Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página


curso técnico
Petróleo e Gás
 

Sobre o curso

É um curso técnico de nível médio subsequente de 2 anos, onde o profissional desenvolverá os seguintes saberes e conhecimentos: Operar e controlar máquinas e equipamentos na produção de petróleo e gás natural. Auxiliar e atuar na programação, planejamento e execução da manutenção de máquinas e equipamentos.Determinar propriedades e grandezas dimensionais de rochas, fluidos e materiais para a indústria do petróleo e gás natural. Auxiliar no controle dos efeitos ambientais das operações efetuadas.

Duração: 2 anos (subsequente)





 

  Mercado de trabalho

Este profissional poderá atuar em Empresas operadoras de campos de petróleo, empresas do setor petrolífero, petroquímico, de processsos e prestadoras de serviços. De acordo com o Plano de Negócio 2009/2013 da Petrobras, fez a projeção de aumentar a produção dos atuais 2,7 mil bored para 3,6 em 2013 e atingir o patamar de 5,7 em 2020, ou seja, de dobrar a produção da Petrobras. Para isso, projetou um aumento de investimento de 28,9 (2009 a 2013) para 111,4 bilhões de reais (2009 a 2020), para novos estudos geológicos, com introdução de tecnologias inovadoras e 153 aquisições de navios, barcos, plataformas e jaquetas.

O refino também foi planejado de 1.791 bpd (2009) para 2.207 bpd (2013) e 3.012 (2020) para atender a demanda interna, além da expansão dos terminais marítimos e terrestres. No plano estadual, de acordo com a Agência Brasil de 21/09/2011, foi descoberto petróleo no primeiro poço em águas ultraprofundas da Bacia Sergipe-Alagoas, de qualidade semelhante ao óleo encontrado na Bacia de Campos, o que contribuirá para triplicar o total de reservas de Sergipe e fazer com que o estado passe da sexta para a quarta posição entre os maiores produtores do Brasil.

Até então, Sergipe tinha cerca de 27,9 milhões de barris em reservas, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo. Com a descoberta, estima-se que passe a ter mais 76 milhões de barris, conforme comunicado divulgado pela Petrobrás. Sendo assim, é promissor a carreira do técnico de petroleo e gás, que atua nesse cenário como técnico de operação e de plataforma.

 

  Matriz curricular

Este plano de curso encontra-se definido a partir da observância aos princípios norteadores da educação profissional, segundo critérios estabelecidos pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências; no Decreto Federal nº 5.154, de 23/07/2004, que regulamenta o parágrafo 2º do art. 36 e os Art. 39 a 41 da Lei nº 9.394/96; Parecer CNE/CEB nº 12/97, esclarece dúvidas sobre a Lei nº 9.394/96 (Em complemento ao Parecer CEB nº 05/97); Parecer CNE/CEB nº 16/99, refere-se as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico; Parecer CNE/CEB nº 39/04, refere-se à aplicação do Decreto nº. 5.154/2004 na Educação Profissional Técnica de nível médio e no Ensino Médio;

Resolução CNE/CEB nº 04/99 institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação. Profissional de Nível Técnico;Resolução CNE/CEB nº 01/05 estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos; Parecer CNE/CEB nº 35/03 que regulamenta normas para a organização e realização de estágio de alunos do Ensino Médio e da Educação Profissional. As disciplinas cobrem: Informática Aplicada, SMS, Gestão Ambiental. Química dos Hidrocarbonetos, Química Geral, Física Geral, Fenômenos de Transporte, Termodinâmica, Eletrotécnica, Manutenção Mecânica, Química Analítica e Instrumental, Processos Industriais /Eficiência, Corrosão, Fundamentos de Tecnologia de Petróleo & Gás, Operações Unitárias, Controle de Processo, Processos de Refino, Dutos, Transporte e Armazenamento, Regulação Petróleo & Gás.

 DisciplinaCréditosCarga horáriaRequisitos
Disciplina 1 - - - -
Disciplina 2 - - - -
Disciplina 3 - - - -
Disciplina 4 - - - -
Disciplina 5 - - - -
Disciplina 6 - - - -
Disciplina 7 - - - -
Disciplina 8 - - - -

 

 

  Quadro docência

Ms. Aroldo Hitoshi Otsuka

Dr. Silvanito Alves Barbosa

Dr. João Vicente Santiago do Nascimento

Ms. Ricardo Coelho de Sousa

Ms. Flavio Jose Araujo de Brito

 

  Contato

COPGAS - Coordenadoria Petroleo e Gás - IFS/Campus Aracaju - (79) 3711-3201

Coordenador Aroldo Hitoshi Otsuka - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

  PPC

Leia aqui o PPC (Projeto Pedagógico do Curso)

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 1354
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=article&id=7903