Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Microestágio amplia o conhecimento dos alunos
EXTRACLASSE

Microestágio amplia o conhecimento dos alunos

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 09h09 | Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 09h09 | Última atualização em Terça, 23 de Outubro de 2018, 09h29

Estudantes do 4º período do curso técnico subsequente em Edificações (turmas vespertino e noturno) e de graduação em Engenharia Civil e Saneamento Ambiental do campus Aracaju participaram semana passada, de 15 a 19, de visita técnica na capital pernambucana

O micro estagio edificacoes 02 800x600microestágio teve como objetivo proporcionar intercâmbio entre alunos com empresas do setor da construção civil. O grupo também realizou visitas culturais a cidade de Olinda, esteve na oficina de cerâmica Brennand e participou de atividades orientadas relacionadas ao planejamento urbano da cidade de Recife, percorrendo o Jardim do Baobá que é o ponto de partida do projeto Parque Capibaribe.

Acompanhados pelo renomado arquiteto e urbanista Roberto Montesuma, os estudantes conheceram o projeto do INCITI, rede de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e a intervenção arquitetônica do bairro de Santa Tereza, chamado Compaz, Centro Comunitário da Paz, concebido sob a ideia de difundir a cultura de paz com o objetivo de garantir inclusão social e o fortalecimento comunitário.micro estagio edificacoes 01 800x450

Este projeto, o Compaz, transformou a vida de moradores e reduziu os índices de violência, por isso é referência nacional e está sendo estudado no mundo inteiro. “A visita técnica agregou conhecimentos téorico—práticos, permitindo aprimoramento dos conhecimentos dos discentes e docentes e possibilitando a atualização dos conteúdos adquiridos em sala de aula”, comentou a coordenadora do curso técnico em Edificações, Karinne Santiago de Almeida Dantas.

ATIVIDADES

Na Concrepoxi Engenharia, empresa voltada para serviços especializados nas áreas de recuperação e reforços estruturais, construção civil e restmicro estagio edificacoes 04 800x600auração de patrimônio histórico, os alunos conheceram as obras de restauro realizadas no Palácio do Campo das Princesas, que é a sede administrativa do poder executivo de Pernambuco. Na sede da unidade, foi realizado uma apresentação de algumas obras de grande porte realizados pela empresa.

Já na T&A Pré-moldados de Concreto, indústria fabricante de elementos de concreto para estruturas de grande complexidade, como shopping centers, edifícios-garagens, centros de logística, além de projetos especiais, como refinarias, estaleiros, obras portuárias e industriais, os estudantes viram o processo de fabricação dos seguintes elementos: lajes, vigas, pilares, painéis, telhas, blocos, pisos e estacas. O grupo também conheceu o laboratório onde são realizados ensaios nas peças de concreto.

Na visita à fábrica de Louças Recife, adquirida em 2008 pela Duratex , os alunos assistiram a todo o processo de fabricação das louças sanitárias (bacias sanitárias, lavatórios, tanques, etc.), desde a aquisição da matéria-prima até a esmaltação das peças. A empresa conta com as marcas Deca e Belize; possui uma área industrial de 30 mil metros quadrados e produz 2,8 milhões de peças/ano.

A equipe teve a oportunidade de conhecer o processo de execução de estacas tipo hélice continua, deslocamento (ômega), cravaçãomicro estagio edificacoes 05 800x600 de estacas prémoldadas de concreto e metálicas com equipamentos sobre esteira de martelo hidráulicos, todas com diferentes diâmetros e profundidades de execução, durante visita a SoloSSantini - Tecnologia na Construção, empresa que atua nas áreas de fundações especiais para os vários tipos de solos.

PLANEJAMENTO URBANO

O Parque Capibaribe é um projeto que prevê um sistema de parques integrados ao longo das duas margens do Rio Capibaribe, totalizando 30km, e revoluciona a forma como as pessoas vivem a cidade ao reconectá-las com as águas do rio, resgatando a bacia hidrográfica como espinha dorsal da cidade por meio de áreas de lazer, descanso e bem estar. Durante essa visita os alunos visitaram os módulos Jardim do Baobá e Ponte D’úchoa. Ao final eles foram conhecer o Centro Comunitário da Paz – Compaz Governador Eduardo Campos na comunidade Alto Santa Terezinha, o qual oferece serviços voltados ao estímulo às atividades esportivas, culturais e de resgate social, com o objetivo de incentivar o fortalecimento comunitário.

Uma vmicro estagio edificacoes 06 800x600isita ao Centro Histórico de Olinda integrou o roteiro das atividades. Os alunos conheceram o conjunto de patrimônio histórico, arquitetônico, urbanístico e paisagístico que foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan, em 1968, referindo-se a uma área de 1,2 km² e cerca de 1.500 imóveis, os quais testemunham diferentes estilos arquitetônicos.

Na Oficina de Cerâmica Brennand, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o museu de arte que tem um área construída de 15 km² conta com diversos espaços, além de jardins projetados pelo artista plástico Burle Marx, totalizando um acervo com mais de 2 mil peças, entre esculturas e pinturas.

Para a professora Karinne Santiago de Almeida Dantas, atividades desta natureza são importantes, pois se configuram como uma grande oportunidade para o desenvolvimento pessoal do aluno, visto que, o estudante ampliará a sua compreensão, por meio de visitas às obras, laboratórios, empresas e indústrias que operam com novas tecnologias. Os professores Zacarias Caetano Vieira e Eugênio Figueiredo de Albuquerque também acompanharam os alunos neste microestágio.