Página inicial > Últimas Notícias > Depoimentos de estudantes mostram que ensino remoto do IFS atende expectativas
QUEBRA DE PARADIGMA

Depoimentos de estudantes mostram que ensino remoto do IFS atende expectativas

Criado: Quinta, 11 de Fevereiro de 2021, 10h05 | Publicado: Quinta, 11 de Fevereiro de 2021, 10h41 | Última atualização em Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 13h33

capa remotoensinoAvaliação se deve à estrutura oferecida pelo IFS, ao suporte dado pelos professores e ao uso criativo das tecnologias digitais

Por Carole Ferreira da Cruz e Monique de Sá

O ano começou com quebra de paradigmas no Instituto Federal de Sergipe (IFS). Passados cinco meses de retomada do calendário acadêmico num formato inédito para uma instituição com mais de 100 anos de tradição em ensino técnico presencial, os depoimentos dos estudantes mostram que as aulas remotas estão atendendo às expectativas. O êxito é atribuído ao apoio oferecido pela instituição, ao suporte permanente dos professores e ao uso criativo das tecnologias digitais para aprimorar a didática.

A avaliação é preliminar, já que o IFS está concluindo, através de um questionário, um diagnóstico integrado acerca da experiência do aluno durante o ensinoRoberta remoto do período letivo de 2020.2. Mas sinaliza que têm sido positivos os esforços para construir um modelo de ensino inclusivo e qualificado como alternativa emergencial para manter a comunidade estudando enquanto perdurarem as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, que completa um ano em março.

O primeiro desafio foi incluir nesse novo formato de ensino um alto percentual de estudantes de baixa renda sem acesso à Internet e ao computador. Para tanto, a concessão do Auxílio Emergencial de Inclusão Digital, no valor de R$ 60 mensais, e a compra de 4500 tablets educacionais foram decisivos para garantir que jovens como Roberta Amaral de Jesus Santos, 16 anos, do curso integrado de Edificação do Campus Estância, tivesse condições de acompanhar as aulas remotamente.

Roberta conta que no início foi difícil se adaptar, mas com a ajuda do IFS conseguiu estruturar um local de estudo em casa e tudo começou a fluir. “Não posso deixar de lembrar a importância dos professores durante esse período, sempre buscando a melhor forma possível para facilitar a aprendizagem e fazendo até aulas extras para tirar todas nossas dúvidas. Estou completamente satisfeita com a qualidade das aulas. Tenho a honra de aprender com profissionais impecáveis, que só pensam no bem-estar do aluno”, reconheceu.

InteraçãoEllen aracaju

O que mais tem agradado a estudante do Campus Estância nas aulas remotas é a interação com os professores, que passaram por um processo de formação continuada antes da retomada do ano letivo. “Sou uma pessoa tímida, não me comunico facilmente. E mesmo com essa característica, me sinto muito à vontade para interagir, fazer questionamentos, etc. Os profissionais da instituição depositam uma confiança enorme na gente, o que sempre acaba nos motivando mais e mais”, destacou.

Ellen Abigail Domínguez Martínez, 16 anos, do curso técnico integrado em Informática do Campus Aracaju, também sentiu dificuldade no começo. Natural de El Salvador e vivendo há quatro anos no Brasil, a jovem teve que encarar uma nova língua, uma nova cultura e, quando já estava numa situação confortável, ingressou no IFS bem do ano da pandemia. É possível imaginar como foi desafiante chegar numa escola sem conhecer os colegas de turma, os professores, a dinâmica da modalidade integrada e do ensino remoto.

Com o tempo, Ellen Abigail se adaptou tão bem que, além de estar aprendendo, fez novas amizades. “As aulas evoluíram com a utilização de dinâmicas no meio virtual, estabilização da quantidade de atividades e esforço por parte de professores - e da equipe do IFS - para incentivar a participação dos alunos e melhorar a aprendizagem. A melhor metodologia é aquela que aplica a criatividade para prender a atenção do aluno, seja com site, aplicativo, enquete ou algum formulário interessante. Passo a passo, as coisas estão melhorando, sempre há desafios, mas o importante é ver o quanto temos avançado”, ressaltou.

JonathanGarantia de acesso

Um dos contemplados pelo edital de concessão de empréstimos dos tablets educacionais é o aluno do 3º período do curso superior em Gestão da Tecnologia da Informação, do Campus Propriá, Jonathan Gomes, 19 anos. Para ele, a pandemia modificou bastante sua rotina de estudos, já que passava horas de seu dia nas dependências do seu campus, principalmente na biblioteca, onde tinha acesso ao acervo bibliográfico e aos computadores.

“Além disso, sempre participava das monitorias. Levei um tempo para organizar meus estudos e voltar à rotina, mas vejo que a forma como ensino remoto está sendo colocado no IFS é muito boa e nos proporciona conhecimento. Por isso sobre o ensino remoto, manteria essa questão da flexibilidade das aulas, pois quando não posso assisti-las no momento ou tenho alguma dúvida, posso revê-las depois”, lembra Jonathan.

ErickEm seu último ano no curso técnico integrado em Agropecuária, do Campus Glória, o estudante de 20 anos, Erick Vinícius Silveira, conta que a mudança no formato das aulas de presencial para on-line foi algo que o impactou bastante. No entanto, hoje o aluno vê positivamente a organização dos sistemas do Google Sala de Aula. “Para isso, nós contamos com muitos professores que se reinventaram e ministram aulas muito bem como o docente Tiago Peixoto, José Dantas, José Horimo, entre outros. Na verdade, a maioria se sai muito bem. Eles são feras!”, elogia.

registrado em: