Página inicial > Últimas Notícias > Memorial do IFS promove exposição interativa online e gratuita
MEMÓRIA

Memorial do IFS promove exposição interativa online e gratuita

Criado: Sexta, 14 de Mai de 2021, 13h34 | Publicado: Sexta, 14 de Mai de 2021, 13h34 | Última atualização em Sexta, 14 de Mai de 2021, 14h22

Evento tem por objetivo apresentar obras que contam a história da instituição

Memorial site finalO Memorial do Instituto Federal de Sergipe (MIFS) vai realizar entre os dias 24 a 28 de maio a exposição virtual e interativa “Recuperando e Reimaginando o MIFS”. A Mostra é uma compilação de fotos e objetos que compõem e contam a trajetória da instituição desde a Escola de Aprendizes Artífices – criada com a publicação do Decreto 7.566, de 23 de setembro de 1909 – até os dias atuais. O público poderá acompanhar a exposição por meio do perfil do Memorial no Facebook (@ifsmemorial)

De acordo com Dulce Silva, coordenadora de Arquivo Histórico e Memorial (CAHISM), a Mostra é uma mescla do acervo histórico do MIFS com algumas peças inéditas. "Serão expostas fotografias das escolas que originaram o Instituto Federal de Sergipe. Assim como jornais e revistas que contam essa história. Também teremos a exposição de peças museológicas que formam nosso atual acervo físico e também algumas peças que ainda não foram apresentadas em outras exposições", relata a coordenadora da CAHISM.

O MIFS é um projeto criado pela Coordenadoria Geral de Protocolo e Arquivo (CGPA) para lembrar a história de realizações da instituição, na educação profissional no Estado. Segundo Manuela Silva, coordenadora da CGPA, a CAHISM e a CGPA tiveram que se adequar à nova realidade, com o advento da pandemia causada pelo Corona vírus, “Nesse tempo de pandemia os museus estão se reinventando, criando, desenvolvendo estratégias para fazer com que o público tenha conhecimento do nosso valoroso passado e conosco não está sendo diferente”, pontua Manuela.

Para ressaltar o trabalho coletivo e a construção da história da instituição no estado de Sergipe, Dulce e Manuela pedem licença a Isaac Newton para parafrasear a célebre frase do físico inglês se vi mais longe é por estar sobre ombros de gigantes. “Se o IFS tem uma tradição na educação profissional é porque este se apoiou em ombros de gigantes, homens e mulheres que construíram essa história”.

E diante dessa máxima, as coordenadoras lançam o convite à comunidade. “Por isso, você, independentemente de ser sergipano, aluno, professor, técnico administrativo não pode perder a oportunidade de conhecer essa história, a nossa história, a história de todos que fazem parte da Educação Profissional de Sergipe”.

Então anotem na agenda, no caderninho, no bloco de notas do celular, no aplicativo de tarefas essa data para não esquecer de rememorar a história centenária do Instituto Federal de Sergipe que muito contribuiu e continua contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do nosso estado.

registrado em: