focará em públicos distintos. A primeira, o público será o ensino técnico e superior e, na segunda, o ensino médio integrado.

Obs.: cada sessão focará em públicos distintos. Na primeira, o público-alvo será estudantes do ensino técnico subsequente e superior e; na segunda, alunos do ensino médio integrado.

Campus Tobias Barreto

Com o tema: “Quais os impactos do racismo na nossa subjetividade?”, o IFS Tobias Barreto realiza uma mesa nesta quinta, 19, a partir das 16h, em seu canal do You Tube: bit.ly/35BLR5d. O evento terá participação da psicóloga e mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Joana dos Santos; e mediação da psicóloga do Campus Tobias Barreto, Giceli Carvalho, mestre em Psicologia e doutoranda em Educação pela UFS.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57