Página inicial > Últimas Notícias > Glória > I Gincana Cultural do Campus Glória divulga Alto Sertão Sergipano

I Gincana Cultural do Campus Glória divulga Alto Sertão Sergipano

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 18h07 | Publicado: Sexta, 21 de Junho de 2013, 15h20 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 18h07

No dia 19 de junho, o Instituto Federal de Sergipe/Campus Glória realizou a I Gincana Cultural – Alto Sertão Sergipano: Cultura e Tradições. Participaram todos os alunos da instituição que, divididos em cinco equipes, representaram os município de Canindé de São Francisco, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo e Porto da Folha. O evento, de natureza cultural e lúdica, compreendeu uma atividade pedagógica multidisciplinar e teve como objetivo estimular a pesquisa e promover a difusão da cultura do Alto Sertão Sergipano.

DSC08296A gincana foi aberta ao público e durante todo dia os presentes puderam visitar os stands e conhecer a cultura de cada município representado, sua história, culinária, artesanato e curiosidades. Dentro da programação, os estudantes realizaram diversas atividades que valeram pontos para a classificação do 1º ao 5º lugar, tais como concurso de dança, paródia, cordel, pintura, entre outros.

DSC08182A equipe vencedora foi Cangaceiros do Sertão composta pelos alunos da turma de Laticínios 2013.1 que representaram o município de Poço Redondo. Em segundo lugar, ficaram os alunos da turma de Laticínios 2012.1 que adotaram o nome Velho Chico em alusão ao município de Canindé de São Francisco. O terceiro lugar foi conferido à equipe Alegre Monte da turma de Alimentos 2012.2 que representou o município de Monte Alegre de Sergipe. Buraqueiros do Sertão foi a equipe que DSC08352ficou com o quarto lugar representada pela turma de Agroecologia 2011.2, a qual ficou responsável pelo município de Porto da Folha. O quinto lugar ficou com a equipe Boca da Mata composta pela turma de Agroecologia 2012.2 que representou o município de Nossa Senhora da Glória.

Servidores da Reitoria também estiveram presente, a exemplo da Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão, Ruth Sales, a Assessora Estudantil do IFS, Selma Cardoso, bem como outros servidores dos demais campi do IFS. Diversas autoridades dos municípios envolvidos também fizeram questão de prestigiar o evento de perto e apoiar as equipes que representavam sua localidade. O evento contou ainda com Quadrilha Junina, bonecos de pernas de pau, Banda de pífano e personagens característicos do município de Canindé de São Francisco que enalteceram ainda mais a gincana cultural do campus.

DSC08368Após a divulgação do resultado, estudantes, servidores e o público em geral desfrutaram IMG-20130620-WA0003do autêntico forró pé-de-serra com o cantor e compositor Zé Nunes e um trio formado por músicos da região. Foi o momento de confraternização junina da instituição.