Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFS PELO MUNDO

Criado: Terça, 18 de Mai de 2021, 14h03 | Publicado: Terça, 18 de Mai de 2021, 14h03 | Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2023, 08h26

O IFS em Portugal: 

Participação no Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior e novas parcerias internacionais para o IFS.

 

Sobre o seminário:

O Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior aconteceu na cidade de Bragança, Portugal, entre os dias 03 e 08 de abril, com a pretenção de incentivar a cooperação internacional entre as instituições de ensino superior de Portugal e do Brasil. O Instituto Federal de Sergipe foi representado pela reitora Ruth Sales Gama de Andrade e pelo assessor de relações internacionais, professor Frederico Chaves Sampaio Junior.

Prof. Ruth e Prof. Frederico

O evento foi sediado pelo Instituto Politécnico de Bragança, com o apoio e organização do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e abordou por meio de workshops, mesas redondas e visitas institucionais temáticas que distinguem positivamente as instituições participantes como a Mobilidade e a Dupla Diplomação, a Inovação Formativa, os Processos de Cocriação e o Empreendedorismo, e o fortalecimento das Redes de Cooperação Internacional envolvendo as instituições portuguesas e brasileiras.

Seminario Luso Brasileiro

 Parcerias

O seminário, junto as visitas técnicas realizadas, possibilitou uma abertura e uma maior aproximação com os Institutos Politécnicos de Bragança (IPB), Guarda (IPB), Porto (IPP) e Setúbal (IPS) para a ampliação de acordos de cooperação que atendem a instituição de forma transversal: professores, técnicos e estudantes. Confira os acordos na guia Documentos.

“Esse é um evento de grande importância, que aproxima as instituições e oportuniza a mobilidade, a dupla diplomação, a inovação formativa, o empreendedorismo e o processo de cocriação. Essas ações trarão muitos benefícios para os nossos estudantes e servidores, como também, visibilidade para a nossa instituição”, destacou a reitora Ruth Sales.


O IFS em Moçambique:

Cooperação Técnica para capacitar professores de Moçambique

Sobre a ação:

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) integra a missão de cooperação técnica que vai capacitar 75 professores moçambicanos na área de construção civil pelo Programa de Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica de Moçambique (Bramotec). O objetivo é promover a formação especializada a partir de estratégias pedagógicas inovadoras, difundir técnicas consolidadas demandadas pelo governo parceiro e instituir novas parcerias para a prospecção de pesquisas e a promoção da mobilidade acadêmica. 

O professor do IFS e coordenador do curso de Engenharia Civil do Campus Estância, Thiago Remacre, foi um dos cinco selecionados pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para ministrar o Curso de Formação de Formadores na Área de Construção Civil de Moçambique. A seleção incluiu docentes dos IFs de Brasília, Goiás, Paraná e Alagoas e usou como critério a área de formação e o envolvimento em propostas pedagógicas e de pesquisa capazes de apontar práticas de qualidade e inovação no ensino.

O curso:

O curso será híbrido e terá duas partes: atividades online (EaD), pela plataforma Google Classroom (17h/aula), e presenciais (133 h/aula), no Instituto Industrial e Comercial Eduardo Mondlane na cidade de Inhambane, em Moçambique, África. As atividades online terão início no dia 21 de novembro e se encerram em 25 de dezembro de 2022, enquanto as aulas presenciais ocorrerão no primeiro semestre de 2023, durante 25 dias. A metodologia incluirá uma oficina de formação geral e uma especialização em prática laboratorial e em prática de estaleiro comunitário.

As aulas serão ministradas em cinco módulos: Formação docente, Controle tecnológico de solos e fundações, Materiais de construção e compósitos de interesse ambiental, Planejamento e sistemas construtivos e Projeto integrador. O curso é voltado para professores do ensino técnico de Moçambique com formação em Engenharia Civil, Arquitetura ou áreas correlatas e será desenvolvido por meio da estratégia “learning by doing”, em que os participantes aprendem novas metodologias e ferramentas ao mesmo tempo em que as utilizam durante a capacitação.

Internacionalização

Segundo Thiago Remacre, o curso simboliza um marco na internacionalização formativa do IFS, que irá emitir certificado para 75 professores que atuam nas escolas técnicas e profissionalizantes daquele país. “Além do módulo EaD, irei ministrar aulas presenciais em sistemas construtivos, alvenaria estrutural e patologias das construções de alvenaria para desenvolver uma casa modelo empregada com tecnologia local, já que lá temos várias construções de pequeno porte para atender a população tão necessitada de Moçambique”, destacou.

Para o assessor de Relações Internacionais do IFS, Frederico Chaves Sampaio Junior, a missão de cooperação técnica para capacitar os formadores moçambicanos fortalece os laços culturais, históricos e linguísticos entre Brasil e Moçambique. "A participação do IFS no curso dá protagonismo à nossa instituição dentro da Rede Federal no eixo de cooperação Sul-Sul, que é prioridade para o Conif e continuará sendo na política de internacionalização do Brasil com a mudança da presidência", ressaltou.

Sobre o Bramotec

O programa Bramotec tem o objetivo de contribuir com a formação continuada de professores moçambicanos nas áreas de Agricultura, Design de Interiores, Turismo & Hotelaria e Construção Civil. A ação de cooperação bilateral, que conta com o envolvimento do Conif, Ministério da Educação, Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Secretaria de Estado do Ensino Técnico Profissional (SEETP) de Moçambique, reconhece a comunhão entre o Brasil e o país africano na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57