Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Alunos ganham medalha de ouro em Olimpíada Brasileira de Astronomia
OBA

Alunos ganham medalha de ouro em Olimpíada Brasileira de Astronomia

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 12h30 | Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 12h30 | Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2019, 16h55

As provas aconteceram no dia 17 de maio deste ano em todo o país

DSC 0012 editedO Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Aracaju conquistou duas medalhas de ouro na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, OBA 2019, evento promovido anualmente pela Sociedade Astrônomica Brasileira (S.A.B) e a Agência Espacial Brasileira (A.E.B), com apoio do Cnpq ( Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnológico.

Os alunos Camille Vitoria de Jesus Porto e Daniel Lopes Toso, do 2º ano do curso integrado em Química do IFS - Campus Aracaju, foram premiados com medalha de ouro, após participação na competição que reúne alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio de escolas públicas ou privadas. A OBA tem uma única fase e as provas aconteceram no dia 17 de maio deste ano em todo o país.DSC 0003 edited

Os estudantes Camille e Daniel tiveram a orientação dos professores de Física, Paulo César Lima Santos e Edvaldo José dos Santos, da Coordenadoria de Ciências da Natureza (CCNAT). Esta foi a primeira vez que o IFS - campus Aracaju obteve medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. “É de extrema importância fomentar a participação de alunos nas olimpíadas em geral, pois o evento incentiva a futura formação de profissionais nessas áreas”, avalia o professor mestre Paulo César.

O diretor-geral do campus Aracaju, professor Elber Gama, reconhece a importância do resultado e parabeniza alunos e professores pela conquista. “A comunidade acadêmica se orgulha do desempenho da instituição na olimpíada. Fico feliz que os nossos alunos tenham se destacado na competição”, disse.

A OBA tem como principal objetivo despertar o interesse pela Astrônomia e Astronáutica e com isso promover o surgimento de novos talentos nessas áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do País. Os alunos competidores recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados.

*Com informações da OBA