Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Evento discute alinhamento conceitual do Mestrado em Educação profissional
produção intelectual

Evento discute alinhamento conceitual do Mestrado em Educação profissional

Escrito por MARIA DO SOCORRO LIMA | Criado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 16h52 | Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 16h52 | Última atualização em Quarta, 13 de Novembro de 2019, 17h17

A programação contou com palestras, mesa-redonda e apresentação de trabalhos de mestrandos do Brasil. A abertura do evento teve a conferência Concepções político-pedagógicas da Educação Profissional e Tecnológica na Rede Federal: abordagens e desafios, apresentada por Eliezer Moreira Pacheco

1 V seminário ProfEPT 800x600De 6 a 8 de novembro, professores e alunos do Mestrado profissional em Educação, do Instituto Federal de Sergipe, participaram do V Seminário de alinhamento conceitual do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) realizado no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Cariacica.

O evento integra parte do projeto de formação continuada da equipe do programa. De acordo com a coordenadora geral do ProfEPT, Danielle Piontkovsky, "o objetivo principal foi o aprofundamento teórico de bases conceituais que sustentam o ProfEPT, assim como proporcionar planejamentos coletivos e discussões entre os professores responsáveis pelos componentes curriculares do programa".

Reunir a coordenação Nacional, coordenação Acadêmica Nacional, docentes e egressos do ProfEPT, segundo a coordenadora local do programa no IFS, professora Maria Silene da Silva, constitui-se numa estratégia relevante no intento de dar a conhecer as pesquisas e produtos educacionais produzidos no programa, apresentadas pelos egressos.

O Instituto Federal de Sergipe foi representado pelos professores José Osman dos Santos, Mário André de Freitas Farias, a coordenadoraV seminário ProfEPT 800x600 local professora Maria Silene da Silva e a egressa do mestrado em Educação profissional e servidora do IFS - campus São Cristóvão, Maria Verônica Barbosa dos Santos, que apresentou trabalho produzido a partir de sua dissertação de mestrado e o produto educacional, na mesa redonda Apresentação de trabalhos: pesquisas do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica: trajetórias e produtos educacionais.

A mesa redonda contou com a participação dos mestrandos do ProfEPT das cinco regiões do Brasil e o trabalho da egressa do ProfEPT/IFS, Maria Verônica Barbosa dos Santos representou a Região Nordeste. O mediador da mesa foi o professor permanente do ProfEPT Alex Jordane.

Guia prático sobre gamificação e a memória institucional

Maria Verônica Barbosa dos Santos apresentou o trabalho e o produto educacional, resultado de sua dissertação de mestrado.

O produto educacional Guia prático sobre gamificação: uma estratégia para divulgação da memória institucional é parte da dissertação Gamificação e memória institucional: uma proposta formativa para o ensino médio integrado produzida no Mestrado Profissional em Educação profissional e tecnológica sob a orientação do professor Igor Adriano de Oliveira Reis.

O locus da pesquisa foi o IFS - campus São Cristóvão, instituição que antes da transformação em Instituto Federal de Sergipe se constituía na Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão, que neste ano completou 95 anos.

Trata-se de um extenso período repleto de mudanças e extremamente rico em memórias, mas apesar de vários trabalhos sobre esse passado terem sido realizados, a comunidade, especialmente os alunos, pareciam desconhecer a memória da instituição, conforme a autora expôs na problematização do tema e objeto de pesquisa abordados. O produto educacional procurou tirar essas memórias das estantes e levá-las para sala de aula por meio de uma estratégia didática que trouxesse uma linguagem próxima aos jovens inseridos na cultura digital, a qual estão familiarizados.

Desta forma, Verônica Barbosa Santos contou a história do IFS - campus São Cristóvão, em jogo, “um projeto gamificado que aborda os 84 anos da instituição anteriores à transformação em Campus São Cristóvão, de uma maneira lúdica e interativa, a partir de missões e desafios nos quais o passado ganhou sentido material para os alunos”, conforme enfatizou.

Além do projeto gamificado para abordar a memória do Campus São Cristóvão, o guia prático trouxe o passo do passo de como introduzir a gamificação nos processos de ensino-aprendizagem, destacou.

Ao ser aplicado em uma turma do ensino médio integrado, o projeto gamificado proporcionou, segundo a autora, experiências que articularam a ludicidade e a aprendizagem possibilitando ressignificar a multiplicidade de memórias existentes e contribuir para a construção de uma memória institucional compartilhada pela comunidade escolar.

Com informações do Conif