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BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO – CAMPUS LAGARTO

Sobre o curso

DADOS GERAIS

Carga Horária: 3.645 horas

Regime: Semestral

Turnos de oferta: Diurno

Duração: 5 anos

Forma de oferta: Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo

Local de Oferta: Campus Lagarto

Tabela 1 – Dados do Curso de Arquitetura e Urbanismo

DADOS DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

HABILITAÇÃO

Bacharel Arquiteto e urbanista com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva

ENDEREÇO DA IES

Rua Cauby (Estrada da Barragem), 523, Jardim Campo Novo, Lagarto - SE, 49400-000

DESCRIÇÃO DO CURSO

A implantação do Curso de Arquitetura e Urbanismo no IFS/Campus Lagarto beneficiará o debate sobre a construção de políticas públicas que favoreçam a reforma urbana; fortalecerá a luta pela assistência técnica gratuita para a população de baixa renda; intensificará o aperfeiçoamento profissional e científico, a pesquisa e a extensão na área da Arquitetura e Urbanismo; estimulará a promoção de eventos, concursos, o desenvolvimento de trabalhos finais de graduação aplicados, o uso de práticas pedagógicas inovadoras; propiciando assim a troca de experiência entre agentes das diversas áreas, das diferentes regiões e organizações administrativas (públicas, privadas, associações, federações, conselhos, etc.) e que enfrentam em seu cotidiano experiências e problemas comuns ou similares, além de contribuir para a disseminação de informações da área da Arquitetura e Urbanismo.

IMPLANTAÇÃO DO CURSO

2019.2

NÚMERO DE VAGAS

25 vagas por semestre

NÚMERO DE TURMAS

2 turmas por ano

REGIME ACADÊMICO

Periodização semestral. 

REGIME DE MATRÍCULA

Semestral

DIMENSÃO DAS TURMAS

Aulas teóricas: até 45 alunos; Aulas práticas: até 20 alunos

TEMPO PARA INTEGRALIZAÇÃO

   MÍNIMO

5 (cinco) anos

   MÁXIMO

7,5 (sete e meio) anos

TURNO DE FUNCIONAMENTO

Diurno

REGIME DO CURSO

Sistema de Créditos

TOTAL DE CRÉDITOS

243 Créditos

CARGA HORÁRIA

Carga Horária Teórica: 1.203 horas

Carga Horária Prática: 1.722 horas

Carga Horária Optativa: 390 horas

Carga Horária de Estágio: 150 horas

Carga Horária de At. Complementares: 150 horas

Carga Horária Total: 3.645 horas

FORMA DE INGRESSO

Sistema de Seleção Unificada (SISU) e

Processo Seletivo IFS utilizando Boletim do ENEM e em obediência as leis em vigor

 
 
 
Objetivo Geral: 
 
    Formar arquitetos e urbanistas generalistas que tenham a capacidade de atuar nas diversas áreas de atividade profissional e que possuam a habilidade de compreender e atender às necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades através da concepção, planejamento e adequação de espaços públicos e privados, levando em consideração as suas relações com o meio ambiente, história, cultura e tecnologia, valorizando a arquitetura como instrumento de atuação ética e de transformação social e cultural.
 
Objetivos Específicos: 
 

O Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo tem por finalidade possibilitar a formação do arquiteto que lhe permita desenvolver e aplicar os conhecimentos e saberes, destacandose os seguintes objetivos específicos:

    ● Capacitar o egresso a atuar nas diversas áreas previstas nas atribuições profissionais estabelecidas pelo Conselho de Arquitetura e urbanismo - CAU;

    ● Desenvolver a habilidade de expressão e comunicação oral, escrita e gráfica dos egressos;

    ● Estimular atividades de pesquisa e extensão com o envolvimento do estudante na realidade social e necessidades da comunidade;

   ● Atender as demandas dos mercados regional e nacional, formando profissionais qualificados e atualizados que acompanhem as inovações científicas e tecnológicas e que sejam conscientes da responsabilidade ecológica e com o desenvolvimento sustentável;

 
Perfil profissional
 
O Bacharel Arquiteto e urbanista com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a:
 
     ● Compreender os contextos sociais, culturais, ambientais, econômicos, tecnológicos, funcionais e estéticos;
 

    ● Desenvolver espaços públicos e privados, urbanos e arquitetônicos, em todos os níveis de complexidade em atendimento às mais diversas demandas espaciais;

    ● Atuar de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas sociais e ambientais;

    ● Identificar e solucionar problemas na área de da arquitetura e urbanismo, com capacidade decisória e crítica;

    ● Produzir conhecimentos e atuar considerando aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais, além de estar ciente da necessidade de formação contínua e permanente.

    O perfil profissional do egresso observará, ainda, a consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução Nº 2 de 17 de junho de 2010) e com as Resoluções: Nº 21, de 5 de abril de 2012 e, N° 51, de 12 de julho de 2013, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU, com vistas a inserção no mundo do trabalho nas áreas de que tratam os documentos.
 

Matriz curricular 

O IFS, como instituição de ensino, tem a incumbência de propiciar aos estudantes do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo as seguintes atividades no decorrer dos períodos:
 
1) Seminários e encontros voltados à comunidade interna e externa, com temas pertinentes ao que envolve o projeto do curso, no que diz respeito aos saberes, habilidades e competências relacionados ao perfil do egresso e a missão da instituição no atendimento das demandas da sociedade.
 
2) Ciclos de palestras que serão realizadas para apresentar o desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas à formação do curso, a atualização dos conteúdos curriculares e contribuir para uma maior sintonia com o dinâmico mundo do trabalho. Nesses eventos espera-se cooperação entre a comunidade interna (estudantes e servidores que atuam no curso) e a comunidade externa, bem como empresas e órgãos dos setores públicos e privados; 
 
3) Participação em projetos de extensão e pesquisa aplicada em consonância com a dinâmica, a missão e a regulamentação do IFS, através de possíveis editais de fomento a Pesquisa e Extensão, bem coparcerias com instituições públicas e privadas buscando atender aos arranjos produtivos locais e as necessidades da comunidade escolar; Visitas técnicas a empresas e órgãos do setor de arquitetura e construção civil, meio ambiente, com apresentação de relatórios, situações problemas e estudos de casos. As atividades de extensão (seminários, encontros, visitas técnicas, ciclos de palestras e outros) deverão ser complementares as temáticas (os saberes) das disciplinas do curso (ou seja, atividades multidisciplinares). Dessa forma, deverão ser integradas aos conteúdos ministrados em sala de aula, por meio de discussão e aprofundamento, antes ou após a ocorrência das mesmas, como também as situações problemas e estudos de casos.
 
    No curso serão estimuladas e ofertadas atividades de iniciação científica, bem como possibilidade de participação em projetos de pesquisa conforme regulamentação, programas e projetos do IFS. Será obrigatório como parte da integralização do curso o cumprimento da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que podem inclusive terem sua origem ou serem prosseguimento de Projetos Integradores. Durante o curso serão ofertadas monitorias de acordo com o Regulamento de Organização Didática vigente. Os estudantes poderão participar de Empresa Junior, como também de outras atividades empreendedoras direcionadas ao seu perfil profissional e regulamentadas pela Lei 13.267 de 06 de abril de 2016. A diversidade de práticas pedagógicas previstas tem como objetivo estimular a autonomia do estudante na busca da inovação científica e tecnológica.
    O curso de Arquitetura e Urbanismo, deverá incentivar um ensino interativo de pluralidade e não de forma individualizada. O curso de Arquitetura e Urbanismo do IFS terá a preocupação de enfatizar a dinâmica da sociedade na busca de resolução das necessidades e demandas do mundo do trabalho e do compromisso com a vida, formando profissionais como agentes e gestores do futuro. Elaborou-se uma estrutura curricular que possibilitará a esse profissional o ingresso no mercado de trabalho. Para a concretização desse ideário de currículo, torna-se imperativo o diálogo entre as experiências que em andamento, avaliação contínua das realidades e das demandas sócio laborais e, principalmente, a existência de discussões para retroalimentação e avaliação dos currículos, os quais possibilitarão práticas pedagógicas com um viés interdisciplinar. A presente proposta curricular, estruturada com uma base sólida de conhecimento científico e tecnológico, permitirá a flexibilidade necessária para as atualizações contínuas, favorecendo a interlocução de saberes e a efetivação do princípio educativo do aprender com a diversidade, num processo formativo que respeite a diferença, a tolerância e a solidariedade, e ainda estimule a atitude empreendedora dos estudantes, a autonomia e o intercâmbio de profissionais.
 

Infraestrutura 

    O Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo do campus IFS poissui uma estrutura constituída por sala de coordenação, sala de atendimento aos discentes, sala de professores e mais 7 (sete) laboratórios específicos para Arquitetura e Urbanismo construidos, podendo desenvolver e articular ensino, pesquisa, inovação e extensão no campus. Além disso, o campus dispõe para o curso laboratórios específicos para as disciplinas de Física (02 laboratórios), Química (01 laboratório), Informática (07 laboratórios) e Desenho (04 laboratórios). O estudante do curso pode contar com apoio de toda a infraestrutura do campus além das salas e dos laboratórios, como:

    ● Setor multidisciplinar, onde podem contar com apoio pedagógico e psicológico, além de ser assistidos pela Coordenadorias de Assuntos Educacionais e Assistência Estudantil pelo programa institucional composto por projetos, linhas de ações e serviços direcionados ao discente.

    ● Biblioteca, com acervo amplo e diversificado, com livros técnicos referente aos cursos ofertados pelo campus, livros paradidáticos, obras de referência, periódicos, além de CD's, DVD's e Audiolivros. Além disso, a biblioteca conta também com computadores conectados à internet via cabo o que promove e facilita a consulta de seus usuários. A biblioteca também conta com iluminação e sistema de refrigeração adequado para o conforto dos usuários, além do recurso para facilitar a acessibilidade como piso tátil, placas informações em braile e uma biblioteca inclusiva para pessoas com deficiência visual ou baixa visão, onde possui material em braile, computador com softwares e jogos específicos para esse público específico.

    ● Núcleo de Saúde Escolar (NUSE)

    ● Auditório com 246 lugares e miniauditório com capacidade para 72 lugares.

    ● Espaço de vivência e refeitório

    ● Ginásio de Esportes

    ● Minipraças com mesas e cadeiras

Para facilitar a localização dos espaços, na entrada do campus está disponível um mapa com os principais espaços do Campus
PPC - INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS.pdf

Contato 
 

Campus Lagarto:

Telefone: (79) 3321-1509

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenador: Marcos Vinícius Santana Prudente (PORTARIA Nº 205, DE 28 DE JANEIRO DE 2022)

 Professores 

- Anselmo Araújo Matos;
- Daniela Ferreira Batista;
- David de Paiva Gomes Neto;
- Edney Menezes Nogueira;
- Fábio Wendel da Graça Nunes;
- Glauber Fontes de Oliveira; 
- Laurindo Maurício Menezes Lobão;
- Luciano Silva Vasconcelos, ; 
- Lucycleide Santos Santana; 
- Marcio Santos Lima;
- Marcos Elan Alves de Araújo; 
- Marcos Vinicius Santana Prudente (atual Coordenador do curso); 
- Mariana Emanuelle Barreto de Gois;
- MIchella Graziela Santos Mendonça;
- Monica Ferreira da Silva (substituta);
- Ricardo Monteiro Rocha (atual Diretor Geral do Campus Lagarto);
- Sandra Silveira Graça;
- Sergio Lima dos Santos;
- Sérgio Souza Oliveira;
- Valmir do Carmo Prata;
 
PPC 

Leia aqui o PPC do curso

Colegiado 

PORTARIA Nº 3553, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2022
- Marcos Vinícius Santana Prudente (Membro);
- Luciano Silva Vasconcelos (Membro);
- Anselmo Araújo Matos (Membro);
- Marcos Elan Alves de Araújo (Membro);
- Lucycleide Santos Santana (Membro Suplente);
- Laurindo Maurício Menezes Lobão (Membro Externo);
- Sérgio Lima dos Santos (Membro Externo - suplente);
- Marcelo Ribeiro Santana (Membro -Pedagogo);
- Telma Amélia de Souza Pereira (Suplente – Pedagoga);
- Luciano Ferreira Salgado (Membro Discente);
- Rafaela Leal Neves (Suplente – Discente).

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