Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Turmas de Eng. Civil e Edificações visitam barragem do rio Poxim

Turmas de Eng. Civil e Edificações visitam barragem do rio Poxim

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Quarta, 03 de Fevereiro de 2016, 12h32 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36
eng capaAs turmas do terceiro período de Engenharia Civil e do quarto período de Edificações participaram no dia 26 de janeiro de uma visita técnica à barragem e a obra de adutora do Rio Poxim, no município de São Cristóvão. O objetivo da atividade foi oportunizar aos alunos conhecer na prática o conteúdo visto em sala de aula e despertar neles um maior estímulo em relação ao curso e à atividade de pesquisa.

A comitiva foi acompanhada pelos coordenadores dos cursos de Engenharia Civil, Matheus Carvalho Conceição, e de Edificações, José Carlos de Anunciação Cardoso Júnior; e pelos professores Arilmara Abade Bandeira, Vanessa Gentil de Oliveira Almeida, Romulo Augusto Canuto, Carlos Mariano Melo Júnior e Dennis Viana Santana.

Durante a visita, o técnico da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Givanilson Pereira dos Santos, percorreu as instalações e apresentou a estrutura para os alunos e os professores; explicou os detalhes técnicos, respondeu a questionamentos e tirou dúvidas sobre o funcionamento da barragem e a obra da adutora. Também estiveram no local para recepcionar a comitiva do IFS os engenheiros Patrícia Costa Santana e Elpídio Gabriel Silva Aragão.
 eng fun  eng reguas  eng and

Segundo Matheus Carvalho, a atividade prática foi exitosa na medida em que serviu para motivar e ampliar os conhecimentos dos estudantes. “Pudemos conhecer uma obra de grande porte que é a barragem do rio Poxim, e sua adutora, que será responsável por parte do abastecimento de água de Aracaju, como também embasar os ensinamentos relativos à estrutura, geologia, obras hidráulicas, práticas profissionais e segurança do trabalho”, afirmou.
 eng talk  eng lade eng planta

O clima entre os alunos foi de entusiasmo, como revela o depoimento de Cledson Alencar de Andrade, do curso de Engenharia Civil. “Essa visita técnica foi ainda mais proveitosa por ter saído um pouco da área de edificações, voltada para a construção de casas e prédios. Por se tratar de uma barragem, pudemos ver a parte do estudo do solo e de hidráulica, e ter a dimensão da importância dessa obra, que vai dar suporte ao rio São Francisco, cada vez mais assoreado, e ajudar no abastecimento da Grande Aracaju”.

Sobre a barragem

A barragem do rio Poxim representou um investimento da ordem de R$ 85 milhões numa estrutura que compõe uma área inundável de 5,2 km², com capacidade de armazenamento de 33 milhões de m³. O represamento é feito por uma unidade física de 1.125 metros de extensão e cota de 25 metros de altura. Essa obra tem cumprindo o importante papel de manter a regularidade do abastecimento da Grande Aracaju, onde vivem cerca de 870 mil pessoas.
 eng ponte  eng antena eng barra

A barragem ficou pronta em 2013 e, desde então, começou a acumular a água represada do rio Poxim-Açú nos períodos chuvosos para ser utilizada durante a estiagem. Em média, são 900 litros de água por segundo mantidos na produção durante o ano todo. A obra gerou um duplo benefício: não é mais necessário explorar a capacidade total do rio São Francisco e ainda é possível manter a vazão do rio que era perdida no verão.

Com informações do site da Deso