Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFS são pré-selecionados para Olimpíadas Internacionais de Astronomia
MÉRITO

Alunos do IFS são pré-selecionados para Olimpíadas Internacionais de Astronomia

Criado: Quarta, 08 de Setembro de 2021, 09h39 | Publicado: Quarta, 08 de Setembro de 2021, 11h29 | Última atualização em Quinta, 09 de Setembro de 2021, 10h17

Dois estudantes do Campus Aracaju e um do Campus Itabaiana foram convidados para as seletivas da competição

Por: Monique de Sá e Jamili Vasco (bolsista de Jornalismo)

Os estudantes do Instituto Federal de Sergipe (IFS) Artur Alves, Paulo Henrique dos Santos (ambos do Campus Aracaju) e Leonardo de Oliveira (Campus Itabaiana) foram pré-selecionados para participar da Fase Online das seletivas das Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2022. A pré-seleção ocorreu a partir do bom rendimento obtido pelos discentes na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), sendo realizada de forma virtual este ano.

Uma carta convite foi publicada com o nome desses alunos e, caso sejam aprovados nas seletivas, garantirão uma vaga na XV Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na XIV Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). As seletivas ocorrerão por meio de três provas on-line, que acontecerão em 19 de setembro, 17 de outubro e 4 de dezembro.

Para o professor de Física do campus Itabaiana, Dárcio Hersch de Souza, os bons resultados dos estudantes deixam toda a comunidade orgulhosa, pois os discentes cursam um vasto número de disciplinas do curso integrado e ainda se dedicaram para uma competição nacional como a OBA. “O meu intuito é desenvolver a área de Astronomia, Astrofísica e Astronáutica no IFS. Eu ofereço aos alunos toda a orientação possível para que eles participem da OBA e também da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), pesquisando matérias e material de estudo e repassando para eles”, diz.

Leornardo itabaianaUm dos pré-selecionados é o estudante do 2º ano do curso integrado em Manutenção e Suporte em Informática do Campus Itabaiana, Leonardo de Oliveira. Ele conta que conheceu a OBA através de um convite do professor Dárcio e, que agora com o bom resultado obtido, a meta é focar na seletiva.

“Vou focar mais nos estudos para a próxima etapa. Atualmente, eu utilizo o canal do YouTube ‘Rapadura Cósmica’ para estudar e praticar, já que ele fornece dezenas de vídeos, aulas e atividades comentadas para especialização e preparação para a OBA”, ressalta o aluno.

No Campus Aracaju, os professores de Física, Edvaldo José dos Santos e Paulo César de Lima, são os responsáveis pelo desenvolvimento de ações voltadas para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica na unidade de ensino. Mesmo em meio à pandemia de Covid-19 e ao ensino ocorrendo de forma remota, eles conseguiram manter contato com seus alunos através da divulgação da competição em meios de comunicação, como grupos formados por coordenadores do IFS Aracaju.

Através de contato pelo e-mail institucional, os docentes formaram um grupo com os alunos que se inscreveram para participar da OBA. A partir de agora o objetivo é fazer uma preparação para a Olimpíada Internacional.

“Utilizaremos a mesma metodologia anterior. Vamos inserir os alunos no grupo de WhatsApp já existente, deixando-os cientes acerca das datas e procedimentos. Trabalharemos provas das edições anteriores. Principalmente, vamos orientá-los na condução das possíveis dúvidas que surgirão nas questões dessas provas”, explica o professor Edvaldo.

paulohenrique aracajuMedalhista de ouro na OBA, o estudante do 2º ano do curso técnico integrado de Química, Paulo Henrique dos Santos, relata que seus conhecimentos nas áreas de Astronomia e de Astrofísica o levaram às seletivas das Olimpíadas Internacionais. O garoto de 16 anos sempre teve curiosidade sobre o assunto, sempre gostou de observar as estrelas e a partir das aulas do professor do Campus Aracaju, Paulo César, passou a compreender a Física de uma maneira prática.

“Tive aula com Paulo César no 1º ano do Ensino Médio e ele foi extremamente importante para entender esta disciplina. É algo que realmente me interessa e fico grato por ter sido apresentando a este outro lado. No momento, estou me planejando para construir um conhecimento suficiente para minha aprovação. Criarei um cronograma de estudo para a pré-seletiva e estudarei com base nele. Estou com expectativas altas”, garante o aluno.

registrado em: