Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IFS realiza Conferência de Abertura das Atividades 2021.2, na próxima quarta, 13
Início do conteúdo da página
INÍCIO DAS ATIVIDADES

IFS realiza Conferência de Abertura das Atividades 2021.2, na próxima quarta, 13

Criado: Terça, 05 de Outubro de 2021, 12h43 | Publicado: Terça, 05 de Outubro de 2021, 12h48 | Última atualização em Quarta, 13 de Outubro de 2021, 09h10

Ação reunirá servidores da instituição, abordando a temática: “Estratégias para Avaliação de Aprendizagem”

CONFERENCIA iFSPor: Monique de Sá

Na próxima quarta, 13, a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Sergipe (IFS) tem um encontro marcado, afinal será realizada a Conferência de Abertura das Atividades 2021.2, cujo tema é: “Estratégias para Avaliação de Aprendizagem”. A ação será realizada a partir das 9h no canal oficial do IFS no YouTube. Para participar, os interessados devem se inscrever previamente ou durante o evento, através do Sistema de Publicações do Instituto, o Sispubli, dando direito a certificado de participação.

A iniciativa é da Pró-reitoria de Ensino (Proen) e visa reunir servidores, com a finalidade de dar as boas-vindas para o semestre letivo que se inicia (2021.2). A ação tem como público-alvo: docentes, pedagogos, técnicos em assuntos educacionais, psicólogos, assistentes sociais, entre outros técnicos que se interessarem pelo assunto.

Mesmo que de forma on-line, a diretora de Educação Profissional e Superior e professora, Elza Ferreira, acredita que esta é mais uma oportunidade para troca de saberes, de afetos e de experiências, entre os membros da comunidade acadêmica. “É um momento de darmos as mãos como sinal de amizade e de união em prol da maior de nossas missões: educar, realizando o processo ensino-aprendizagem e estando mais próximos dos nossos discentes”, ressalta.

Acerca da temática tratada para dar início ao novo semestre, “Estratégias para avaliação de aprendizagem”, Elza lembra a pertinência do tema, já que este é alvo de grandes discussões pedagógicas. “’Como avaliar?’, ‘Quais critérios utilizar?’, ‘Por que avaliação costuma incomodar discentes e docentes?’, ‘Por que confundem processos de avaliação com instrumentos de avaliação?’. Essas são perguntas que não se calam!”, diz.

Para ela, durante o Ensino Remoto Emergencial, as questões que envolvem o avaliar vieram à tona, afinal o modo de ministrar aulas era relativamente novo, exigindo dos servidores que esses fizessem cursos de capacitação continuada. No entanto, a docente se questiona se o processo avaliativo acompanhou esta inovação. “Portanto, a conferência pretende discutir estratégias para avaliação de aprendizagem reconhecendo que este momento envolve docentes e discentes numa relação plena de afetos, de saberes, de poderes, entre outros”, explica a diretora.

Para tratar a temática, foi convidada a professora e diretora de Ensino do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Horizonte, Allana Carvalho. Ela é doutora e mestre em Educação Brasileira na linha de pesquisa Avaliação Educacional (NAVE) pelo Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem graduação em Pedagogia pela UFC (2011).

Confira a programação:

9h – Abertura: apresentação musical – finalistas IFStar: Renata Pessoa e Gabriel Cunha
9h 15 – Participação da reitora Professora Dra. Ruth Sales
9h 30 – Participação do Pró-Reitor de Ensino Me. Alysson Barreto
10h – Conferência – “Estratégias para a Avaliação da Aprendizagem” a ser proferida por Dra. Alanna Carvalho (IFCE) e mediação da professora Cristiane Mirtes
10h50 – Debate
11h50 - Encerramento

registrado em:
Fim do conteúdo da página