Página inicial > Últimas Notícias > IFS entrega tablets aos professores de todos os campi
ENSINO 5A

IFS entrega tablets aos professores de todos os campi

Criado: Quarta, 25 de Mai de 2022, 19h32 | Publicado: Quarta, 25 de Mai de 2022, 19h32 | Última atualização em Segunda, 30 de Mai de 2022, 09h54

Ação faz parte do incentivo do uso de tecnologias educacionais do Programa Ensino 5A da Proen

Por Anderson Ribeiro

Tablet CapaUma ação da Pró-reitoria de Ensino (Proen) para incentivar o uso de tecnologias educacionais em sala de aula, do Programa Ensino 5A, está realizando entregas de tablets aos professores de todos os campi do IFS. Na segunda-feira (23), as entregas foram realizadas nos campi Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Tobias Barreto; na terça (24), nos campi São Cristóvão e Lagarto; hoje, dia 25, nos campi Itabaiana e Nossa Senhora da Glória. Nos próximos dias serão distribuídos nos campi Estância e Propriá.

Os equipamentos foram patrimoniados pelo IFS e acautelados aos professores, sem prazo para devolução. De acordo com o pró-reitor de Ensino Alysson Barreto, esses equipamentos possuem configuração semelhante àqueles entregues aos estudantes durante o ensino remoto emergencial. “Eles não possuem chip de Internet, mas podem ser utilizados em qualquer rede WiFi, em casa ou no campus”, disse.

Entrega TabletsOs recursos investidos somam mais de 290 mil reais e são provenientes, parte deles do MEC e outra da reitoria. O Programa Ensino 5A é um conjunto de projetos educacionais que pretendem trazer inovação, tanto para a gestão do ensino, quanto nas práticas educacionais desenvolvidas por professores do IFS. “Ele abrange ações que passam pela gestão baseada em dados, o incentivo ao uso de tecnologias educacionais, o trabalho colaborativo e a formação continuada dos servidores", afirmou Alysson.

Para o Pró-reitor de Ensino, a entrega dos tablets mostra o compromisso da gestão com a formação continuada dos professores pois se soma à capacitação em Metodologias Ativas, que está acontecendo, e as outras realizadas pelo Programa Ensino 5A nos dois últimos anos. “Ela vem acontecer num momento muito importante, pois o aprendizado e os avanços proporcionados pelo contexto do ensino remoto precisam ser continuados, uma vez que a geração de estudantes que estamos recebendo são cada vez mais ligados em tecnologia e o mundo do trabalho tem se transformado rapidamente, para um futuro ainda mais tecnológico”, destacou.

A professora Mirela Assunção Simões, do Campus São Cristóvão, disse que o equipamento vai dar dinamismo as aulas. “Além de ajudar na hora da chamada, vai proporcionar baixar vídeos para trabalhar com os alunos. O tablete é prático. Também pretendo trabalhar no laboratório tirando fotos dos microscópios. Vai ser uma grande vantagem”, salientou a professora que ministra disciplinas como biologia aquática, oceanografia e criação de peixes ornamentais no Curso Técnico Integrado de Aquicultura, entre outras.

Já a professora Raquel Nominato Araújo, do Curso Técnico Subsequente em Comércio, do Campus Tobias Barreto, disse que os tablets chegaram numa boa hora, pois será uma ferramenta bastante útil. “Sobretudo para planejamento de aulas, para traçar estratégias de metodologias ativas, fazer usos de aplicativos de gestão em sala de aula e para fazer uso de softwares para trabalhar com design institucional. Então, a entrega desses tablets para nós, professores, com certeza é uma ferramenta que veio para somar estratégias para utilizarmos no nosso ensino em sala de aula”, comentou.

Para ela, a oferta desses equipamentos aos alunos beneficiou bastante o processo de ensino-aprendizagem. “Trazer essa oportunidade para nós, professores, contribuirá com o nosso trabalho; pois oportunizará, agora a todos, sair do ensino tradicional e partir para a inserção tecnológica, tornando as aulas ainda mais dinâmicas e atrativas”, completou Raquel.

Sentimento compartilhado pela professora Roseane Santos de Jesus, do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, do Campus Glória. Ela disse que o tablet na educação escolar permite que o aluno se torne protagonista do seu processo de aprendizagem. “O aluno pode receber o conteúdo, realizar pesquisas em livros, jornais e revistas on-line. É uma ferramenta que possibilita o acesso a vídeos e áudios, além de Apps que ajudam na aprendizagem. O acesso a essa tecnologia da educação permite também ao professor, estratégias didáticas, como apresentação de conteúdo com ilustrações animadas e avaliações via formulários digitais, por exemplo”, pontuou.

A Aprendizagem Mediada por Tecnologias Educacionais é um dos pilares que norteiam o Ensino 5A. Ele consiste na incorporação de tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem, facilitando ações para adaptar e até personalizar o ensino; facilitando também novos instrumentos para avaliação ao longo das atividades realizadas em sala de aula, além de ter a possibilidade de construir cenários educacionais voltados à experiência do estudante, realizando acompanhamento individualizado e fornecendo instantâneo sobre o desenvolvimento das competências, habilidades e atitudes numa compreensão humana, integrada e interdisciplinar.

Um dos objetivos dessas práticas educativas mediadas por tecnologias educacionais é possibilitar os professores do IFS centrar na experiência do estudante. Acessando uma plataforma integrada e colaborativa, professores e equipes multidisciplinares de apoio ao ensino compartilham instrumentos de avaliação, recursos educacionais abertos, planos de aula e dados de inteligência acadêmica fruto de aulas mediadas com metodologias ativas de ensino e tecnologias educacionais para estudantes dos cursos integrados, técnicos, graduação e pós-graduação do IFS.

registrado em: