Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Ações de imunização e testagem para IST’s serão executadas em evento de promoção à saúde
CUIDADOs

Criado: Sexta, 19 de Janeiro de 2018, 08h55 | Publicado: Sexta, 19 de Janeiro de 2018, 08h55

1Aferição de pressão arterial, de glicemia capilar e antropometria serão outros serviços prestados gratuitamente

A adolescência é uma fase de transição e autoconhecimento cercada de incertezas e mudanças de papéis. Os adolescentes possuem um ciclo de vida saudável e os agravos à saúde decorrem, geralmente, de hábitos que os vulnerabilizam. A escola, por sua vez, deve ser entendida como um espaço para o desenvolvimento crítico, de construção de valores pessoais e, também, de conscientização sobre a produção social da saúde. Nesse sentido, a Coordenadoria de Saúde Escolar (COSE) do Instituto Federal de Sergipe - Campus São Cristóvão realizará, nos dias 23 e 24 de janeiro, a I Semana de Promoção da Saúde Escolar. O evento ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão.

2corrigoDurante o evento, serão executadas ações de imunização, aconselhamento e testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, antropometria, palestras e rodas de conversa sobre prevenção de ISTs, gravidez na adolescência e abuso de álcool e outras drogas. Apesar de o público-alvo ser os estudantes, toda a comunidade pode participar - os alunos menores de 18 anos deverão apresentar termo de autorização assinado por um de seus responsáveis, além de o cartão do SUS e a carteira de vacinação.

Para o coordenador de saúde escolar do Campus São Cristóvão, Caíque Jordan, ações de promoção à saúde na escola são o pontapé inicial para que os adolescentes se conscientizem da importância da prevenção. “Atualmente, nosso país possui estatísticas alarmantes de doenças crônicas não transmissíveis. A adoção de um estilo de vida saudável e o conhecimento dos determinantes e condicionantes sociais da saúde são capazes de empoderar o sujeito para desempenhar um melhor autocuidado”, ressalta Caíque.

23/01/2018

MANHÃ

9h-12h: Aferição de pressão arterial e glicemia capilar, realização de testes rápidos, verificação do IMC, avaliação física e vacinação.

TARDE

13h30min: roda de conversa sobre uso e abuso de álcool e outras drogas