Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância vence todos os prêmios do Campeonato de Robótica da UFS
TECNOLOGIA

Campus Estância vence todos os prêmios do Campeonato de Robótica da UFS

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Publicado: Terça, 27 de Novembro de 2018, 10h54

Robotica 03Equipes IFSmart, DarkShadow e IF(distancia) conquistaram os três primeiros lugares da competição.

Os alunos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância foram tricampeões consecutivos do Campeonato Sergipano de Futebol de Robôs por Simulação, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Robótica da Universidade Federal de Sergipe (GPR/UFS). A grande vencedora foi a equipe IFSmart, formada por Matheus Marques de Oliveira, Kleiton Henrique Lima dos Santos, Lázaro Alberto de Araújo e Josafá de Oliva Campos Cruz, do 3º ano do curso de Eletrotécnica.

Robotica 01A segunda e terceira colocações ficaram, respectivamente, com as equipes DarkShadow (Mario Rodrigues R. Oliveira e Matheus S. Oliveira, do 2o ano de Edificações) e IF(distancia) (Ângelo de Souza M. Santiago Costa, Moisés L. Soares e Ricardo Victor C. dos Santos, do 2o ano de Eletrotécnica), também de Estância. Nos três anos que participa da competição o campus sempre se destacou: já foi campeão na estreia e varreu os três primeiros lugares nos anos seguintes.

O evento, que está na quinta edição, reuniu 18 equipes de escolas públicas e privadas, incluindo ainda o IFS de Aracaju e Lagarto. Estância enviou ao todo seis equipes, formadas por alunos dos cursos de Eletrotécnica, Edificações e Aquicultura. Das quatro semifinalistas, três foram do campus e mais uma do colégio Liceu. A primeira fase da competição ocorreu no departamento de Engenharia Elétrica da UFS, enquanto as semifinais e finais foram realizadas no shopping Jardins, em meio a uma torcida entusiasmada.Robotica 04

“A vitória deles foi resultado de várias horas de treinamento. Foi muito empolgante ver a dedicação e a busca por melhorar as estratégias dos times, assim como a cumplicidade entre eles ao passar dicas e tentar aplicar a ideias que tinham. Nossa maior conquista não foram os troféus, mas sim o conhecimento adquirido e a sinergia desenvolvida que vão perdurar durante nossos projetos”, comemorou o professor Roberto Macena, que orientou as equipes juntamente com os professores Phillipe Cardoso, Raphael Oliveira, Matheus Canuto, Diego Deda.

Segundo o tricampeão Matheus Marques, o excelente desempenho alcançado é fruto de um trabalho coletivo que contribuiu com o acúmulo de conhecimentos na área de programação. “Atribuo essa conquista a todo o entrosamento da equipe e todo o nosso esforço para desenvolver as estratégias, além do auxílio dos nossos orientadores que nos ajudaram a colocar as ideias em prática, ou seja, essa não é somente uma vitória dos alunos, mas também dos docentes que nos acompanharam e nos auxiliaram até chegarmos à vitória”, afirmou.

O Campeonato de Futebol de Robôs por Simulação tem como objetivo principal despertar nos jovens o interesse pela ciência e pela tecnologia. Para tanto, conta com o apoio da Associação dos Gestores de Tecnologia da Informação do Estado de Sergipe - CIO-SE, do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e da UFS.

Grupo de pesquisa

O IFS – Campus Estância possui o grupo de pesquisa IFSmart, sob a coordenação de Roberto Macena, cujos projetos atuais desenvolvem estudos nas áreas de robótica e confecção de jogos voltados para o ensino dos níveis fundamental e médio. São eles: "Desenvolvimento de estratégias usando teorias de controle para competições de robótica" e "Compreendendo e avaliando plataformas de jogos para o processo de ensino-aprendizagem".