Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > III Semana Acadêmica de Turismo do IFS será aberta domingo (27)
Início do conteúdo da página
DEBATE

III Semana Acadêmica de Turismo do IFS será aberta domingo (27)

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Quinta, 24 de Setembro de 2020, 11h37 | Publicado: Quinta, 24 de Setembro de 2020, 11h37 | Última atualização em Sexta, 25 de Setembro de 2020, 11h48

Evento traz discussão sobre os impactos da pandemia no setor

LOGO III SEMATUREm sua terceira edição, a Semana Acadêmica de Turismo do IFS traz o tema “E agora, Turismo?”, parodiando o título do poema “E agora, José”, de Carlos Drummond de Andrade, dada a estreita relação entre a mensagem principal deste poema e o momento atual do Turismo, fortemente afetado pela pandemia da Covid-19. A Inscrição para o evento é gratuita, o participante receberá certificado com carga horária de 20h e a programação será integralmente online, transmitida pelo youtube no canal EMTUR IFS.IMG 6169

Para se inscrever, basta acessar o Sistema de Publicações do IFS, Sispubli , no link http://publicacoes.ifs.edu.br/index.php/eventos. A abertura está marcada para domingo (27), às 17h30, com a oficina de Acampamento de Mínimo Impacto, ministrada por Elias José da Silva, guia de Turismo especializado em atrativos naturais. O evento é destinado para estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação, docentes, técnicos, pesquisadores e profissionais de áreas correlatas às temáticas de Turismo, bem como aos membros do trade turístico e demais interessados.

Terça-feira (29), às 19h, o secretário do Ministério do Turismo, Williams França, falará sobre os caminhos e estratégias do MTur. A Semana Acadêmica de Turismo, que teve início no ano de 2018, é organizada pelas coordenações dos cursos da área de Turismo do Instituto Federal de Sergipe e ocorre anualmente em no período do Dia Mundial do Turismo comemorado no dia 27 de setembro.

A programação será integralmente online e contará com oficinas, palestras e mesas redondas com a participação de convidados nacionais e internacionais, para tratar dos subtemas: políticas públicas, responsabilidade social, áreas naturais, comunidades, eventos, meios de hospedagem, bares e restaurantes e aviação civil.

Espera-se, com este evento divulgar as ações de retomada do turismo em distintos destinos e em distintos segmentos operacionais; refletir a responsabilidade socioambiental do turismo e o papel das comunidades nesta retomada; identificar as principais tendências, e possibilitar a discussão e atualização sobre o tema.

IMG 20200922 WA0023PANDEMIA

A professora doutora Fabiana Faxina lembra que as medidas adotas internacionalmente para evitar a proliferação do Covid-19, a exemplo de fechamento de fronteiras e proibição de funcionamento de atividades não essenciais, inviabilizou, por um momento, a realização de viagens.

Ela avalia que neste momento, vários países vêm gradativamente flexibilizando suas medidas, tornando possível o retorno do Turismo, mediante a adoção de protocolos de higiene e de distanciamento físico mais rigorosos. No entanto, parte da demanda turística potencial encontra-se com limitações para retomarem às viagens, a exemplo da redução em suas rendas, bem como da insegurança, provocada pelo medo de contrair a doença.

Para Fabiana essa realidade vem causando várias mudanças nos segmentos operacionais do turismo e na forma como as pessoas passarão a viajar, ainda que momentaneamente. “É sobre esta realidade que o evento vai se dedicar, sempre questionando “E agora, Turismo?” e acreditando que o setor será fundamental para diminuir os efeitos negativos provocados pela pandemia”.

A Sematur é promovida pelas Coordenações dos Cursos Superior, Técnico e Mestrado de Turismo do IFS – campus Aracaju, desenvolvida pelo Escritório Modelo de Turismo- EMTUR, e, este ano, as professoras Nara Vieira de Souza, Fabiana Faxina, Thirzá Augusta Azevedo Silva e o professor Lício Valério Lima Vieira integram a comissão organizadora do evento.

A Sematur busca promover debates e trocas de experiências na produção do conhecimento, planejamento e da gestão do Turismo e suas implicações no processo de formação de novos profissionais em Turismo, ainda, seus reflexos nas atividades de pesquisa através do estimulo à produção acadêmica, da promoção da troca de experiências de processos metodológicos, da articulação entre pesquisadores, comunidades, professores e alunos vinculados a cursos do IFS. O evento visa estabelecer canal de comunicação entre a formação e o mercado do turismo, buscando contribuições para ampliação das relações entre academia e mercado.

PROGRAMAÇÃO 

27/09/2020 (Abertura Oficial)
Horário: 17h30
Palestrante: Elias José da Silva
Guia de Turismo especializado em atrativos naturais.
Presidente/CENTRO DA TERRA - Grupo Espeleológico de Sergipe
Tema: “Oficina Acampamento de mínimo impacto”
Moderadores: Profªs Drªs Fabiana Faxina e Nara Souza

28/09/2020
Horário: 10h
Palestrante: Profº Dr.Fernando Seabra
Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa-IASC
Tema: “Turismo e Responsabilidade Social”
Moderadora: Profª Drª Fabiana Faxina
Horário: 19h
Palestrante: Lício Valério Lima Vieira
Tema: “Planejamento e Gestão do Turismo Rural Comunitário”
Moderadora: Profª Ma.Mirela Carine Santos Araújo

29/09/2020
Horário: 10h
Palestrantes: Erilton Júnior
Gerente Geral de Vendas e Marketing - Blue Tree Hotels
Loraine Ricino
Diretora Marketing e ASG da GOL
Tema: “Exigências para a retomada do Turismo”.
Horário: 19h
Palestrante:William França Cordeiro
Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do
Turismo. Assessor Especial do Ministério do Turismo-MTUR
Tema: Ações para Retomada do Turismo
Moderador: Prof.Me.José Carlos Cunha

30/09/2020
Horário: 10h
Palestrante: Marcia Regina de Araújo Vale
Sócia fundadora da Arx Eventos e criadora do programa Eventos que Convertem
Tema da Palestra: “Como começar a organizar Eventos”
Moderadora: Profª Ma.Cristiane Picanço
Horário: 18h30
Palestrante: Michelle Lins de Moraes
Coordenadora/Professora do Mestrado em Gestão do Turismo e da Hotelaria da Universidade Europeia – Lisboa
Tema da Palestra: “Turismo, Inovação e Sustentabilidade”

01/10/2020
Horário: 15h 
Palestrante: Lúcio Mauro Oliveira
Chef / Proprietário / Chef instrutor / Facilitador do seminário Empretec / consultor do Sebraetec
Tema da Palestra: “Receitas da cozinha regional”
Moderador: Prof.Me.Luiz Carlos Gonçalves

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57