Página inicial > Últimas Notícias > IFS seleciona estudantes e profissionais recém-egressos para Programa de Residência Profissional Agrícola
AGROIFNORDESTE

Criado: Quarta, 09 de Março de 2022, 11h46 | Publicado: Quarta, 09 de Março de 2022, 11h46 | Última atualização em Quarta, 09 de Março de 2022, 15h13

Será ofertada uma vaga e cadastro reserva para atuação na região semiárida de Sergipe

agroifnordeste capaO Instituto Federal de Sergipe (IFS) publicou nesta quarta, 09, o edital nº 01/2022, que visa selecionar estudantes e profissionais recém-egressos dos cursos: Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroindústria, Técnico em Alimentos, Técnico em Agroecologia, Tecnólogo em Laticínios, Tecnólogo em Alimentos, Tecnólogo em Agroecologia, Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica e Zootecnia, para ingressarem no Programa de Residência Profissional Agrícola (PRPA), no âmbito do Projeto AgroIFNordeste, que é uma parceria entre o IFS, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Será ofertada uma vaga, além de cadastro de reserva para Residência Profissional Agrícola na região semiárida de Sergipe, para atuação em Poço Redondo e proximidades.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 14/03, seguindo as normas de inscrição presentes no Edital Nº 1/2022. O processo de seleção será realizado em duas etapas: a primeira etapa consistirá na análise de currículo e a segunda de entrevista individual, ambas de caráter classificatório. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente da pontuação obtida pela média da nota do currículo e da nota da entrevista. Os selecionados como residentes serão contemplados, durante seis meses, com uma bolsa no valor de R$ 900,00.

A Residência Profissional Agrícola consiste em um curso teórico-prático, voltado para alunos com todas as disciplinas concluídas e egressos com até 24 meses de formado, de cursos técnico de nível médio e cursos superiores da área de Ciências Agrárias ou áreas afins, em articulação com as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural.

De acordo com a coordenadora-geral do AgroIFNordeste/IFS, Irinéia do Nascimento, o projeto é de suma importância para o desenvolvimento tecnológico rural da instituição, trazendo benefícios para as comunidades locais através de eventos da extensão tecnológica voltada para a realidade e demandas do semiárido. Além de possibilitar o desenvolvimento de pesquisas e capacitação de estudantes, técnicos e agricultores no uso de tecnologias sustentáveis e de fácil acesso para agricultores locais.

Sobre o Programa de Residência Profissional

O PRPA tem como objetivo capacitar na teoria e na prática estudantes e egressos recém-formados, em Assistência Técnica e Extensão Rural, promovendo o aprimoramento de conhecimentos e de habilidades por meio de treinamento intensivo profissional em serviço de uma ou mais áreas de conhecimentos com o escopo de especializar o profissional para exercer a profissão e oferecer consultorias nas áreas de ciências agrárias e afins.

registrado em: