Página inicial > Últimas Notícias > IFS abre mais um edital para compra de alimentos da Agricultura familiar
RESPONSABILIDADE SOCIAL

IFS abre mais um edital para compra de alimentos da Agricultura familiar

Criado: Sexta, 27 de Agosto de 2021, 13h37 | Publicado: Sexta, 27 de Agosto de 2021, 13h37 | Última atualização em Quarta, 01 de Setembro de 2021, 09h01

As cestas básicas serão distribuídas a 2.996 alunos de todos os campi em situação de vulnerabilidade social. Os investimentos chegam a quase R$ 650 mil

Por Anderson Ribeiro

WhatsApp Image 2021 08 27 at 13.30.44Até o dia 12 de setembro, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) vai receber propostas de agricultores familiares para a compra de alimentos a serem destinados aos estudantes de todos os campi que estejam em situação de vulnerabilidade social e matriculados nos cursos de educação básica. A doação às famílias dos alunos ocorrerá durante o período da pandemia causada pelo novo coronavírus. O edital já está publicado no portal da instituição no endereço http://www.ifs.edu.br/licitacoes-e-contratos/licitacoes/chamada-publica/2021/9503-chamada-publica-n-01-2021-aquisicao-de-alimentos-da-agricultura-familiar-pelo-pnae. Os interessados devem acessá-lo para saber quais documentos são necessários e quais os itens são objeto de compra.

Por causa da pandemia, todo o processo será realizado exclusivamente de forma virtual. As propostas devem ser enviadas ao e-mail chamada.publica@academico.ifs.edu.br. Os gêneros alimentícios têm que obedecer a critérios de qualidade estabelecidos pelo IFS, que pretende comprar alimentos não perecíveis como arroz, açúcar e farinhas de milho e de mandioca; além de outros perecíveis como batata doce, cebola e inhame. O vencedor da proposta será conhecido no dia 13 de setembro.

Esse é o segundo edital lançado pelo IFS para esse fim. De acordo com Ider de Santana Santos, pró-reitor de Administração, os recursos são provenientes do PNAE, Programa Nacional de Alimentação Escolar. O total a ser adquirido equivale a mais de 70 toneladas de alimentos. "O valor do recurso é de R$ 648.274,48, para atender o total de 2.996 alunos nos diversos campi do IFS. Cada cesta básica tem uma estimativa de R$ 216,38, pesando aproximadamente 33 Kg", detalha.

Entende-se por agricultura familiar aquela em que todo o cultivo e mão de obra são realizados pela própria família em pequenas propriedades de terra e a produção é destinada à subsistência do produtor rural e ao mercado interno do país. Existem aproximadamente 4,4 milhões de famílias que produzem alimentos desse tipo de produção no Brasil.

Estima-se que mais de 70% da comida que chega à mesa dos brasileiros são provenientes da agricultura Familiar, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e é responsável por 9% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. A Organização das Nações Unidas (ONU) avalia que 80% de toda a comida do planeta venha da agricultura familiar.

registrado em: