Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

Escrito por RAFAEL OLIVA DE SOUSA | Criado: Quarta, 14 de Março de 2018, 15h13 | Publicado: Quarta, 14 de Março de 2018, 15h13 | Última atualização em Quarta, 14 de Março de 2018, 15h24

1. Quais os pré-requisitos para ingressar nos cursos do IFS?

  • Para ingresso nos Cursos Técnicos Integrados é preciso ter concluído o Ensino Fundamental até a data de matrícula.

  • Para ingresso nos Cursos Técnicos Subsequentes é preciso ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula.

  • Para os Cursos de Nível Superior (Graduação, Tecnólogo e Licenciaturas) é preciso ter concluído o ensino Médio.


2. É permitido efetuar mais de uma inscrição no Processo Seletivo e Vestibular do IFS?
Sim, mas a inscrição somente será válida após o pagamento da taxa no Banco do Brasil. Caso haja efetuado mais de um pagamento para o mesmo nível de curso, será válido apenas o último. É permitido se inscrever em dois processos desde que as provas ocorram em datas distintas.


3. Onde posso ter acesso aos conteúdos das provas?
No Manual do Candidato: Na página principal do site há um ícone- Manual do candidato, onde estão listados todos os manuais dos processos vigentes.

4. É possível alterar minha opção de curso, de cotas na minha inscrição?
Não. O sistema não permite alteração de dados após a inscrição, caso tenha optado pela reserva de vaga errada ou curso, deverá fazer uma nova inscrição. Somente a última inscrição, com a taxa paga, será válida.

5. Durante a minha inscrição digitei meu nome errado, como faço para consertar?
Depois de efetuada a inscrição o sistema não permite alterações. Caso tenha digitado algum dado errado deverá informar ao fiscal no dia da prova.

6. Não poderei estar presente no período de realização de matrículas. O que faço?
É possível efetivar a sua matrícula via procuração simples registrada em cartório (será exigida a apresentação da Carteira de Identidade do procurador, cujo número deverá constar na procuração),e dos documentos requeridos ao candidato para efetivação da matrícula. 

7. Consegui uma das vagas oferecidas na reserva de vagas (sistema de cotas). Que documentos preciso apresentar para efetivar a matrícula no IFS?
A documentação requerida de cada público da reserva de vagas consta no edital. Acesse a página inicial deste site e procure o ícone editais. A documentação solicitada em cada caso pode ser apresentada pessoalmente ou por terceiros, em cópias autenticadas em cartório ou em cópias simples acompanhadas dos originais, para autenticação pela Coordenação de Registro Escolar de cada campus.

8. Quais disciplinas constam da prova do Vestibular?
A prova consta de questões objetivas das disciplinas do Ensino Médio: Português, Matemática,Física, Química, Biologia, História,Geografia e Inglês ou espanhol, com conteúdos programáticos do Ensino Médio, todos constantes no Manual do Candidato e uma REDAÇÃO valendo de 0 (zero) a 10 (dez).

9. Pago alguma taxa para me inscrever no Processo Seletivo do IFS?
A taxa do Processo Seletivo para os cursos Integrados e Subsequentes é R$ 20,00, para o Vestibular, R$ 30,00. O candidato poderá solicitar isenção da taxa comparecendo ao campus de interesse na data prevista em edital.

10. Obtive isenção da taxa de inscrição. Neste caso, como faço para realizar a minha inscrição?
Os candidatos que obtiveram isenção da taxa de inscrição deverão comparecer no campus, na data pré-fixada no edital, para efetivar a inscrição presencial.

11. Não obtive isenção da taxa de inscrição. Neste caso, como faço para realizar a minha inscrição?
Os candidatos que não obtiveram isenção da taxa de inscrição, deverão realizar inscrição on-line ou presencial e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no Banco do Brasil.

12. Como e quando poderei confirmar o local onde realizarei a prova do Processo Seletivo ou Vestibular do IFS?
Para verificar o local de prova o candidato deverá, na semana anterior à prova, acessar o endereço eletrônico http://qacademico.cefetse.edu.br/qselecao/ e selecionar o edital para o qual está concorrendo e imprimir o cartão de identificação, onde constará local de realização da prova.

13. Como utilizo o ENEM na inscrição do vestibular?
Para utilizar o ENEM o candidato deverá manifestar interesse no SiSU em data marcada no site: http://sisu.mec.gov.br/

 

Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 1139
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=article&id=6734