Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IFS realiza VI Encontro Pedagógico Multicampi nos dias 10 e 11 de maio
Início do conteúdo da página
ANO LETIVO

IFS realiza VI Encontro Pedagógico Multicampi nos dias 10 e 11 de maio

Criado: Sexta, 23 de Abril de 2021, 11h53 | Publicado: Sexta, 23 de Abril de 2021, 15h53 | Última atualização em Quinta, 29 de Abril de 2021, 14h19

Evento marca o início do período letivo do IFS, tendo em seu tema educação de qualidade em tempos de pandemia

Por: Monique de Sá

capa pedagogicoNos dias 10 e 11 de maio, o Instituto Federal de Sergipe (IFS), através da Pró-reitoria de Ensino (Proen), promoverá o VI Encontro Pedagógico Multicampi. Com o tema: “Educação Profissional e Tecnológica - desafios para assegurar uma educação de qualidade em tempos de pandemia”, o evento será totalmente on-line e ocorrerá no canal oficial do IFS no YouTube. Os interessados poderão se inscrever através do Sistema de Publicações do Instituto, o Sispubli.

O Encontro Pedagógico deste ano tem como objetivo promover espaços de reflexão acerca da prática pedagógica voltada para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, seja no contexto do ensino remoto emergencial ou no retorno às aulas de modo presencial. O evento é uma realização da Proen e marca o início de cada período letivo, abordando em cada edição, temas relevantes ao desempenho pedagógico institucional.

Em relação à temática, que aborda os desafios de uma educação de qualidade durante a pandemia, o pró-reitor de ensino do IFS, Alysson Barreto, lembra que em tempos de ensino remoto, ferramentas digitais passaram a ocupar o cenário principal da execução das aulas, quando na verdade a natureza do trabalho docente exige presencialidade.

“Não tem sido fácil oferecer serviços de qualidade nesse formato mas, na busca por esse objetivo, o IFS tem como ações mais conhecidas a oferta de equipamentos tecnológicos, de auxílio conectividade ou chips com pacotes de dados, a entrega de alimentos a partir da aquisição com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), entre outras”, ressalta o pró-reitor.

Por outro lado, segundo Alysson, é muito importante discutir aspectos pedagógicos e políticas de educação desse momento de ensino remoto. “Para isso, foram criados grupos de estudos coordenados pela Diretoria de Educação Profissional e Superior (DEPS) e com apoio do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que já trouxe ao debate temas dessa natureza. Além disso, o Encontro Pedagógico Multicampi e o 2º Ciclo de Estudos sobre Saberes e Práticas Pedagógicas do IFS são eventos que viabilizam a discussão, a troca de experiências e nos fortalece”, destaca.

O gestor ainda garante que as atividades de formação, de busca pela excelência da qualidade e do referenciamento dos serviços prestados pelo IFS não ficarão restritas a estas ações, havendo novos espaços de discussão ao longo do ano letivo de 2021.

Compartilhando saberes

De acordo com Rafaely do Nascimento, pedagoga e presidente da comissão do evento, o Encontro se constitui como um espaço oportuno para reflexão e compartilhamento de saberes e práticas educacionais. “Trata-se de um espaço de formação continuada de professores e outros profissionais, imprescindível para assegurar uma educação de qualidade”, diz.

O evento tem como público-alvo: professores, pedagogos, técnicos em assuntos educacionais, psicólogos, assistentes sociais e todos aqueles da instituição que se sentirem interessados nas discussões pedagógicas. Na programação, atividades culturais, palestras, mesa-redonda, mostra de produtos educacionais, apresentação de programas institucionais, entre outros.

“Diante desse contexto pandêmico, nós pensamos em uma programação que tivesse um olhar mais cuidadoso com o servidor e que tentasse acolhê-lo neste momento que estamos vivenciando. Por isso organizamos um evento com reflexões também acerca da saúde física e mental, sobre gestão do tempo e abordaremos questões sobre a felicidade. O desafio foi justamente ter uma programação que discuta questões pedagógicas, mas que tivesse um olhar de cuidado e atenção com o servidor”, explica Rafaely.

Confira a programação:

DIA 10 DE MAIO

Manhã
8:30h - Atividade Cultural: Homenagem a Paulo Freire – Estevão Andrantos – ator, cantor e dançarino (IFS)
9h - Abertura dos trabalhos
Mesa: Reitoria, Pró-Reitoria de Ensino e Coordenação do Evento

9:30h - Conferência: Provocações pedagógicas: Aprende-se a ser feliz? Escola é lugar de Felicidade?
Palestrante: Patrícia Marinho - Mestranda da FGV EASP, Pesquisadora Convidada do CNPQ UFRPE FELLI (Felicidade, Longevidade e Linguagem)
Coordenadora da mesa: Professor Me. Jonas Jandson Alves Oliveira – IFS/Campus Lagarto

Tarde
14h - Atividade Cultural: Morgana – Participante do The Voice Kids (2018) e Vencedora do IFStar 2018 e 2020

14:15h – Conferência: Ensino Híbrido: contradições e implicações na docência
Palestrante: Professora Dra. Edméa Oliveira dos Santos - Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Coordenador(a) da mesa: Professora Dra. Eline Alves Santos – IFS/Campus Socorro

16:15h - Lançamento do Programa Ensino 5A e Diagnósticos do Ensino Remoto IFS
Pró-Reitor de Ensino Professor Me. Alysson Barreto


DIA 11 DE MAIO

Manhã
8h - Atividade Cultural: Jennefer Layse - Vencedora do TobFest – Festival de Talentos Estudantil do Campus Tobias Barreto
8:15h – Mesa: Saúde em tempos de pandemia e seu impacto na comunidade acadêmica
Palestrantes:
1. Saúde Mental em tempos de quarentena – Karolline Carvalho Macêdo Neres – Psicóloga CRP19/00822
2. Viver bem é cuidar do corpo: Atividade Física na promoção da saúde – Professor Dr. Aldemir Smith Menezes – IFS/Campus Itabaiana
3. Quando o trabalho invade o lar: gestão do tempo e do espaço no ensino remoto – Manoel Nazaré Ereira Belchior – Servidor Efetivo do Ministério Público Federal – PR/SE
Coordenador da mesa: Professora Dra. Manoela Falcon Gallotti – IFS/Campus Itabaiana

10:30h - Apresentação do Programa Bem-Me-Quer: "Nós cuidamos de você!"
Marcos Moura - Médico perito do IFS e Integrante do Programa

Tarde
14h - Atividade cultural: Agroshow – IFS/Campus São Cristóvão
14:15h – Mostra de Produtos Educacionais do ProfEPT
1. Manoel Elielson - Roteiro das Tartarugas: Natureza e saberes locais no Litoral Norte de Sergipe
2. Luzia Dalila - Turismo Criativo em Penedo/AL
Coordenadora da mesa: Ma.Graziella Rollemberg - Egressa do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFS)
15h - Conferência de encerramento: Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica – Professor Dr. Adilson Cesar de Araújo – Instituto Federal de Brasília
Coordenadora da mesa: Ma. Carla da Conceição Andrade – Técnica em Assuntos Educacionais – IFS/Proen.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57