Página inicial > Últimas Notícias > Projeto sensibiliza sobre importância da ligação com rede de esgoto
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Projeto sensibiliza sobre importância da ligação com rede de esgoto

Criado: Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 12h22 | Publicado: Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 08h00 | Última atualização em Quinta, 25 de Fevereiro de 2021, 11h42

Projeto de educação ambiental 3Trabalho de extensão utilizou redes sociais e diálogo direto com moradores do Bairro Jabutiana para informar sobre a necessidade ambiental e de saúde pública do esgotamento sanitário.

O bairro Jabutiana, localizado na zona oeste do município de Aracaju, é atualmente uma das regiões mais populosas da capital sergipana, fruto de projetos de habitação, além da valorização imobiliária e comercial impulsionada nas últimas décadas. Por outro lado, a rede de esgoto não conseguiu acompanhar a rápida expansão da região e, por isso, os resíduos domésticos estão contribuindo há 35 anos para a poluição do Rio Poxim.

Projeto de educação ambiental 2É o material produzido pelo uso de pia, lavatório, vaso sanitário, ducha sanitária, água de banho, bebedouro, mictório ou qualquer dispositivo que utilize água para fins domésticos, que acaba sendo lançado diretamente em um curso de água considerado importante para o abastecimento da cidade. Sendo assim, um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibiex), do Instituto Federal de Sergipe (IFS), desenvolveu produtos educacionais para informar e sensibilizar a comunidade do bairro sobre a responsabilidade deles, bem como a importância ambiental e de saúde pública da correta destinação do esgoto residencial.

Trata-se de um trabalho que se desenvolve paralelamente à obra de implantação do de tratamento de esgoto no bairro. “O projeto de extensão surgiu a partir do monitoramento dos canais de drenagem de Aracaju, realizado há cinco anos pelo Grupo de Pesquisa em Saneamento Ambiental – GPSA, que identificou a presença de efluentes domésticos em bairros da capital que possuem o sistema de tratamento de esgoto", explica Flávia Dantas Moreira, a professora do curso superior em Saneamento Ambiental do IFS e coordenadora do projeto de extensão.

A professora Flávia explica ainda que, após a realização de entrevistas com moradores desses bairros, foi confirmado que nem todas as residências possuem a ligação na rede. “Alguns deles relataram que ao pagar a taxa mensal de esgoto acreditavam que não estavam impactando o meio ambiente e desconheciam a sua responsabilidade em efetivar o serviço. Diante dos fatos observou-se a necessidade de realizar ações de educação ambiental com a comunidade durante o desenvolvimento da obra de esgotamento sanitário visando ampliar a cobertura do sistema”, relata a coordenadora do projeto.

Trabalho dialógico

Projeto de educação ambiental 4O projeto foi estruturado para estabelecer o diálogo sobre a temática do esgotamento sanitário e a qualidade de vida no bairro Jabutiana a partir das lideranças locais e órgão executor da obra, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). “Durante as reuniões virtuais e a campanha educativa desenvolvida no Instagram, houve uma repercussão positiva quanto ao envolvimento da população, a adesão dos moradores para realizar ligações à rede coletora de esgoto e sobre as questões ambientais locais”, detalha a professora Flávia Dantas.

Os representantes locais também ressaltaram a importância do diálogo entre os setores envolvidos, demonstrando a relevância desse contato com a comunidade, ou seja, a importância da educação ambiental no âmbito do fortalecimento da cidadania. Apesar de reclamarem de alguns desconfortos durante a obra de implantação da rede de esgoto, os moradores entendem a importância desse trabalho a longo prazo.

Projeto de educação ambiental 1“A implantação do sistema de tratamento de esgoto é positiva para qualquer comunidade, pois são inúmeros os benefícios, dentre os quais destacamos, o ambiental. Inclusive o rio Poxim, que corta todo o bairro Jabotiana, esse poderá voltar a ser balneável, evidenciando o benefício sanitário e o de saúde pública. Com efluentes tratados, a área remanescente de mangue e toda sua biodiversidade será preservada ou reconstituída, dessa forma contribuirá para mantermos o “status’ de bairro mais verde da nossa capital, aqui o ambiental merece destaque”, comemora Edmundo de Almeida, presidente Conselho Comunitário do Residencial Celuta Porto. Somente no trecho desse residencial estão localizados 15 condomínios, totalizando 2.590 unidades residenciais e uma população estimada em 10.360 habitantes.

Importância do tratamento de esgoto

De acordo com a professora Flávia Dantas, o lançamento de esgotos domésticos sem tratamento é a principal fonte de poluição das águas no Brasil, pois cerca de 54% dos esgotos do Brasil não são tratado (SNIS 2018). “O tratamento dos esgotos domésticos é muito importante para a saúde ambiental e tem como objetivo a redução da carga orgânica poluidora, a remoção do material sólido e a redução da demanda bioquímica de oxigênio, além da presença de microrganismos patogênicos, destinando para a natureza uma água de melhor qualidade.

registrado em: