Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Semana da Matemática começa segunda-feira no campus Aracaju
COMEMORAÇÃO

Semana da Matemática começa segunda-feira no campus Aracaju

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Sexta, 03 de Mai de 2019, 21h11 | Publicado: Sexta, 03 de Mai de 2019, 21h11 | Última atualização em Segunda, 06 de Mai de 2019, 08h08

Evento é gratuito, não precisa de inscrição, e aberto aos alunos de licenciatura, professores das redes pública e particular de ensino, profissionais de áreas afins e interessados pelo tema

índiceEm comemoração ao Dia da Matemática, 6 de maio, os professores Danilo Lemos Batista e Lenira Pereira da Silva, da coordenadoria do curso de licenciatura do Instituto Federal de Sergipe – campus Aracaju, prepararam ações para debater sobre a importância da matemática como manifestação cultural e impulsionador dos avanços científicos.

Nesta edição, as comemorações se estendem por toda a semana, vai até sexta-feira (10), e contará com videoconferências sobre Etnomatemática, exposições de atividades e a segunda edição do Desafio Math Day.

A programação será aberta segunda-feira, 6, no campus Aracaju, com uma exposição de materiais produzidos no Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e o Desafio Math Day de criação de GIFs animados voltados para o ensino da matemática. As atividades acontecem nos turnos da manhã e tarde.

De acordo com a regra, o GIF deve ser produzido por alunos da Educação Básica a partir de fotos de esquemas feitos em papel, fazendo uso de câmera de smartphone e aplicativo de criação de Gifs animados de sua escolha. O conteúdo deve ilustrar um tema de qualquer assunto de matemática e ser compartilhado online. A última imagem da sequência deve conter os nomes dos autores, a instituição e a série em que estudam.

O desafio tem o objetivo de promover a criação de conteúdo voltado para o ensino da disciplina. O GIF animado é um formato que permite a visualização de relações ou processos de forma dinâmica, e se constitui, inclusive, em um recurso que pode promover a acessibilidade.

Também na segunda-feira, acontece a videoconferência: Programa Etnomatemática nas Etnias Macuxi e Wapixana (Roraima).

OBJETIVO

A ação vai reunir professores e alunos do curso de licenciatura em diversas atividades no campus Aracaju, em escolas atendidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)-IFS-Capes e nas redes socias.

O Dia Nacional busca incentivar a promoção de atividades educativas e culturais, com o propósito de mobilizar alunos e professores para desenvolver projetos, explorar e promover a matemática em suas várias dimensões.

No campus Aracaju, o evento é ofertado anualmente pela coordenadoria do curso de Licenciatura em Matemática e contará com atividades que envolvem docentes e discentes em ações referenciadas em produções realizadas na disciplina Laboratório de Ensino de Matemática e do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

Confira a programação completa: https://bit.ly/2IYaaAc