Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa > Incentivos a projetos de pesquisa ajudam a impulsionar produção científica
Início do conteúdo da página
OPORTUNIDADE

Incentivos a projetos de pesquisa ajudam a impulsionar produção científica

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2017, 17h13

pesquisa prof alunoMais de R$ 2 milhões foram destinados para 18 editais cujas vagas podem ser pleiteadas por docentes, técnicos e alunos

Para chegar aos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o Ministério da Educação (MEC) avalia, entre outros aspectos, o nível de desenvolvimento da pesquisa científica e as ações de extensão das organizações de ensino. A importância das informações obtidas com o Sinaes é grande ao ponto de definirem, por exemplo, autorização e recredenciamento de cursos e instituições. Ciente do seu papel como fomentador da produção acadêmica e da necessidade de se aproximar da comunidade, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) abre oportunidades todos os anos para que docentes, técnicos administrativos e alunos contribuam com o avanço científico da instituição – neste momento, 18 editais estão abertos com 230 vagas.

A produtividade científica em bom número e de qualidade abre inúmeras possibilidades acadêmicas. Uma instituição que pesquisa consegue mais facilmente aprovação de cursos de mestrado e doutorado, obtém bolsas em maior quantidade através de agências de fomento à pesquisa, como o CNPq e a Fapitec, e tem trânsito permanente com outras instituições de referência no cenário nacional para promover intercâmbio acadêmico entre alunos e professores. Apesar de recente – a lei de criação do IFS remete a 2008 – a produção científica avançou ao ponto de hoje a instituição já possuir no seu leque de cursos dois mestrados e estar pleiteando outros três e mais um curso de doutorado. Todo esse avanço também dá ao IFS a condição de constar sempre no topo das listas de avaliação realizadas pelo MEC.

Editais vigentes

A evolução na pós-graduação não seria possível sem que fosse realizado um investimento anterior robusto em bolsas de incentivo à pesquisa. De 2010 até aqui, 1.082 oportunidades já foram colocadas à disposição especialmente de docentes e estudantes. Neste momento, professores do IFS podem submeter projetos à Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) e pleitear financiamento nas áreas de empreendedorismo inovador, tecnologia assistiva ou social, sustentabilidade e extensão tecnológica. Para os docentes que possuem produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento, é possível concorrer também às bolsas de produtividade. Os alunos, por outro lado, podem se candidatar às vagas dos editais de informatização, de pós-graduação, de arte e cultura, de extensão, de esporte, de iniciação à docência e de iniciação à pesquisa científica.

Além do olhar acadêmico voltado para docentes e alunos, o IFS é um dos poucos institutos federais do país que também abre oportunidades para que técnicos administrativos submetam projetos e contribuam com a evolução acadêmica da instituição. O Programa Institucional de Apoio à Pesquisa de Técnicos Administrativos em Educação é o instrumento para que servidores técnicos efetivos com formação de nível superior recebam o apoio para desenvolver pesquisas aplicadas, de extensão, de inovação tecnológica ou de empreendedorismo. De acordo com Ruth Sales Gama de Andrade, pró-reitora de pesquisa e extensão, a oferta de edital para os técnicos demonstra a valorização do IFS com o servidor, de forma geral. “Quando todos os públicos são incluídos nos processos organizacionais, inclusive os da pesquisa, o ganho institucional se torna ainda mais completo”, resume.


Editais vigentes

Edital Descrição Arquivos
Edital 25/2017
Informatização 1
O IFS, através da PROPEX, seleciona alunos de Curso Técnico do IFS na área de Informática ou aluno de Curso Superior do IFS com conhecimentos na área de Informática, que atuarão como bolsistas no Projeto de Informatização das Ações de Pesquisa e Extensão da PROPEX, nível 1.

Edital retificado prorrogação

Edital 25/2017

Edital 24/2017
Informatização 2
O IFS, através da PROPEX, seleciona graduandos do IFs na área de Informática, que atuarão como bolsistas no Projetoa de Inforamtização 2, nível avançado. Edital 24/2017
Edital 23/2017
Bolsa Mestrados IFS
 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão - PROPEX, torna públicas as condições para submissão de propostas de projetos, no âmbito dos Programas de Pós-graduação existentes no IFS (stricto sensu - institucionais ou em rede), para a concessão de bolsas de estudo aos discentes dos referidos cursos. Edital 23/2017

Edital 22/2017

Mestrado Gestão UFRN

 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – IFS, torna público através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão – PROPEX, o presente Edital para seleção de 09 (nove) projetos, no âmbito do Programa de Desenvolvimento e Inovação de Rotinas na Gestão Pública do Instituto Federal de Sergipe, considerando o termo de cooperação no 0023077.042875/2015-85 - IFS/UFRN/PPGP, com duração de 12 (doze) meses para execução, a contar da data de início dos projetos. Edital
Edital 21/2017
IFSTEC/PROPEX/IFS
O IFS, torna público, através da– PROPEX, o Edital para seleção de 7 (sete) projetos de Pré-Incubação (Empreendimentos Inovadores ou Projetos de Empresas Juniores) de base tecnológica, submetidos por servidores docentes efetivos do IFS para o Programa Institucional IFSTEC, com duração de 10 (dez) meses a contar da data de início dos projetos.

Edital 21/2017 

Anexos 

Edital 20-2017
CULTURARTE PROPEX/IFS
O IFS torna público, através da PROPEX, a abertura do edital para seleção de graduandos na área de Música/Teatro ou com conhecimentos na área cultural.

Edital 20/2017 - retificado

Edital 20/2017

Edital 19-2017
PBiex/IFS
O IFS torna público, através da PROPEX, a abertura do edital para seleção de bolsistas graduandos nas áreas de: Comunicação Social, Biblioteconomia e Documentação, Logística, Pedagogia, Administração, Jornalismo, Design Gráfico, Economia, Publicidade, Redes de Computadores e Sistema de Informação, que poderão atuar como bolsistas nos diversos setores do IFS, supervisionados por servidores efetivos de nível superior do IFS.

Edital Retificado 19/2017

Edital 19/2017

Anexos

Anexos projeto e plano de trabalho

Anexo Relatório Final

Edital 18-2017
ESPORTE ATIVO/IFS
O IFS torna público, através da PROPEX, a abertura do edital para seleção de graduandos de bacharelado ou licenciatura na área de Educação Física e graduandos em Informática.  Edital 18/2017
Edital 17-2017
PIBID/IFS
 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – IFS, torna público através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão – PROPEX, o edital de seleção de alunos de licenciatura para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, com duração de 10 (dez) meses de bolsa a contar da data de início dos projetos

Edital 17/2017

Anexos

Edital 16-2017
Tecnologia Assistiva/IFS
O IFS, torna público através da PROPEX, o Edital para seleção de 03 (três) projetos para o Programa de Tecnologias Assistiva e/ou Social submetido por docentes doutores efetivos do IFS, com duração de 10 (dez) meses a contar da data de início dos projetos.

Edital 16/2017

Anexos 

Edital 15-2017
IFSSustentável/IFS
O IFS, torna público através da PROPEX, o edital de seleção para projetos para o Programa IFS Sustentável aos docentes efetivos do IFS, com duração de 10 (dez) meses, a contar da data de início dos projetos.

Edital 15/2017

Anexos 

Edital 14-2017
PPTAE/IFS
O IFS, torna público através da PROPEX, o Edital para seleção de 20 (vinte) projetos de pesquisa aplicada, de extensão ou de inovação tecnológica ou de empreendedorismo submetidos por servidores técnico-administrativos da educação pertencentes ao quadro efetivo do IFS, portadores de diploma de nível superior, para o Programa Institucional de Apoio à Pesquisa de Técnico-Administrativos da Educação do IFS - PPTAE, com duração de 10(dez) meses para execução a contar da data de início dos projetos.

Edital 14/2017

Anexos

Edital 13-2017
PIBEX/IFS
O IFS, torna público através da PROPEX, o Edital para seleção de 20 (vinte) projetos de extensão submetidos por docentes pertencentes ao quadro efetivo do IFS, para o Programa Institucional de Extensão Tecnológica - PIBEX, com duração de 10 (dez) meses para execução a contar da data de início dos projetos.

Edital 13/2017

Anexos

Edital 12-2017
PIBICJR/IFS
O IFS, torna público através da PROPEX, o edital para seleção de 20 (vinte) projetos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior– PIBIC Jr. aos alunos de nível técnico, com duração de 10 (dez) meses a contar da data de início dos projetos.

Edital 12/2017

Anexo 

Edital 11-2017
PIEI/IFS
O IFS, torna público através da PROPEX, o edital de seleção de 05 (cinco) projetos para o Programa Institucional de Empreendedorismo Inovador – PIEI aos alunos de nível técnico e superior, com duração de 10 (dez) meses de bolsa a contar da data de início dos projetos.

Edital 11/2017

Anexos 

Edital 10-2017
PIBITI/IFS
O IFS, torna público através da PROPEX, o edital de seleção de 20 (vinte) projetos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI aos alunos de nível técnico e superior, com duração de 10 (dez) meses de bolsa a contar da data de início dos projetos.

Edital 10/2017

Anexos 

Edital 09-2017
PIBIC/IFS
O IFS, torna público através da PROPEX, o edital de seleção de 20 (vinte) projetos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC aos alunos de nível técnico e superior, com duração de 10 (dez) meses de bolsa a contar da data de início dos projetos.

Edital 09/2017

Anexos

Edital 08-2017
PRODUTIVIDADE
O IFS torna público, através da PROPEX, abertura do presente edital do PROGRAMA DE PRODUTIVIDADE DOCENTE para a concessão de bolsas de produtividade.

Edital 08/2017

Anexos

registrado em: ,
Assunto(s): projeto , pesquisa , bolsa , iniciação , editais
Fim do conteúdo da página