Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Conheça nossos cursos > Cursos > Superiores > Licenciatura em Ciências Biológicas
Início do conteúdo da página
 
Sobre o Curso

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas tem como objetivo a formação de professores em Ciências Biológicas para atuação no ensino fundamental, médio e profissionalizante. Este profissional recebe formação geral sólida com práticas, estágios e extensões de docência, capacitando-o para relacionar conhecimentos teóricos com a prática em sala de aula, comprometido com os valores éticos e de cidadania. O Licenciado em Ciências Biológicas, por meio da aplicação pedagógica dos conhecimentos e experiências na área, instiga a construção do conhecimento em seus alunos, relacionando a educação com a defesa da vida, da saúde, da biodiversidade e  preservação do meio ambiente, com foco na qualidade de vida de todos seres vivos do planeta.

 

 




Duração: 4,5 anos.


 
Mercado de trabalho

O profissional Licenciado em Ciências Biológicas pode atuar no Ensino Fundamental por meio da disciplina de Ciências e no Ensino Médio, ao lecionar Biologia, nos setores público e privado. Ademais, pode desenvolver projetos ou pesquisas científicas relacionados à educação ou ao desenvolvimento de material didático pedagógico.

 Matriz Curricular
  • Básicas:

Metodologia científica; Noções básicas de informática; Redação Científica, Libras; Física Geral; Química Básica; Matemática Básica.

  • Educação/docência:

História da Educação; Didática; Filosofia da Educação; Sociologia da Educação; Educação, Diversidade e Cidadania; Psicologia da Educação I e II; Tecnologia da Educação; Metodologia do ensino de Ciências e Biologia; Estágio supervisionado em Ciências I e II; Estágio supervisionado em Biologia I e II; Projeto de Seminário de Extensão; Projetos de Ensino de Ciências e Biologia; Seminários de Extensão; Projeto Integrador I e II.

  • Profissionalizantes:

Invertebrados I e II; Entomologia; Cordados I e II; Elementos de Anatomia Humana; Fisiologia Humana; Saúde Pública; Fisiologia Vegetal; Morfologia e Anatomia Vegetal; Sistemática Vegetal; Ecologia I e II; Biogeografia; Bioética; Legislação e Gestão Ambiental; Propriedade Intelectual; Empreendedorismo; Biologia Celular; Genética Básica; Evolução; Geologia e Paleontologia; Física e Química Experimental; Probabilidade e Estatística; Biofísica; Bioquímica; Biotecnologia; Microbiologia Geral.

 
  1. INFRAESTRUTURA:

O IFS - Campus São Cristóvão conta com laboratórios de Biologia Animal, Biologia Vegetal, Microbiologia, Física, Química, Informática, entre outros; e disponibiliza laboratório vivo com remanescente de Mata Atlântica cortada pelo rio Poxim-Açu, local de diversas atividades práticas.

  1. CONTATO:

Coordenação através do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  1. PPC:

O projeto pedagógico do curso está disponível na página do IFS (www.ifs.edu.br), no campo ‘Institucional’, no link PPC. 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 1354
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=article&id=7903