Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa, extensão e internacionalização marcaram o segundo dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo da página
18ª SNCT

Pesquisa, extensão e internacionalização marcaram o segundo dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Criado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 10h13 | Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 10h38 | Última atualização em Quinta, 28 de Outubro de 2021, 10h32

Confira o resumo das atividades realizadas no evento

Por: Jamili Vasco (bolsista de Jornalismo), com supervisão de Monique de Sá

snct2dia 3O segundo dia da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Instituto Federal de Sergipe (IFS) contou com uma programação recheada de atividades pedagógicas, culturais e científicas. O evento foi realizado nesta terça-feira (26), de forma virtual por meio do canal oficial do IFS no YouTube.

A Orquestra de Cordas do IFS presenteou o público mais uma vez na solenidade de abertura. Os participantes apreciaram a apresentação da música “Serenade for String Orchestra”, de Norman Leyden, que foi orquestrada e regida pelo maestro Daniel Freire. O Coral do IFS (CANTIFS) fez uma apresentação que também chamou atenção da canção “Domine Tu Mihi snct2dia 2Lavas Pedes”, de José Maurício Garcia. Além disso, o grupo “Cantores do IFS” encantou o público com a apresentação da música “Minha Canção”, de Chico Buarque.

Participaram da mesa de abertura do segundo dia da 18 ª SNCT do IFS: o diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Jaime Barros Neto; a pró-reitora de Pesquisa e Extensão do IFS, Chirlaine Gonçalves; o diretor de Extensão do IFS, Otacílio Cerqueira e o Coordenador de Extensão do IFS, Rodrigo Galote.

O diretor de Extensão do IFS, Otacílio Cerqueira, parabenizou a todos os participantes e organizadores da 18ª SNCT, além dos técnicos administrativos, docentes e alunos da instituição. “Nesse momento de enfrentamento da Covid-19, é o momento de primarmos e reafirmarmos a importância da Ciência. E infelizmente, registrar o negacionismo à vida e à Ciência, mas estamos fortes e firmes e contamos com o apoio de todos acerca da importância de se prezar a Ciência”, destacou.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Extensão do IFS, Chirlaine Gonçalves, esse evento é importante tanto para a ciência de Sergipe quanto do Brasil. “É o momento para a gente divulgar as nossas produções e prestar contas para a sociedade do que a gente tem feito. Além de mostrarmos como temos utilizado nosso recurso, investindo na pesquisa, na extensão e na inovação”, explicou.

6ª Semana de Extensão (SEMEXT)

Após o encerramento da solenidade de abertura do evento, as palestras da 6ª Semana de Extensão (SEMEXT) foram iniciadas. A Diretora de Extensão Popular e Rural do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Maria José de Melo, ministrou a palestra “Curricularização da extensão para uma educação socialmente referenciada”. O Pró-reitor de Extensão do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Renato Tannure, ministrou a palestra “Integração Curricular da Extensão”. Além disso, a professora da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), Horasa Andrade, proferiu a palestra “Os desafios da extensão frente à interação entre o ensino e a pesquisa”.

snct2dia 43 º Fórum de Internacionalização do IFS (FINIFS)

As atividades da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do IFS continuaram no período da tarde, com as apresentações do 3º Fórum de Internacionalização do Instituto.

A representante do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Allana Netto, esclareceu as principais dúvidas sobre os convênios de cooperação internacional firmados entre o IFS e o IPB. Ela explicou também que o programa de mobilidade acadêmica aumenta muito a empregabilidade do aluno, com uma melhor colocação no mercado de trabalho. “O ganho profissional é apenas um dos benefícios que o aluno obtém deste programa. Com o período afastado do seu país de origem, o aluno se torna mais maduro, confiante, seguro, autônomo, independente, flexível, resiliente, adaptável e com uma maior capacidade de resolução de conflitos”, pontuou.

snct2dia 1O evento trouxe para o público a palestra “Relatos desenhados das primeiras impressões como professora visitante no Instituto Politécnico de Bragança”, ministrada pelo docente do IFS, Campus Lagarto e professor visitante do IPB, Márcio Santos Lima. “Os desenhos apresentados no evento são de tudo que eu vejo e me passa. Tudo que me afeta eu vou desenhando. Eles mostram os relatos dos meus primeiros momentos em Bragança, Portugal e do IPB”, explicou. São meu olhar em relação à cidade, à cultura, à comida, à próprias construções e arquiteturas da cidade”.

O professor Márcio Lima fez um relato também sobre a experiência de expor obras na mostra coletiva Rostos da Multidão, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira. Ele está participando com seis telas intituladas “Mulheres Fortes”, feitas em parceria com poemas da escritora Claudia Lima. “Cada ilustração e pinturas de rostos de mulheres foi extraída de uma história real, mas de uma forma poética, são poesias”, esclareceu.

Por fim, a palestra “Experiência de Mobilidade Virtual Durante a Licença Capacitação no Exterior para imersão em Inglês” foi apresentada pela jornalista do IFS, Campus Estância, Carole Cruz. Ela recebeu a concessão da licença capacitação para um programa de intercâmbio de inglês em Malta, mas devido à pandemia, não foi possível acessar o país. “Então é uma experiência rica, válida e essas novas plataformas digitais, no contexto da pandemia, mostraram mais do que nunca que é possível construir conhecimento, consolidar o processo de ensino e aprendizagem a partir das tecnologias”, informou.

4º Fórum de Pós- Graduação ( FPGRAD)

Os trabalhos da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Instituto Federal de Sergipe (IFS) continuaram com o painel "Métodos e técnicas de Pesquisa”. A professora do Instituto Federal de Brasília (IFB), Letícia Moraes, fez uma explanação sobre a pesquisa qualitativa. Já o professor do IFS, José Melo, abordou a pesquisa quantitativa no evento. As atividades foram mediadas pelo professor do IFS, Cláudio Braghini.

Lançamento de Obras

snct2dia 5Para fechar o segundo dia da 18ª SNTC do IFS com chave de ouro, a Editora do IFS (EDIFS) lançou 39 obras de diversos temas. Dentre elas, foram publicadas cartilhas, revistas, produtos de mestrados e livros. Segundo a coordenadora de publicações do IFS, Vanina Andrade, a editora trabalha com um fluxo contínuo de publicações. “É de fundamental importância levar para a sociedade sergipana o fruto dos trabalhos de pesquisa, extensão e inovação dos nossos servidores e alunos”, destacou.

Confira o catálogo de publicações na íntegra!

A 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Instituto Federal de Sergipe (IFS) acontece até sexta (29). Nesta terça, 26, o canal oficial do IFS no YouTube, com a programação da 18ª SNCT, teve cerca de 15 mil visualizações. Quer conferir tudo que aconteceu? Então acesse os links disponíveis abaixo:

18ª SNCT – 26/10/2021 – manhã
18ª SNCT – 26/10/2021 – tarde
18ª SNCT – 26/10/2021 – noite

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57