Página inicial > Últimas Notícias > Comunidade do IFS escolhe seus novos representantes; confira resultado preliminar
CONSULTA PÚBLICA

Criado: Segunda, 20 de Junho de 2022, 09h21 | Publicado: Segunda, 20 de Junho de 2022, 09h21 | Última atualização em Segunda, 20 de Junho de 2022, 11h29

Votação reuniu professores, técnicos e estudantes nos nove campi do IFS e da Reitoria

ResultadoPreliminarNesta última quarta-feira, 15, a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Sergipe (IFS) participou de um momento histórico para a instituição voltado à escolha dos representantes da Reitoria e dos nove campi das unidades de ensino para o quadriênio 2022 a 2026. O resultado preliminar da apuração, com os votos válidos, já está disponível e consagra a vitória no cargo de reitor para a professora, Ruth Sales (atual reitora), com 35,56%, contra o professor e atual diretor-geral do Campus Aracaju, Elber Gama, com 29,12%, conforme dados divulgados pela Comissão Eleitoral Central.

Ruth Sales é graduada em Química Industrial pela Universidade Federal de Sergipe (1988), mestra em Química pela Universidade Federal da Bahia (1993) e doutora em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Sergipe. Já foi pró-reitora de Pesquisa e Extensão do IFS, no período de 2010 a 2018. Desde outubro de 2018 exerce o cargo de Reitora do IFS. Exerceu o cargo de gerente de pesquisa, Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica e coordenou a câmera de pesquisa e inovação no Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O pleito também foi direcionado à escolha dos diretores-gerais dos nove campi do IFS. No Campus Aracaju, venceu o professor, Francisco Gumes, com 31,24%, contra a professora Elza Ferreira, com 30,47%. Já em Glória, a comunidade escolheu a professora, Jeanne de Souza, com 45,64%, que disputou contra Simone Vilela, que obteve 32,23% dos votos. Para a unidade de São Cristóvão, o gestor escolhido foi Marco Arlindo Amorim, com 56,60%, que concorreu com Edimilson da Silva Oliveira, que somou 13,35% dos votos. Em Socorro, foi escolhido como diretor-geral, José Franco de Azevedo, que totalizou 62,91% dos votos, contra Adelson Fonseca, com 16,94% da votação.

Os campi de Estância, Itabaiana, Lagarto e Tobias Barreto, tiveram candidatura única, vencendo os seguintes candidatos: Sônia Melo (71,31%), Jairton Mendonça (53,85%), Ricardo Monteiro (59,01%), Luciano Mendonça (41,06%) e Márcio de Melo (40, 56%), respectivamente.

Conforme dados da Comissão Central, participaram deste processo eleitoral: 514 professores, 676 técnicos administrativos e 6777 estudantes – todos membros da comunidade interna e pertencentes aos nove campi e à Reitoria da Instituição. De acordo com Augusto Andrade, presidente da Comissão, esse pleito foi tranquilo e focado no debate de ideias entre os candidatos.

“Os dois candidatos à Reitoria e suas campanhas foram limpas, sem agressões ou quaisquer outros problemas. No dia da eleição não houve nenhuma notificação à Comissão acerca de problemas na votação dos campi, ocorrendo tudo de forma tranquila. Parabenizo, em nome da Comissão, todos os candidatos participantes!”, disse.

Saiba mais, clicando aqui!

registrado em: